O final de semana revelou a tônica que deve permear a campanha eleitoral de 2008. As duas coligações que monopolizam as atenções do eleitorado apresentaram estratégias diferentes. A “Aliança para o bem de Parauapebas” encabeçada por Bel Mesquita deve fazer do diálogo com a população o seu cartão de visita, enquanto a coligação “Parauapebas no rumo certo” apostará na massificação da mídia e nas carreatas gigantes.
Depois de quase um mês, Bel se movimentou, assim como Darci, cada um à sua maneira e de olho nas pesquisas. No sábado e no domingo, Bel e seus aliados caminharam pelas ruas poeirentas dos bairros Novo Horizonte, Betânia, Altamira e Casas Populares I e II, onde recolheram impressões favoráveis da população. É bom que se diga que essas impressões já haviam sido detectadas em pesquisas anteriores. Apesar de se movimentar muito pouco em julho, a deputada cresceu substancialmente, de modo que a estratégia de deixar que o candidato da situação imprimisse o ritmo da campanha foi acertada, afinal, se mesmo quieta ela crescia, por que a pressa? As primeiras movimentações revelaram que sua campanha será marcada por reuniões, caminhadas, ou seja, Bel vai ao encontro do povo e vai muito forte.
A bordo de uma das maiores estruturas do Estado, Darci deve tentar o jogo do abafa. Todos os carros de som da cidade foram locados pelo PT. Há quem acredite que entre as locações e os carros montados por candidatos a vereador, a coligação deve ter quase 150. Um exército pronto para fazer calar quem tentar competir de igual para igual. O problema é que a força desproporcional tem trabalhado contra o prefeito. Quanto mais ele se movimenta, mais é antipatizado pela população.
Tentando virar um jogo que lhe é desfavorável, Darci tentou passar a imagem de tocador de obras, mas a coisa soou falsa, por simples fato de ele ter passado quase dois anos e meio sem realizar quase nada e mais ainda, sem explicar para onde foi parar a dinheirama monstruosa que o município arrecadou.
A preocupação é tão gritante pelos lados do PT, que até pesquisa duvidosa e defasada, com dados de 18 de junho, ou seja, bem antes de convenção, quando não se tinha certeza se Bel Mesquita era candidata, foi divulgada, numa tentativa de induzir o voto da população. Pior que isso só o fato da empresa responsável pela pesquisa atender pelo prosaico nome de fantasia “Ibope Inteligência” passando a idéia de se tratar do renomado instituto de pesquisa “Ibope”, esse sim, o verdadeiro..
Como pesquisa varia de uma semana para outra, divulgá-la com quase 40 dias de realizada (mesmo sabendo que os números já são outros) denota preocupação com a vaca, que está indo solenemente para o brejo.
Artigo publicado no jornal HOJE
quarta-feira, 30 de julho de 2008
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