segunda-feira, 3 de setembro de 2012
O IBOPE não é mais aquele há muito tempo
Há alguns anos não se pode mais citar o Ibope como referência em instituto de pesquisa eleitoral. Basta entrar na internet e digitar nos sites de procura como o Google, por exemplo, a frase erros do Ibope, na mesma hora surgem páginas e mais páginas que colocam em cheque a credibilidade do instituto.
Para se ter uma ideia nas últimas eleições municipais em 2008 o Ibope errou em três capitais: Salvador, São Paulo e Fortaleza. Na capital paulista o Ibope em 26 de setembro de 2008 afirmava que Gilberto Kassab(na época no DEM) estava com 25% de intenção de votos e Marta Suplicy(PT) aparecia com 35%, mas o resultado das urnas foi Kassab em primeiro com Marta em segundo
.
Em Salvador, as pesquisas do Ibope mostravam um cenário muito diferente das demais pesquisas, incluindo o nome de ACM Neto nas primeiras colocações.Entretanto, nem para o segundo turno ele conseguiu ir; os candidatos que passaram ao segundo turno foram o prefeito João Henrique (PMDB) e Walter Pinheiro (PT).
E os “erros” do Ibope são recorrentes e têm aumentado de volume, estranhamente, após um dos filhos do proprietário do instituto ter criado uma agência de comunicação/publicidade e propaganda.
Coincidências à parte, o certo é que as pesquisas do Ibope já não geram confiança na população. Em Parauapebas seria diferente? Boatos por toda a cidade dão conta que o filho do dono do Ibope também estaria trabalhando na campanha do candidato do PT, Coutinho. Não se sabe se é verdade, mas que esse é o comentário geral nas rodas políticas, é fato.
Na pesquisa divulgadapelo Instituto aqui na última semana, cabem vários questionamentos. Como o candidato Coutinho (PT) que no momento é o mais rejeitado por 26% dos entrevistados,aparece na pesquisa estimulada, apenas quatro pontos atrás do primeiro colocado Valmir da Integral(PSD), que tem uma das menores rejeições, segundo a pesquisa do próprio Ibope? Isto sem falar do empate literal que o instituto apresentou na pesquisa espontânea entre primeiro e segundo colocados.
Além disto, 49% dos entrevistados da pesquisaafirmaram que esperam que a próxima gestão mude totalmente o estilo de administrar em relação a atual, como então estes mesmos eleitores votariam num candidato apoiado pelo atual prefeito?
Outro ponto que cabe questionamento é sobre a margem de erro. Como um instituto que ouve apenas 406 entrevistados apresenta uma margem de erro tão elevada, 5% que se feitas as contas dá exatamente a diferença de números apresentada extra oficialmente em todas as outras pesquisas de consumo interno, até mesmo do próprio PTque colocam Valmir da Integral com uma margem muito maior de pontos à frente de Coutinho?
Os boatos podem ter fundamento. Afinal parece que o Ibope aqui está fazendo pesquisa de pai pra filho. Vamos esperar e conferir o resultado de outros institutos que no momento são mais sérios, ou o resultado das resultado das urnas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário