"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


domingo, 26 de fevereiro de 2012

Fluzão derrota Vasco e ganha Taça Guanabara

Fred comemora o gol de pênalti

Lancenet - A espera foi grande. Há exatamente há 19 anos o Fluminense não levantava a Taça Guanabara. E com uma exibição de encher os olhos, o Tricolor das Laranjeiras venceu por 3 a 1 o Vasco na final do primeiro turno, na tarde deste domingo, no Engenhão, e voltou a erguer o troféu.

O jogo foi um espetáculo digno das grandes finais de clubes do Rio. Os três gols do Flu, marcados por Fred (2) e Deco davam a impressão de que o jogo estava liquidado, mas o Cruz-Maltino não se deu por vencido e após o gol de Eduardo Costa, o time teve oportunidades de até mesmo empatar, já no fim. No entanto, não conseguiu.

MUITA EMOÇÃO E DOIS GOLS DO FLU

As duas torcidas fizeram muita festa na entrada dos times no gramado do Engenhão. Desde 2005 Vasco e Fluminense não chegavam à decisão de um turno. Há 18 anos os dois clubes não decidiam uma final de Taça Guanabara. Na entrada de campo, o goleiro Fernando Prass entrou com o menino Hugo, de sete anos, vascaíno deficiente visual.

E os dois times proporcionaram um bonito espetáculo, digno das grandes finais da Taça Guanabara. Deco e Thiago Neves de um lado, Juninho e Diego Souza do outro. Mas foram os jovens Wellington Nem, do Fluminense, e Willlian Barbio, do Vasco, que protagonizaram os lances mais perigosos do primeiro tempo. Os dois infernizaram as defesas pelos lados do campo.

A maior parte do primeiro tempo foi equilibrada, com os dois times atacando a todo momento. O primeiro gol do Fluminense, por exemplo, resume bem a etapa inicial. Logo após Diego Souza chutar forte na trave, o Tricolor das Laranjeiras respondeu à altura. Wellington Nem recebeu dentro da área e foi derrubado por Fagner, aos 35 minutos. Pênalti que Fred cobrou com categoria sem chances para Fernando Prass: 1 a 0. A comemoração teve direito a dancinha.

Antes, porém, o jogo foi recheado de lances perigosos. Logo no primeiro minuto de jogo, Nem driblou Dedé e chutou cruzado de forma errada. Foi a senha para inflamar a torcida do Fluminense. A resposta demorou, mas quase que o Vasco abriu o placar com Nilton. Juninho cobrou a falta da esquerda e o volante subiu mais do que os zagueiros do Fluminense para cabecear próximo ao gol de Diego Cavalieri.

O Flu passou a tocar melhor a bola e aproveitou a falha de marcação do Vasco. Thiago Neves chutou com efeito obrigando Fernando Prass a executar defesa difícil, aos 14 minutos. Três minutos depois, Welllington Nem recebeu livre na área, mas foi interceptado por Fagner. A bola sobrou para Fred, que acabou isolando a bola.

Quando o Fluminense passou a dominar o jogo, principalmente com jogadas realizadas pela esquerda, com Deco e Nem, o Mago acertou um belo chute para marcar o seguindo. Ele fingiu que ia cruzar e chutou diretamente para deixar o seu. Um belo gol de uma distância considerável, aos 41 minutos. O Vasco tentou agredir o adversário no fim para diminuir, mas não houve tempo.

FRED GARANTE A TAÇA

"Para pra ver, que começou o show do meu Tricolor". A música cantada pela torcida tricolor após o primeiro gol do Fluminense retrata bem o que foi o segundo tempo. O Tricolor das Laranjeiras continuou com muitos espaços. Deco e Thiago Neves fizeram a diferença em enfiadas de bola com rara técnica.

No lance do terceiro gol, Thiago Neves lançou entre os zagueiros e Fred chutou de primeira para praticamente definir a decisão da Taça Guanabara: 3 a 0, aos 11 minutos. Seis minutos depois, Deco enfiou uma bola de três dedos para Wellington Nem. O jovem atacante percorreu sozinho a intermediária à área, mas acabou dando um toque a mais e permitiu que os zagueiros do Vasco se recuperassem.

O Vasco abusou dos chutões e a boa marcação tricolor dificultava a equipe de Cristóvão Borges. Juninho fez jogada individual e chutou forte para a boa defesa de Diego Cavalieri, aos 19 minutos. Dedé passou a jogar como centroavante, de forma desesperada para tentar diminuir o placar, mas só conseguiu uma cabeçada perigosa.

Eduardo Costa, Felipe e Kim entraram, mas não mudaram o panorama da partida. O Fluminense continuou tomando conta do jogo. O Tricolor teve a chance de fazer o quarto em jogada individual de Thiago Neves. Ele entrou na área e rolou de forma errada para Fred, que estava livre para fazer o gol. O Tricolor passou a cadenciar o jogo e começou a dar campo para o Vasco.

Aos 38 minutos, Fagner foi à linha de fundo e cruzou para Eduardo Costa fazer o primeiro do Vasco. Logo em seguida, Dedé quase fez o segundo em uma cabeçada perigosa. A partir do lance, o Vasco se animou e passou a acreditar que poderia virar. A pressão passou a ser do Cruz-Maltino. De fora da área, Kim chutou a bola rente à trave. O fim do jogo foi recheado de emoção e com muitos lances perigosos da parte do Vasco. Mesmo assim, o Tricolor acabou faturando o título após 19 anos.

Charge

Inverno castiga Rua Vinícius de Moraes

Rua está com o trafego de veículos interrompido
Essa parte é só lama e buracos
Mais uma panorãmica do estado da rua

A rua Vinicius de Moraes, que corta os bairros Liberdade I e II é uma via pública que tem suas particularidades. Juntamente com a Santa Catarina é uma das mais longas e por isso mesmo um dos principais acessos para se chegar ao Liberdade II.

Curiosamente, no trecho em que corta o Liberdade I a rua está razoavelmente urbanizada, com o asfalto em bom estado. O problema acontece exatamente quando o logradouro adentra o bairro vizinho. Em toda extensão, a rua está com o tráfego comprometido. Como não possui asfalto, o forte inverno castigou o logradouro e a erosão ocasionou a formação de enormes crateras, que acumulam lama e que funcionam como armadilhas para o pedestre, ciclistas e motociclistas que ousam enfrentar os buracos e caem na lama. A falta de drenagem contribui para o agravamento da situação.

Para os moradores, a situação se agrava sempre que o inverno chega, “ todo ano é a mesma coisa e os moradores têm muita dificuldade de trafegar, muitas vezes é preciso meter o pé na lama”, diz a dona-de casa, Verônica de Jesus, que mora na rua Pedro Miranda. Segundo ela, as outras vias do bairro estão em situação semelhante.

Há cerca de três meses a prefeitura começou a fazer serviços de drenagem no bairro, porém, até o momento ruas importantes como Santa Catarina, Vinicius de Moraes, Lima Sobrinho e Macapá exibem problemas estruturais. Na Vinicius de Moraes, por exemplo, uma grande quantidade de manilhas de concreto está depositada no início da rua, revelando que os serviços de drenagem estão na pauta da secretaria de Obras, mas, até o momento a situação permanece inalterada. “Será que vai acaba o inverno e elas vão permanecer aí?”, pergunta um morador.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Sindma e Pinto



Felizes, depois da conquista do carnaval, Sindma Pinto e Raimundo Pinto agradeceram o apoio do bairro Primavera. Segundo eles, o apoio da comunidade tem sido fundamental para as conquistas da Mocidade Independente do Primavera.

Retiros espirituais


Na contramão da folia generalizada do carnaval, várias igrejas evangélicas do município aproveitaram o período profano para promover os tradicionais retiros espirituais, nos quais os fieis aproveitam a calma e o contato com a natureza para ter momentos de comunhão com Deus, por meio de mensagens espirituais, cânticos e oração.

O que um monte de barro não faz....

Não sabia que um monte de tijolos, outro de brita e mais um outro de areia daria tanto arranca-rabo. Se soubesse não teria tido a infeliz ideia de coloca-los na calçada em frente da minha casa, mas, pensando bem, se não tivesse os colocado ali, naquele lugar, colocaria aonde? Na cabeça? Não tinha jeito, teria que colocar lá mesmo, mas, que foi um quiproquó, foi.

Guardadas as devidas e compreensíveis proporções e c om o perdão dos exageros, o tal monte de barro mobilizou a cidade e só faltou a chegada do Corpo de Bombeiros e da reportagem do Jornal Nacional. Na verdade, tudo começou com um monte de barro para aterro colocado de forma atabalhoada por um motorista de caçamba, que fez a lambança e se mandou. Para desconto de pecados, naquele dia, os trabalhadores da construção resolveram tirar folga. Veja você, aquele monte de barro, em plena rua B aporrinhando a vida de condutores de veículos, que só pra contrariar, acharam de passar todo mundo por lá, com o se a cidade só tivesse aquela via pública.


Primeiro passou um blogueiro ameaçando tirar fotos e colocar no blog, depois um vereador, com cara de poucos amigos, como se ele nunca tivesse enchido a rua de entulho. Até um vendedor de picolé resolveu aparecer para protestar, Para resumir, o dia finalizou com a presença de dois fiscais do Urbanismo, que lavraram uma notificação,


Pois é, alguns dias depois, lá estava eu assinando um Termo de Ajuste de Conduta, me comprometendo a tirar o material de lá em 45 dias. De cara eu sabia que só teria como resolver a situação quando a laje estivesse pronta, porque o material teria que ir para dentro, de modo que o prazo com certeza iria para o espaço. Devo dizer que naquele dia eu estava assinando até sentença de morte (desde que a execução fosse mais pra frente).


O caso teve seu desmembramento na semana passada, com um telefonema irritado da chefe da fiscalização do Urbanismo. Segundo ela, todos os prazos haviam sido extrapolados e o material teria que sair de lá de qualquer maneira e mais ainda, o Ministério Público estava notificando a prefeitura por causa dos ditos montes de areia, tijolos e brita.


Fiquei bestificado. Estivera errado o tempo todo, ou seja, sou um réu confesso e devo ter pisado em uns dois artigos do Código de Posturas, entretanto, a meu favor tinha o fato de que não cometera crime nenhum (no máximo uma infração e olhe lá). Não quero aqui alegar que a cidade inteira está cheia de entulhos decorrentes de construções, ou que em frente a secretaria de Saúde há um monte de terra há pelo menos 20 dias, atrapalhando a passagem de pedestres. Se fizesse isso seria tentar esconder o meu problema, trazendo a luz os problemas alheios, mas cá pra nós, um tostãozinho de bom senso pega bem em qualquer lugar.


Ainda que o Ministério Público seja o fiscal da lei, por conseguinte do Código de Postura, achei a coisa muito desproporcional, até porque o Ministério Público tem muito o que fiscalizar na nossa cidade, não é mesmo?

A preocupação do Urbanismo chegou em boa hora, mas a situação já estava sendo resolvida. De qualquer modo, não lamento o acontecido, afinal, rendeu uma boa crônica.


(artigo publicado no jornal HOJE - Coluna do Marcel)

HOJE - 489


Toda cobertura do carnaval 2012 e as principais notícias de Cidade e Polícia.
HOJE 389 já nas bancas.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

De novo! - Primavera leva carnaval pela nona vez

Com 87 pontos a escola de Samba Mocidade Indpeddente do Primavera conquistou o carnaval de Parauapebas pela nova vez. A apuração teve início às 18 horas d e hoje (22), na Praça de Eventos.

Com 83 pontos, a Império do Sol Nascente ficou com o segundo lugar, seguido da Estação Eles e Elas e do Acadêmicos do Liberdade.

Por ter atrasado mais de uma hora, a escola do bairro Liberdade foi desclassificada e deve participar do segundo grupo no carnaval do ano que vem.

Dueto

Chico Buarque

Consta nos astros, nos signos, nos búzios
Eu li num anúncio, eu vi no espelho, tá lá no evangelho, garantem os orixás
Serás o meu amor, serás a minha paz

Consta nos autos, nas bulas, nos dogmas
Eu fiz uma tese, eu li num tratado, está computado nos dados oficiais
Serás o meu amor, serás a minha paz

Mas se a ciência provar o contrário, e se o calendário nos contrariar
Mas se o destino insistir em nos separar
Danem-se os astros, os autos, os signos, os dogmas
Os búzios, as bulas, anúncios, tratados, ciganas, projetos
Profetas, sinopses, espelhos, conselhos
Se dane o evangelho e todos os orixás
Serás o meu amor, serás a minha paz

Consta na pauta, no Karma, na carne, passou na novela
Está no seguro, pixaram no muro, mandei fazer um cartaz
Serás o meu amor, serás a minha paz

Mas se a ciência provar o contrário, e se o calendário nos contrariar
Mas se o destino insistir em nos separar
Danem-se os astros, os autos, os signos, os dogmas
Os búzios, as bulas, anúncios, tratados, ciganas, projetos
Profetas, sinopses, espelhos, conselhos
Se dane o evangelho e todos os orixás
Serás o meu amor, serás amor a minha paz

Consta nos mapas, nos lábios, nos lápis
Consta nos Ovnis, no Pravda, na vodca

Consta nos astros, nos signos, nos búzios
Eu li num anúncio, eu vi no espelho, tá lá no evangelho, garantem os orixás
Serás o meu amor, serás a minha paz

Consta nos autos, nas bulas, nos dogmas
Eu fiz uma tese, eu li num tratado, está computado nos dados oficiais
Serás o meu amor, serás a minha paz

Mas se a ciência provar o contrário, e se o calendário nos contrariar
Mas se o destino insistir em nos separar
Danem-se os astros, os autos, os signos, os dogmas
Os búzios, as bulas, anúncios, tratados, ciganas, projetos
Profetas, sinopses, espelhos, conselhos
Se dane o evangelho e todos os orixás
Serás o meu amor, serás a minha paz

Consta na pauta, no Karma, na carne, passou na novela
Está no seguro, pixaram no muro, mandei fazer um cartaz
Serás o meu amor, serás a minha paz

Mas se a ciência provar o contrário, e se o calendário nos contrariar
Mas se o destino insistir em nos separar
Danem-se os astros, os autos, os signos, os dogmas
Os búzios, as bulas, anúncios, tratados, ciganas, projetos
Profetas, sinopses, espelhos, conselhos
Se dane o evangelho e todos os orixás
Serás o meu amor, serás amor a minha paz

Consta nos mapas, nos lábios, nos lápis
Consta nos Ovnis, no Pravda, na vodca

Charge

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Rayane Pontes


A moça bonita da foto é Rayane Pontes, cinegrafista da Rede TV e destaque da escola de Samba Sol Nascente.

Como sempre ela deu um show. Parabéns.

100 mil acessos

Nesse exato momento, o blog chega a casa dos 100 mil acessos. Apesar de está no ar desde 2008, só no final de 2010, ou seja, há um ano e cinco meses colocamos o contador de acessos.

O blog agradece aos leitores que o honram com suas visitas diárias.

A esses, o blog externa o seu melhor muito obrigado.

Desfile de blocos

Hoje (21) tem o desfile dos blocos. Vamos torcer que o nível esteja melhor. O de sábado foi um horror.

Saudades do Lobo


Lobo está está tirando férias prolongadas e a gente está morrendo de saudade.

Comentário recusado

Um outro comentário em forma de versos de hip-hop não pôde ser publicado em razão da quantidade de palavrões. Caso o autor (muito talentoso, por sinal) queira "enxugar" os termos, favor reenviar que será publicado.

Comentário pertinente

Comentário anônimo pertinente que está sendo transformado em postagem. Como o tema é muito intrigante convém debruçarmos um pouco sobre a sua seriedade.

"Srs. Venho reclamar em nome da comunidade; famílias abrigadas no galpão usimig. A nossa indignação é em função da indiferença e descaso que estamos sofrendo há mais um ano de espera. Isto é o que eu entendo como uma verdadeira afronta aos direitos humanos. A constituição federal nos confere o direito à moradia digna, porém o poder público que poderiam agir como agente facilitador é na verdade um principal entrave que tem eternizando propositadamente o sofrimento das nossas famílias. Srs. se a área- loteamento já foi viabilizada por que não agilizar a ocupação legal da área? Por que tanta morosidade se o governo já liberou verbas e como já é notório que só falta à prefeitura cumprir o seu papel agilizando a liberação ordenada dessa área? As casas também já estão prontas, porem segundo previsões estão esperando chegar mais próximo da política para os surpermens aparecerem e salvar a pátria. Sr. Marciel, sou um dos abrigados. Conheço a legislação ambiental, conheço um pouco dos direitos humano e direito internacional de habitação. Espero contar com seu apoio para divulgação desse comunicado para que através do exercício da nossa democracia possamos alcançar o direito a uma moradia digna. É inconcebível em um país continental, numa cidade que deveria ser modelo famílias vivendo em submoradias em condições tão precárias como a que estamos vivendo agora. A água que bebemos não atende os padrões de portabilidade do ministério da saúde, há acúmulo de resíduos de diversas classes por toda a área e os resíduos acumulados não estão sendo coletados regularmente; também há acúmulo de água por vários locais expondo as dezenas de crianças e mesmo os adultos a diversos tipos de vetores de doenças como: dengue, leptospirose, barriga d’água e outras. Não há serviço de manutenção nos banheiros os quais alguns já estão impróprios para o uso. Neste período de chuvas temos que acordar com as crianças molhadas e os pequenos quartos com paredes improvisada de lona alagando, pois o telhado está em péssimas condições.

Recentemente mais uma vez fomos enganados, é o famoso” banho Maria” fomos comunicados no inicio do mês que os lotes e casa seriam entregues agora no dia 17-02-2012 porém nos informaram que por força maior o sorteio foi adiado para o dia 25 desse mês ontem a tarde em 19-02-2012 fizemos um acordo coletivo para ocupação total da área nos próximos dias, pois caso não agirmos logo vão continuar prorrogando até quando eles quiserem ou até quando quisermos. Estamos unidos já que temos direito, vamos lutar. Se tivermos que ocupar a área vamos! Se for para ir manifestar no DF vamos! Se for para pedir ajuda internacional vamos! Também".

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Um grande mictório

É impressionante o que acontece na Cidade Nova em dias de festa. O bairro vira uma imensa latrina. Antigamente o cantinho do Banco do Brasil servia para alivio dos marmanjos e até das mulheres. Hoje em dia, em cada esquina é um mictório. No dito canto do Banco do Braail, atrás do CDC., na praça Chico Mendes etc, etc, etc.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Rafael Ribeiro ganha de novo

Foi barba cabelo e bigode. O líder estudantil Rafael Ribeiro foi reeleito presidente do Grêmio Estudantil da escola Irmã Dulce, com uma maioria consagradora. A eleição aocnte ce na sexta-feira, 17.

O resultado final apresentou Rafael Ribeiro com 570 votos, contra 130 votos do seu opositor André Roger. A vitória de Rafael foi a vitória do trabalho já reconhecdo pelos estudantes. Já a chapa 02 de André, apoiada por Guto, Rebeca e outros líderes do PT foi acachapante.

Resenha política

Depois de dois meses, na última terça-feira, 15, a Câmara realizou a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos de 2012. Por ser uma sessão solene não houve deliberação de matéria. ### Ausentes apenas os vereadores Odilon Rocha de Sanção, Faisal Salmen e Percília Martins, os demais vereadores estiveram presentes e justamente num um dia de muita tristeza, com o velório da estudante Thais Feitosa, barbaramente assassinada. ### Praticamente todos os vereadores que utilizaram a tribuna externaram suas condolências à família enlutada. ### Os vereadores só voltarão a se reunir no próximo dia 28. O hiato nas atividades parlamentares se deve ao período de carnaval. ### Na festa do PT, em comemoração aos 32 anos do partido, uma constatação preocupante. Os partidários de Milton Zimmer e da tendência Articulação de Esquerda evitaram entrar no oba-oba. ### Em outras palavras, no rega-bofe do partido praticamente só apareceram os “coutinistas”. “Miltistas” não deram o ar da graça, o que deixou muita gente preocupada. Será que teremos uma racha? ### Se depender da tradição do partido não haverá. O histórico do PT e de se rasgar durante os quatro anos para se unirem na campanha eleitoral. ### No último encontro do PMDB, houve um ensaio de uma possível candidatura de Bel Mesquita a prefeita. Segundo uma pessoa ligada a ex-deputada, a partir de abril Bel estará em Parauapebas para começar os contatos, visando uma candidatura. ### Teve gente que garantiu que o ambiente era parecidíssimo com o de 2008. Só não se sabe se o resultado será o mesmo. ### De qualquer maneira a pretensão de Bel Mesquita bate de frente com o sonho do vereador Odilon que há algum tempo se movimenta com uma pré-candidatura embrionária. ### O ex-vereador Agnaldo Ávila e Magleano Baese estiveram em São Paulo no último dia 06. As duas lideranças do Democratas participaram de um seminários do partido voltado para pré-candidatos a prefeito em cidades acima de 50 mil habitantes. ### Chico das Cortinas está exultante. Ele apareceu muito bem na última pesquisa encomendada pelo PT. ### Isso quer dizer que a maratona do ex-prefeito em visitar os bairros e mostrar o que realizou quando foi prefeito está dando resultado. Que sirva de exemplo para quem quer ser prefeito e não tira a bunda da cadeira.

Valmir Pereira, gerente do Ciretran de Parauapebas


Valmir Pereira, que recentemente havia assumindo a diretoria regional do Detran acaba de ser nomeado gerente do Ciretran de Parauapebas. É que o governador Simão Jatene extinguiu a gerências regionais. Hoje em dia cada município tem ou terá a sua própria gerencia.

Essa alma quer reza


O prefeito Darci Lermen não dá prego sem esdtopa. De uns tempos para cá anda muito afeito a gentilezas que absolutamente não eram do seu metiê. No mês passado ele mandou colocar um outdoor, felicitando o pastor Fenelon Sobrinho pela passagem do seu aniversário. Veja você, logo Fenelon, antigo desafeto e que durante muito tempo tiveram vários arranca-rabos.

Já na semana passada, outro pastor foi alvo da súbita gentiliza do gestor. Como diziam os mais antigos, essa alma quer reza, ou melhor essa alma desassossegadas quer apoio.

Um assassino à solta


Apesar de não ser prudente disseminar o pânico, ou criar um ambiente de terror, não se pode esquecer que alguém que praticou uma crime bárbaro está à solta. Não se pode esquecer também que em janeiro uma jovem de 28 anos, Josiane Alves também desapareceu e ainda não foi encontrada. É isso.

Boatos, apenas boatos


A situação é séria. Depois da morte da adolescente Thais Feitosa, assassinada barbaramente, depois de ter sido sequestrada, os boatos estão deixando a cidade em polvoraosa. Ontem (15) a cidade tinha sido sacudida pela informação de que uma jovem de prenome Lauriane havia desaparecido, depois de ter participado da manifestação na Praça de Eventos.

A família mobilizou os amigos, a rádio e redes sociais que deram a informação e a cidade entrou em pânico. Na manhã do dia seguinte, porém, uma nova informação dava conta que Lauriane estava bem e que apenas estivera na casa de uma amiga.


Ainda bem.

As pesquisas

Uma pesquisa de intenção de voto, feita para consumo interno e encomendada pelo PT acabou vazando. Evidentemente, que pesquisas não registradas na Justiça Eleitoral não podem ser divulgadas, mas, com sempre acontece no mundo da política, essas coisas acabam vazando, entretanto, devem ser vistas com uma certa reserva, já que nessa altura do campeonato, na porta de entrada de uma campanha eleitoral, a primeira coisa que desaparece é a verdade. Ninguém vai querer entregar a rapadura para o adversário.

Isso quer dizer que boa parte dessas pesquisas é feita pra vazar, e, não só vazar, como também para espalhar informações que sejam convenientes para quem de direito.
É conveniente acreditar nos números expostos? A vantagem que a pesquisa dá a Valmir da Integral seria assim tão expressiva, ou na verdade esconderia números ainda maiores? Chico das Cortinas teria aquele percentual? Bel Mesquita teria ainda o capital eleitoral constante no levantamento? Não se pode esquecer que há menos de dois anos, nas eleições proporcionais, ela não passou de nove mil votos. Coutinho teria um leque de votos superior a Milton Zimmer? Essas informações estão lá.

Partindo desse importante pressuposto, uma certeza: apesar dos números, a eleição para prefeito está em aberto, primeiro porque ainda falta muito tempo e em política o que é hoje pode não ser amanhã, segundo porque o que existe hoje em dia é uma simples intenção de votos, que pode migrar para outro lado com facilidade, caso o eleitor (cada vez mais ressabiado) perceba que o candidato não reúne condições de receber seu voto, ou por outros motivos, como sentimento de gratidão por algum favor, pedido de amigo ou até mesmo a compra de votos pura e simples.

Ainda que não sejam determinantes para se ganhar uma eleição, as pesquisas são importantes porque revelam sinalizações quase imperceptíveis, que os mais espertos tratam de processar. O momento é de corrigir eventuais equívocos e fortalecer as tacadas certas. Quando se tem pesquisas qualitativas é possível detectar as localidades onde há um potencial de crescimento, as carências e demandas e até o discurso a ser usado.

A história da politica de Parauapebas revela algumas eleições muito parelhas, como as duas primeiras, nas quais ninguém se arriscava a apontar um vencedor e também eleições consideradas barbadas, pule de dez ou favas contadas. As últimas, por exemplo, os favoritos confirmaram a vantagem nas pesquisas e nadaram de braçada.

Mas, entre tantas particularidades há um dado estatístico: nunca na história do município, quem esteve na frente em fevereiro perdeu as eleições, mas, sempre há uma primeira vez.


(artigo publicvado no jornal HOJE - Colna do Marcel)

HOJE - 488


Jornal HOJE já nas bancas com a cobertura do caso Thais e outros assuntos da semana.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Manifestação na portaria

Ficou para hoje uma manifestação sobre pessoas desaparecidas. O objetivo era ocupar a portaria da Vale na madrugada, mas a forte chuva atrapalhou. Estamos tentando novas informações.

Charge

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Desaparecida

Notícia recém-chegada ao blog dá conta que uma aluna até o momento não identificada, estudante da escola Cecília Meireles estaria desaparecida desde o dia de ontem.

Esta seria a segunda jovem a desaparecer nos últimos dias.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Resenha política

Faisal Salmen (PSDB) mostra que está muito bem na foto. Numa pesquisa para consumo interno, encomendada pelo PT, o vereador aparece com quase dois dígitos, bem a frente dos demais. Na pesquisa espontânea, a diferença aumenta muito e o vereador do PSDB tem quase o dobro do segundo colocado. ### Informações advindas de Canaã dos Carajás dão conta que o prefeito Anuar Alves acaba de ser afastado.A acusação é a de sempre: irregularidades administrativas. ### Quem passou a informação foi uma liderança de Canaã, o Júnior Carajás, aliás, por falar em Júnior, a ação contra o prefeito que resultou no seu afastamento, foi movida por ele. ### Deu no Blog do Carajás. ‘‘Quem está ressurgindo na cena política é o Chico das Cortinas, pesquisa governista coloca o ex-prefeito de Parauapebas muito bem na foto. O homem está na frente dos petistas, encontra-se em terceiro lugar e nenhuma rejeição! Olha, lá! O homem é de fé! É sério, humilde, não tem a arrogância nem a malinagem do Darci, portanto, quem sonha que "loirin" imita o Chico das Cortinas, engana-se, Chico sempre foi um homem trabalhador. Já uns e outros...’’### Josemir Santos está rindo a toa. É que nos primeiros levantamentos, o pré-candidato a vereador do PP aparece muito bem e pode surpreender, levando uma cadeira no Legislativo de Parauapebas. Os que conhecem o moço dizem que ele tem hoje um grande leque de apoio na Igreja Adventista do 7º Dia. ### Por essa ninguém esperava, o governo Darci Lermen acaba de vetar 13 emendas dos parlamentares ao Orçamento. Talvez Darci tenha querido homenagear o 13 do PT e rifou 13 emendas. ### Até aí tudo bem, mas o prefeito detonou inclusive os R$ 12 milhões destinados ao ensino superior e um monte de benefícios para as ONGS de Parauapebas . ### Pelo jeito o município anda com o pires na mão e precisa economizar. ### Há quem diga que essa tem a estratégia ‘‘brilhante’’ de limar a candidatura do secretário de Obras, José Coutinho . ### No Blog do Zedudu: ‘‘Moradores do bairro Betânia, em Parauapebas, reclamam incessantemente da falta de água nas torneiras daquela região. Segundo informado, a situação perdura há mais de 15 dias. ### Procurada, a SAAEP, através da coordenadora Cibele Amorim, disse que não houve interrupções por 15 dias e que o abastecimento naquele setor sempre foi problemático.

Noite da PR


Com a aproximação do pagamento do dinheiro da Participação dos Lucros e Resultados (PR) dos trabalhadores da Vale o comércio está lambendo os beiços com a possibilidade de faturar algum. Dizem que em algumas casas noturnas vai ter até a Noite da PR. Em outras palavras: não vai ter mulher pobre nos próximos dias.

Expressão cachorra


‘‘Bom dia a todos e a todas’’. Expressão mais cachorra do que essa é difícil, mas mesmo assim, uma galera do PT, no afã de querer agradar as mulheres insiste em falar. Ora, alguém tem que falar pra eles que o nosso bom e velho português contempla os dois gêneros. Basta falar um simples ‘‘Bom dia a todos’’ e o problema estaria resolvido, mas, para que facilitar se o negócio é complicar?.

Ato criativo


A criatividade popular é algo impressionante . Depois de malhar em ferro frio durante anos, reivindicando uma canal para o igarapé que corta as áreas do mercado, chegando a tocar fogo em pneus em frente da Câmara, José Ribamar Feitosa resolveu mudar a tática.

No domingo passado ele fez um churrasco e convidou muita gente para comemorar a obra que não deu certo. A tal obra é o manilhamento que foi feito e que pelo jeito não resolveu o problema, já que na última chuva o local alagou novamente.

Posse da Aicop


No próximo dia 11, a Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop) estará dando posse a sua nova diretoria que irá gerir os destinos da entidade nos próximos dois anos. Depois de dois mandatos, o jornalista Waldyr Silva passa o bastão para o comunicador Laércio de Castro.

No evento, que será realizado no CDC, haverá uma baile para os convidados e para o segmento da comunicação de Parauapebas.

Vitória significativa

Há cerca de dois anos, quando o HOJE, tecnicamente quebrado saiu da rua 2 e se instalou em um galpão na rua B, muita gente esperou o anúncio da missa do sétimo dia do jornal (a bem da verdade, por muito pouco isso não aconteceu).

Hoje, depois de passada aquela tormenta (ainda que outras já se colocaram no caminho), dá pra dizer que o HOJE é um sobrevivente, vergou, mas não caiu, trincou, mas não quebrou.

Na semana passada, depois de quatro meses, o jornal voltou a ser impresso na sua gráfica, o que é uma vitória estupenda. Depois disso, muito lentamente o jornal se reergueu. Em 2010 o projeto da construção teve início e o material começou a ser encostado. No ano seguinte o velho galpão foi derribado para dar lugar às fundações. Devagar, as paredes foram erguidas, até a colocação da primeira laje.

Como deveria ser, foi uma verdadeira epopeia e foi avançando conforme a disponibilidade de recursos de um jornal que se propõe a manter uma certa independência.

Para o HOJE foi como se uma nova fase se iniciasse. Desde a colocação de energia, a fase de testes e lubrificação do maquinário, por fim a primeira cor sendo impressa no papel jornal e a edição 486, com algo em torno de 80% de qualidade, foi às ruas.

Correndo na contramão do bom senso e do costume local, em 1986 o HOJE se atreveu a implantar um projeto revolucionário de fazer jornalismo sem atrelamentos com o Poder Público. Por conta da ousadia, o jornal pagou um alto preço, foi perseguido, processado várias vezes e foi obrigado pelas circunstâncias a circular apenas uma vez por semana (ainda assim, nos últimos meses de forma irregular).

Mesmo com tantos percalços, o periódico não desanimou, talvez porque soubesse da imensa responsabilidade que carrega nas costas, que é de ser o principal porta-voz das inquietações populares. Na verdade, o que o jornal perdeu em dinheiro ganhou em credibilidade.

Com as novas instalações, o HOJE dá mais um passo em direção à sua independência. Por enquanto continuará sendo um jornal semanal, mas não abre mão do projeto de voltar a circular duas vezes por semana.

O jornal acredita numa cidade mais justa, na qual os governantes estejam à altura da sua vocação de grandeza. Como é natural num país onde se respira capitalismo, o jornal tem que sobreviver no mercado, mas, sabe que a continuidade não pode ser a qualquer custo. Por isso a comemoração por pequenas coisas, que aos olhos de muitos não são quase nada, mas que são extremamente importantes para o jornal, uma vez que foram conquistadas de forma limpa.

Artigo publicado no Jornal HOJE - Coluna do Marcel

HOJE - 487


Capa do jornal HOJE que já está nas bancas e nas residências dos assinantes. Destaque para prévias do PT, inauguração da sala de imprensa, carnaval etc.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Prefeito de Canaã afastado de novo


Informações advindas de Canaã dos Carajás dão conta que o prefeito Anuar Alves acaba de ser afastado.

A acusação é a de sempre: irregularidades administrativas.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Convite

A Prefeitura Municipal de Parauapebas, através da Secretaria Municipal da Mulher convida todas as mulheres de Parauapebas para uma reunião dia 09/02/12 às 14h no CEUP, para tratar do 22º Encontro da Mulher, onde será definido, dentre outras questões, a escolha das líderes de equipe da tradicional gincana.

Sua presença é muito importante.
Prefeitura Municipal de Parauapebas

sábado, 4 de fevereiro de 2012

PT se prepara para o segundo turno das prévias

Coutinho e Milton Zimmer disputam a preferência dos filiados

Depois do resultado das previas do último dia 22, que apontou um segundo turno entre o secretário de Obras, José das Dores Couto, o “Coutinho” e o deputado estadual, Milton Zimmer, o Partido dos Trabalhadores, se prepara para a grande decisão de domingo.

No dia 22, 474 filiados compareceram à sede do partido para exercer o voto. A sede, localizada bairro no Rio Verde recebeu um grande número de filiados e militantes, numa bonita festa democrática. Cinco pré-candidatos a prefeito concorriam a atenção dos filiados. O vereador Eusébio Rodrigues; o secretário de Habitação, Antônio Neto; o secretário de Obras, José das Dores Couto, o “Coutinho”; o deputado estadual Milton Zimmer e o secretário adjunto de Planejamento, Leonidas Mendes, o “professor Leo Mendes”.

Ainda que a possibilidade de um segundo turno não fosse descartada por nenhum candidato, os partidários de Coutinho trabalhavam com a possibilidade de liquidar a fatura no primeiro turno evitando o desgaste de uma nova eleição.

No final do dia o resultado apontou 210 votos para Coutinho, 122 Milton Zimmer, 94 Leo Mendes, 14 Antônio Neto e 12 votos para Eusébio Rodrigues.

Já com o resultado definido, os dois vencedores das prévias afirmaram que iria conversar com os candidatos que não conseguiram chegar ao segundo turno, em busca de apoio. Com a votação considerada excelente, Leo Mendes foi o mais assediado no decorrer da semana.

No sábado, 28, no evento de aniversário do vereador Israel Barros, o “Miquinha”, na Palmares Sul, o que ficava evidente era que Milton Zimmer tinha tido uma melhor articulação. Segundo informações, Antônio Neto e Eusébio Rodrigues já teriam declarado apoio a Zimmer. Apesar de não ser oficial, o comentário geral era de que Leo Mendes estaria próximo de um acordo.

A onda de apoio continuou na terça-feira (31). Um encontro concorrido na Câmara de vereadores que contou com a presença dos deputados Beto Faro, Bernadete Ten Caten, dos vereadores Eusébio Rodrigues, Zé Alves, Miquinha, da vereadora Toinha, de Marabá, do próprio Milton e de um grande número de lideranças atraiu mais de 300 militantes.

Do outro lado a confiança não é menor, a começar pela excelente votação do primeiro turno, quase o dobro de Milton Zimmer. O candidato conta ainda com o apoio do prefeito Darci Lermen.

Comenta-se à boca pequena que um pré-candidato que não conseguira ir ao segundo turno mudara de lado e apoiaria Coutinho. O jornal apurou que seria Antônio Neto, mas a informação não é oficial.

Em conversa com um dos líderes da campanha de Coutinho, o jornal recebeu a informação de que Coutinho tinha contabilizado um grande número de adesões, “escreve aí, Coutinho coloca 70 votos de frente”, disse.

Depois de muito tempo, o PT não tinha uma disputa tão acirrada. A opinião geral dos petistas é que o candidato a prefeito deveria ser fruto do consenso, mas, as prévias sempre foram um instrumento do partido, “que acaba dando legitimidade ao candidato e fortalece a democracia interna do partido”, disse um militante.

HOJE - 486


Capa do jornal HOJE que está sendo distribuído. Destaque para convênio que possibilitou a instalação definitiva da UFPA em Parauapebas e o segundo turno das prévias do PT.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O imenso balaio


Eu gosto dessa coisa de convenção, de encontro partidário. Prévias então, nem me fale. É bacana aquele monte de gente sem ter muito o que fazer, jogando conversa fora o dia inteiro, falando mal da vida alheia e se encharcando de democracia. Pena que os outros partidos não exercitem essa saudável experiência.

No domingo de prévias do PT foi assim. Filiados, simpatizantes, correligionários da base, curiosos, até gente da oposição deram o ar da graça. Como diria a velha gorda cansada de guerra, um imenso hendevouz, um grande mercado, o que não deixa de ser um grande barato.

O bom de tudo é que estavam presentes quase todas as vertentes da esquerda petista, todas no maior respeito, como convém uma festa de pessoas civilizadas. Mesmo que algumas motivações fossem completamente legítimas e outras... vamos dizer assim, nada republicanas, a coisa fluiu desde as primeiras horas até o cair da tarde. Estava todo mundo lá. A esquerda raivosa, ressentida e cheia de recalques; a festiva que transforma tudo num imenso playground (só faltou o Darci, o expoente maior); a comprometida com a moral e a ética, que a cada dia se torna mais escassa; a quase direita, que defende aliança com Deus e diabo, desde que o poder esteja bem ali, ao alcance da mão; a “engoveira”, que não abre mão da boquinha de cada dia, de preferência sem dar um prego numa barra de sabão e a arroz de festa, aquela que não é contra, nem a favor, muito pelo contrário, mas que gosta mesmo é de rosetar. Pra não dizer que não se falou de flores, lá estavam os novos petistas (na verdade, a maioria) lépidos e fagueiros, maravilhados, bestificados, genuinamente convertidos e mais reais do que os ingleses. Esses são fáceis de classificar: gostam de chamar todo mundo de “companheiro” e usam termos como “fortalecer o debate”, “operar” e por ai vai. Veja você, que os tais já conseguem citar até alguns trechinhos de Marx.

Muito japonês numa batucada improvisada, armada em um boteco nas proximidades, mas estava bom, principalmente depois da chegada de Monteirinho que deu uma canja no acordeon, cantou forró, deu uma palinha no samba e mandou bem no pandeiro. O cara é fera, parece aquela crioula de mil e uma utilidades, que jogava baralho de ronda, bebia cachaça e brigava na mão.

Fechando a festa, deve-se ressaltar a performance pra lá de avacalhada (no bom sentido) do Instituto Mucura. Com um notbook na mão (cientista político deve usar um, ou um tablete, com Wanterlor) Parazinho cruzava dados e previa um segundo turno. O camarada, melhor dizendo, o companheiro só não conseguiu prevê as votações irrisórias de Eusébio Rodrigues e Antônio Neto. Essas nem Mãe Diná se arriscaria.


(artigo poublicado no jornal HOJE - Coluna do Marcel)

Polícia encontra pertences da jovem desaparecida


A polícia de Parauapebas conseguiu encontrar, por meio de uma denúncia anônima, objetos pertencentes à jovem evangélica Josiane Alves da Silva, de 28 anos, desaparecida desde o último dia 8 de janeiro deste ano.

Por meio de uma denúncia anônima, policiais civis encontraram próximo a uma igreja Testemunha de Jeová (tempo em que ela congregava), no bairro da paz, uma bolsa e dois aparelhos celulares, que segundo familiares, pertenciam a Josiane Alves. Na tarde do dia 8, ela estava usando os objetos.

Diante da situação, o delegado Antônio Gomes de Miranda Neto, afirma que a polícia vai trabalhar com a hipótese de rapto da jovem. “Já traçamos um direcionamento de investigação e o desvendo do caso é questão de tempo”, ressaltou a autoridade.

Retrato falado – Conforme Miranda, a polícia vai confeccionar o retrato falado do individuo que foi visto atirando os objetos da mulher no local em que foi encontrado.
“Estamos com as informações das características do homem que foi visto jogando a bolsa dela e os celulares no local. Agora vamos confeccionar o retrato falado do elemento. Daqui alguns dias, já teremos uma imagem semelhante ao suspeito”, finalizou a autoridade.

O desaparecimento – Era uma tarde de domingo (8), quando Josiane Alves saiu de sua residência, situada no Residencial Amazônia, em direção à igreja Testemunha de Jeová, onde ela congregava, localizada no bairro da Paz.

Conforme Benedito Manoel da Silva, pai da vítima, ela não retornou mais para casa e nem comunicou para onde ia. A família registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Parauapebas. Benedito descreve a filha como uma moça dedicada à igreja e família.

Quem tiver qualquer informação sobre o desaparecimento ou rapto da jovem favor entrar em contato através dos telefones (94) 8124-1831 – 8808-2222 e 8806-4781.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Helano se vai

Com pesar, o blog informa o falecimento do advogado e amigo, Dr. Helano Farnesi. Vítima de um infarto fulminantes, Helano nos deixou esta tarde.

Segundo informação, o velório acontecerá na maçonaria.

Desaparecida


Continua desaparecida a jovem Josinane Alves, que sumiu misteriosamenbte no dia 08 de janeiro. A família pede encarecidamente que entre em contato pelos fones 8108 2222 ou pelo do Disque Denúncia 3346 2250.