"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Estratégia para o Estado de Carajás

Em conversa com o deputado Zequinha Marinho, o blog ficou sabendo que a estratégia para a criação do Estado de Carajás está toda montada. Por conta dessa estratégia, o projeto que autoriza a consulta popular foi apresentado também no Senado. O senaor que assinou o projeto é Leomar Quitanilha, do Tocantins.

O projeto já passara na comissão de Constituição e Justiça e estava na pauta de votação no Senado, mas, a crise com presidente do Senado, Renan Calheiros e a votação da CPMF mudaram tudo e atrasaram a votação. Agora o grupo pró-Carajás artucula com o atual presdente do Senado, Tião VIana para que o projeto seja votado ainda no primeiro semestre.

Zequinha Marinho acredita que depois de passar pelo Senado é mais fácil votar a matéria na Câmara, que será pressionada pela votação do Senado.

O passo seguinte é entrar co uma ação de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal, para que o plesbicito seja votado apenas na região interessada em se desmembrar. Marinho afirmou que a Lei que prevê que todo o Estado seja consultado vai contra a Constituição, que prevê que só a região interessada se manifeste. Só para lembrar, a Onstituição tem prevalência porque é a lei maior.

Nenhum comentário: