"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


segunda-feira, 30 de julho de 2007

Novos apelidos

A cada dia o prefeito Darci Lermen adiciona novos apelidos a sua extensa coleção. No blog do Willian Bayerl ele é chamado de "quase prefeito", porque é sabido que ele não gosta de governar e delega a função a auxiliares que quase sempre metem os pés pelas mãos e só fazem lambança (embora se saiba que se fosse ele o executor das tarefas as lambanças seriam iguais ou maiores). Pelo mesmo motivo e pela falta de atitude, neste blog e nas rodas políticas da cidade ele é conhecido por prefeito "caldo de peteca", agora na semana passada, o blog tomou conhecimento de um trocadilho feito por um popular, que o chama de "Dasede". Nem é preciso dizer o motivo.

sexta-feira, 27 de julho de 2007

PTC

Os empresários Antônio Sirkoski e Nazareno foram visitados pela diretoria do Partido Trabalhista Cristão (PTC) nesta semana. Como não poderia ser de outra forma, os dois foram convidados a ingressar nas fileiras do partido, que carrega um forte viés oposicionista.

De Sirkoski se sabe que ele teve sua obra embargada pela Secretaria Municipal do meio Ambienbte, no início do ano, sob alegação de danos ao meio ambiente na beira do Igarapé Ilha do Coco, também conhecido por "Sebosinho" . deve-se dizer, entretatno, que o empresário tinha uma licença da Sectam ( a prefeitura na época tinha se declarado incompetente para deliberar sobre o assunto. Sirkoski garantiu que está precessando o poder público e que os meses que seus equipamenhtos estão parados serão devidamente pagos, por determinação judicial. Sobre a questão, um importante advogado do município disse que a secretaria tinha poder de embargar a obra, mas não de lacrar os veículos, "isso só poderia ter acontecido por determinação da justiça", disse.

Já Nazareno, que nos primórdios foi um político de influência, chegando a ser candiato a vice na chapa do Dr.Bento Torres Pinto, tenta voltar a cena política. Não é fácil começar quase do zero.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Oposição desarticulada

Voltando ao tema oposição, esse assunto parece ser tabu em Parauapebas. Não se vê partido falando claramente qual seria sua linha de atuação na campanha ou num futuro projeto a ser apresentado à população.

O PSDB, que em tese deveria ser o partido que faria uma oposição mais ferrenha, em virtude de ter protagonizado, juntamente com o PT o duelo mais emblemático da campanha passada se mostra indeciso e até o seu vereador anda às mil maravilhas com o governo do PT; O PMDB que tem a liderança mais em alta (leia-se Bel Mesquita) é uma incognita monumental; com os seu líderes no governo, o PDT não pode nem pensar em se lançar numa aventura para o majoritário; o mesmo acontece com o PSB, que em nome de cargos no governo municipal pode barrar a candidatura do Walmir da Integral. O caso é tão sério que Walmir teme até a interferência do ex-senador Ademir Andrade, que ocupa cargos no governo Ana Júlia. Talvez o ideal seria a saída de Walmir do PSB. Isso pra não falar no PP, que pode parar nas mãos de um grupo ligado a Darci.

No meio dessa confusão toda, sobra o PTC

O discurso de oposição do PTC

Por ser um partido declaradamente de oposição, o Partido Trabalhista Cristão (PTC) tem atraído várias lideranças, alguns já assinaram ficha de filiação. A diretoria do partido tem mantido os novos nomes em sigilo, precavidos com a incidencia da mala preta, comum em campanha eleitoral.
Para o secretário do partido, o advogado Robson Cunha Nascimento, o PTC é o único partido que tem um discurso claro de oposição, o que não deixa de ser verdade.

PP - novo comando?

Ainda não foi apurada a veracidade da informação, mas os rumores são fortíssimos e como dizem os mais antigos, onde há fumaça há fogo. Segundo consta, o PP, que durante muitos anos esteve sob o comando do ex-vereador Milton Martins, sendo sucedido por Zacarias Assunção, pode ter ido parar nas mãos de um novo grupo formado após a saída de Marcelo Catalão da prefeitura.

A princípio o PP lançaria candidatos a vereador e a prefeito ( o nome para prefeito seria o do empresário Roque Dutra). Caso isso acontecesse imagina-se que seria um partido com perfil de oposição. Entretanto, é bom que se frise, nenhum partido (salvo o PTC) se declarou oposicionista. Ao que parece, quase todo mundo tem uma ponta de rabo devidamente preso ao poder público. Para dar validade ao argumento, nesse grupo têm empresários que se dizem independentes, mas estão com os dois pés (e o resto do corpo) no sistema governamental. Pode-se citar Daniel Lopes (Daniel da Paulistinha) e Roque da DM, que bem ou mal, têm negócios com a prefeitura.

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Traição anunciada?

Desde o início do ano o assunto tem sido ventilado nos meios políticos. O grupo composto por seis vereadores (Massud, Juca, Percilia, Creuza, Francis e Ávila) estaria a um passo de roer a corda. Explica-se: após a eleição de 2004, o grupo dos seis fechou a presidencia da Câmara para os quatro anos seguintes, ficando distribuídos da seguinte forma: Percília, Massud, Ávila e Francis, respectivamente. Até agora, com a eleição de Ávila para o terceiro período, tudo seguiu conforme o script, o problema reside no ano seguinte, quando assumiria a vereadora Francis.

Por ser um ano político, rumores estão vindo a tona, dando conta que o prefeito Darci Lermen estaria articulando para que o acordão fosse detonado. Informações extra oficiais sinalizam que a vereadora Percília estaria disposta a não votar em Francis, abrindo espaço para que um candidato vindo da base do prefeito ganhasse a eleição para a presidência da Cãmara que se realizará no final do ano. Outro que talvez votasse contra Francis seria o vereador Juca, mas por enqanto é apenas especulação.

Em conversa com o blog, a vereadora Francis disse não aceditar nessa suposta articulação. "Eu votei na Percília, no Massud e no Ávila, de modo que eu não acredito que isso aconteça". Caso se materialize os rumores, a vereadora vai tratar do assunto no âmbito do partido.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Briga de cachorro grande

Gente fina é outra coisa. Na noite de quarta-feira, 18, o ex-deputado Faisal Salmen se encontrou com o ex-secretário de Finanças da administração Bel Mesquita, Welney Lopes de Carvalho no restaurante Bebericar e o pau quebrou. Faisal foi pra cima de Welney e só não o chamou de santo. WLC, acomanhado de um séquito, no qual estavam incluídos Duda, Veneno e Elmir, ficou tranquilo, enquanto Faisal saiu para logo depois retornar, acomanhado de duas pessoas que o blog não conseguiu identificar e quase rolou tiro. A turma do deixa-disso teve um trabalho danado.

Mais tarde, WLC confirmou o ocorrido ao blog. Para quem não sabe, essa rixa vem de longa data, mais precisamente do primeiro mandato de Bel Mesquita. Faisal, que teve um papel fundamental na eleição de Bel se sentiu desprestigiado e culpa Welney por isso. Esse entrevero é apenas consequência disso tudo e é briga de cachorro grande.

quinta-feira, 19 de julho de 2007

A proposta do Walter Desidério

Walter Desidério Barreto, que muita gente acredita que tem um parafuso a menos mostrou que é muito equilibrado. No início da semana se declarou pretenso candidato a vereador, com a plataforma de apresentar projeto proibindo a remuneração do edil.

A proposta é polêmica (como, aliás, são as coisas do Walter) mas faz sentido. Caso houvesse essa prerrogativa, não haveria tanta gente se descabelando para se eleger. Walter sabe que há um longo caminho a percorrer, o principal é se eleger nas eleição do ano que vem. O PTC já lhe fez o convite para se filiar.

Nosso crime não compensa

As sentenças aplicadas pelo juiz federal, Carlos Henrique Haddad para os hackers, também chamados de “batatas”, que operavam de forma fraudulenta, realizando saques e transferências nas contas de clientes, de diversas instituições bancárias de longe parecem rigorosas demais. Penas de 10, 12, 15, até 21 anos de reclusão foram aplicadas a três por dois. Fica a idéia de que o rigor tem o propósito de desestimular a juventude futura, que porventura pense que o crime compensa. É natural, afinal, ninguém (nem mesmo os batatas) supunha que os delitos de 2002, 2003 e dos anos seguintes algum dia bateriam à porta, exigindo prestação de contas. Às sentenças ainda cabem recursos, o que equivale dizer que dificilmente alguém vá parar na cadeia nos próximos dias, mas tem-se a impressão que a justiça, ainda que tardia, está sendo feita.
Nesse caso, uma surpresa para alguns, mas não exatamente para os mais atentos. A presença na lista dos réus de personagens insuspeitos, que infelizmente ajudaram escrever uma página triste da cidade, revela duas coisas. Desde o início se sabia que muita gente cultivava o péssimo hábito de pagar suas duplicadas, via internet, utilizando os preciosos préstimos dos batatas. A segunda situação é a possibilidade de que outras figuras tenham conseguido passar impunemente pelo crivo da justiça. Que aprendam a lição e evitem incorrer no mesmo erro no futuro.
No frigir dos ovos, convenientemente para muitos, o grupo de jovens descolados, que se divertia em noitadas regadas a uísque, red bull e belas garotas pagou a conta. Na época, sob os olhares e aplausos da população, mais de duas dezenas de batatas foram levados para o presídio, para um confinamento de 81 dias, enquanto a polícia concluía o inquérito. Era a primeira operação da Polícia Federal (depois pintaram outras), mas ao que parece e para alívio de muita gente na cidade, não houve uma maré de “entregação”, daí a pouca quantidade de empresários condenados, o que não quer dizer que outras pessoas não fizeram uso do sistema viciado pilotado pelos piratas cibernáticos.
Hoje se sabe que o negócio (se é que se pode chamar isso de negócio) atravessa a chamada fase de vacas magras, não tem mais o glamour de outras tempos. Em outras palavras: é bananeira que já deu cacho. Ficou, porém, certeza que o crime definitivamente não compensa.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

O PDT cozinha o galo

No início do ano o empresário JB, da Foz Moto Peças externou sua pretensão de se candidatar a prefeito. Para quem não sabe, JB é irmão de Evaldo Benevides, secretário de Saúde e líder maior do PDT. O problema é que o dito PDT está entranhado no governo, onde é titular da pasta da Saúde (com o Evaldo) e outros postos chave do governo, como o DMTT e a setor de urbanismo e por causa disso, não demonstra a mínima vontade de se afastar do poder.

A pretensão de JB, que também é do partido bate de frente com a situação atual. Percebendo que o partido pretende cozinhar o galo até onde for possível, JB tem pressionado a direção do partido para que oficialize que ele, JB, é o pré-candidato do partido. Francisco Xavier Falcão, presidente do diretório municipal prometeu de divulgar um documento nesse sentido, mas até o momento não o fez.

Pelo o exposto, é pouco provável que Falcão faça isso, o que é ruim para o pretenso pré-candidato. JB corre o risco de ficar sem identidade, já que não tem como dizer que é um candidato de oposição se o seu partido está com os dois pés dentro do governo municipal. Caso a situação perdure indefinidamente, JB passa a ser carta fora do baralho.

Agosto vem aí

O blog pede desculpas aos leitores pela falta de atualização dos últimos dias. Compromissos profissionais nos deixaram sem tempo. Some-se a isso a paradeira geral na política local.

Pela nossa leitura, a partir de agosto a movimentação vai se intensificar. É como diz o outro: a partir de agosto é hora de quem tem garrafa vazia pra vender botar o bloco na rua. Vamos aguardar, portanto.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Suposição, por enquanto

Apesar da informação ter grandes chances de ser verdadeira, o leitor do blog deve acolhê-la com parcimônia. É que em razão do recesso parlamentar e do período de vacas magras de notícias, é comum surgirem balões de ensaio, na base do "se colar, colou". Por enquanto a informação de um novo grupo é suposição, até porque nenhum líder político gostaria de ser visto em companhia de determinadas pessoas, pelo menos por enquanto. Seria um atestado de óbito antecipado.

Novo grupo para 2008

A informação pipocou ontem, 03, no meio político. Marcelo Catação e outros demitidos da Prefeitura estariam formando um novo grupo para enfrentar Darci Lermen nas urnas, em 2008. Marcelo, inclusive, já estaria contactando empresários e líderes políticos, com boa aceitação popular para apresentarem uma chapa com candidatos a vereadores e a prefeito.

Uma dos nomes mais cotados seria o do empresário e presidente da Liga Esportiva de Parauapebas (LEP), Roque Dutra, o "Roque da DM". Por enquanto a informação é extra oficial.

Novo grupo para as eleições de 2008

A informação pipocou ontem, 03, no meio político. Marcelo Catalão e outros demitidos do governo estariam preparando uma ofensiva contra Darci Lermen, inclusive formando um grupão (mais um) para enfrentar as urnas de 2008.

Segundo a dita informação, que por enquanto é extra oficial, Marcelo estaria procurando empresários que tenham uma boa aceitação popular para virem para o projeto, que teria candidatos a prefeito e a vereadores.

Um dos nomes mais cotados para encabeçar a iniciativa seria o do empresário Roque Dutra, o "Roque da DM".

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Coisas amenas

Para não dizer que o blog não se ocupa com coisas mais amenas, vamos reproduzir uma canção do Chico, chamada “Tantas palavras”. Ela foi enviada por Tânia Pereira, que vez por outra nos dar o prazer de comparecer ao e-mail e escreve coisas especiais. Junto-me a ela, confirmando que é uma das coisas mais bonitas do Chico, presente no disco “Vai passar”. Para fazer justiça deve-se dizer ainda que a melodia é de Dominguinhos, enquanto a letra é do Chico. Nesta faixa, aliás, Dominguinhos dá uma canja que é um dos maiores shows de virtuose de acordeom que a MPB já viu.

Tantas palavras
Dominguinhos e Chico Buarque

Tantas palavras que eu conhecia
Só por ouvir falar, falar
Tantas pala........vras que ela gostava
E repetia, só por gostar
Não tinham tradução, mas combinavam bem
Toda sessão ela virava uma atriz
"Give me a kiss, darling", "Play it again"
Trocamos confissões, Sons no cinema
Dublando as paixões,
Movendo as bocas com palavras ocas ou fora de si;
Minha boca sem que eu compreendesseFalou “c'est fini”, “c'est fini”
Tantas palavras que eu conhecia
E já não falo mais, jamais
Quantas pala........vras que ela adorava
Saíram de cartaz
Nós aprendemos, palavras duras
Como dizer perdi, perdi
Palavras tontas, nossas palavras
Quem falou não está mais aqui.

Dois pontos de interrogação

Duas contas aritiméticas andam puxando pelos neurônios dos mototaxistas das sete entidades que os representam em Parauapebas. A primeira é a seguinte: os 583 cooperados que são obrigados a contribuir com R$ 180,00 por ano se perguntam onde vai parar a grana, que passa de R$ 100 mil. O outro ponto de interrogação é com relação ao valor, considerado absurdamente alto (no qual eu concordo em número gênero e grau). Em conversa com alguns mototaxistas, o blog ficou sabendo que o valor equivale ao que alguns ganham por mês, depois de decontados a manutenção do veículo e o combustível, é claro.

Feirinha do falecido shopping center da Cidade Nova

O pessoal das imediações do falecido Shopping Center da Cidade Nova, que a bem da verdade não passa de um amontoado de casebres de madeira na parte interior, não sabe mais a quem reclamar. Segundo dizem, a antiga feirinha, que foi implantada lá em caráter provisório, já está completando o décimo aniversário e o aspecto é cada dia pior. Ratos, baratas, ambiente fétido e insalubre e ninguém toma providência. Um absurdo que não se aceita mais.