"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


terça-feira, 6 de março de 2012

VI Fempa vem aí

Etapa local do Fempa inicia inscrições



Com o objetivo de valorizar e tornar público o talento de músicos, intérpretes e compositores, o Festival de Música de Parauapebas (Fempa), em sua 6ª edição, abre as inscrições para a etapa local, que será realizado nos dias 25 e 26 de maio. As inscrições devem ser feitas no período de 5 de março a 30 de abril, na Secretaria Municipal de Cultura (Secult), na rua F,244, Cidade Nova, onde também estará disponível o regulamento do Festival.

Este ano a premiação do Fempa será a seguinte:

1° lugar: 4 mil reais

2º lugar: 3 mil reais

3º lugar: 2 mil reais

Leitor quer o blog atualizado


O assinante do jornal HOJE e leitor do Blog do Marcel, Isaias de Paula, morador da rua Chico Mendes, no bairro da Paz anda reclamando da atualização espaçada do blog, "sentimos falta das informações atualizadas e bem humoradas", diz.

O blogger entende e até se esforça para dar uma dinamizada no blog, "mas atualmente, a gente tem tido muitos percalços, além disso tem o jornal, que não pode esperar e uma tal de construção, que me consome o tempo e os últimos trocados, mas vamos resolver o problemas o mais rápido possível, falou?"

Robson viajando

O advogado e blogueiro Robson Cunha do Nascimento está de viagem para Belém. Robson vai acompanhar a sua progenitora, que está às voltas com problemas de saúde. O blog deseja pronta recuperação à sua mãe.

Vharge

Sessão legislativa de terça


Nesta terça-feira, 06, acontece a segunda Sessão Ordináriada Câmara Municipal de Parauapebas. A Sessão que será realizada ás 16hs noPlenário da Câmara terá em sua pauta a discussão de um requerimento propostopelo vereador Wolner Wagner; duas indicações propostas pelos vereadores Israel Pereira(Miquinha) e Wolner Wagner e quatro projetos de Lei, de autoria do Executivo.

Requerimento

Requerimento Nº006/2012 de autoria do vereador WolnerWagner, solicitando a implantação de redutores de velocidade na Rua 10 entresruas F e H.

Indicações

Indicação Nº 004/2012 do vereador Israel Pereira de Barros,que sugere a desapropriação de terreno da Palmares Sul para a construção deescola infantil.

Indicação Nº 005/2012 do vereador Wolner Wagner, através deanteprojetos de leis complementares que dispõem sobre a Política Municipal deDefesa Social, sobre a criação do Conselho Municipal de Defesa Social e criaçãodo Fundo Municipal de Defesa Social.

Projetos de Leis

Projeto de Lei Nº 013/2001, de autoria do poder Executivo,que altera a Lei Nº 4.213, de 29 de junho de 2001, que dispõe sobre a estruturaorganizacional da administração direta e indireta do Município de Parauapebas,e cria a Secretaria Municipal de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia deParauapebas (Semmect). (A confirmar)

Projeto de Lei Nº 043/2011, de autoria do poder Executivo,que autoriza o poder Executivo a realizar doação de bem imóvel dominical,situado em área urbana em favor do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, quese propõe a expandir as instalações da sede do Fórum.

Projeto de Lei Nº 058/2011, de autoria do poder Executivo,que dispõe sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com deficiência deParauapebas (Cmdpdp) e cria fundo municipal da pessoa com deficiência.

Projeto de Lei Nº 007/2012, de autoria do poder Executivo,que declara zona especial de interesse social os lotes integrantes do loteamentoNova Carajás – etapa IX. (a confirmar)

segunda-feira, 5 de março de 2012

Irgreja Adventista recebe documento da área para escola



Na manhã de quinta-feira (01) dirigentes da Igreja Adventistas do 7º Dia estiveram em Parauapebas. O Objetivo da visita foi receber o título definitivo de uma área de mais de 6,2 mil m², nas proximidades do loteamento Amazônia. Trata-se de uma doação da prefeitura para a igreja, destinada a construção de uma escola dos ensinos fundamental e médio.

Segundo informações obtidas, o investimento totalizará R$ 2 milhões, aproximadamente. A escola terá inicialmente 12 salas de aula, um ginásio coberto, estacionamento, além do bloco administrativo.

As obras devem ser iniciadas em maio e objetivo da Associação Sul do Pará da Igreja Adventista é terminá-la ainda em 2012, a tempo de começar o ano letivo de 2013.
O sistema educacional da Igreja Adventista está presente em todos os estados, inclusive com universidade com várias graduações. A ideia é fazer um centro de referência educacional, para atender não só os filhos de adventistas, mas toda a cidade com os conhecidos princípios cristãos.
Em entrevista, o pastor Klairton, tesoureiro da União Norte enfatizou a luta de sete anos para que a prefeitura doasse a área, “estamos felizes em poder visualizar a área que está sendo destinada para esse projeto. Tenho certeza que a educação adventista será uma referência em Parauapebas”.

Bastante satisfeito com o desfecho, o pastor Samuel Bastos presidente da Associação Sul do Pará garantiu o investimento e afirmou que até o fim do ano as instalações estariam prontas, “com a graça de Deus nós teremos neste local mais uma unidade do sistema educacional adventista”.

Representando a Igreja Adventista do bairro da Paz, o empresário Clorisvaldo Carvalho afirmou que o local, que já está sendo terraplanado era fruto dos esforços da liderança da igreja que se reuniu inúmeras vezes com o prefeito Darci Lermen para a viabilização da área, “quero dizer que estamos muito felizes depois de muitas reuniões com o prefeito e com os vereadores”.

Com o título definitivo nas mãos, Josemir Santos relembrou a luta para que o sonhado local se tornasse realidade, “fui criado estudando em escolas adventistas, de modo que sonhava com isso em Parauapebas, isso tudo é uma bênção de Deus”.

Os serviços de limpeza da área e de a terraplanagem já começaram.

Flanelinhas


Nos estacionamentos da cidade uma galera de marmanjos crescidos à postos, pronta para abordar os proprietários de veículos. Não tem coré, coré, nem choro baixo, paga ou dar o dinheiro. Com a promessa de vigiar o carro, alguns flanelinhas praticam a chamada extorsão. O cidadão paga para não ter o veículo danificado, às vezes pelo próprio flanelinha. Ah uma enxada na mão desse pessoal!

Chafariz sujo


O chafariz localizado em frente da prefeitura te andado sujo nos últimos dias. As más línguas comentam que mosquito da dengue não tem faltado no local. É bom tomarem cuidado, com a dengue não se brinca.

Lei do cão


É bom a polícia ficar de olho no morro Alto Bonito. Segundo informações de agentes de endemias, que não quiseram revelar a identidade, lá impera a lei do cão. Na inspeção de saúde feita pelos agentes, a galera do tráfico proibiu os profissionais da saúde de ficarem no morro além das 16 horas. Bicho solto está deitando e rolando por lá.

Mais de 200 mil habitantes


Um levantamento populacional da secretaria de Saúde revela números superlativos, bem diferentes dos anunciados recentemente pelo IBGE. Segundo esses números Parauapebas teria hoje 238 mil habitantes. Não custa lembrar que há pouco mais de um ano, o IBGE só conseguiu vê 153 mil habitantes. Será que alguém está precisando de óculos?

Pode um negócio desses?


Usuários estão reclamando muito da agência do Banco do Brasil no Rio Verde. Segundo eles, nos fins de semana apenas um caixa eletrônico funcionando para atender a demanda. Deve-se dizer que isso não é nada. Duro acontece na Cidade Nova. Um monte de gente queria fazer deposito e não pôde simplesmente porque na agência não há envelopes. Pode um negócio desses?

Vagabundo é mau


Bandido em Parauapebas pensa que a rua é deles e o coitado do morador tem que se esconder, enquanto eles desfilam lépidos e fagueiros. No início da semana, no bairro da Paz, dois vagabundos manjados voltaram a assaltar uma farmácia na rua Marabá. Apesar de saberem que a vizinhança estava olhando eles nem se deram por achado e ainda provocaram um segurança a farmácia a reagir, “reage, cara, que eu tô doido pra matar um hoje”.

Bem, a polícia chegou no local, mas, só depois de uns dez minutos que a dupla de malandros tinha metido o pé. Vagabundo é mau

O trabalho sujo dos gatekeepers ou selecionadores


Infelizmente o jornal, ou melhor, o jornalismo, a exemplo de outras atividades tem dilemas estratosféricos que muitas vezes ameaçam inviabilizar a sua existência. Falo do jornalismo enquanto empresa e não apenas o trabalho do profissional de comunicação que está focado em levar à redações furos de reportagens, uma boa matéria para o seu cliente, o leitor.

Mesmo com a aura da onipotência, as empresas de comunicação estão envolvidas em camisas de força que muitas vezes comprometem a produção de matérias com conteúdo. Uma ditadura branca está presente na maioria das redações. Diferentemente da censura explícita dos anos de chumbo da ditadura, que fabricou fantoches travestidos de jornalistas (os que não se sujeitaram foram presos, torturados, tiveram que ir para o exílio ou mudar de profissão), a ditadura moderna imposta de cima para baixo está nas redações de jornais, revistas televisões e até nas novas mídias, como sites, blogs etc, etc, etc. Essa nova ditadura, ladina e quase imperceptível aos olhos menos atentos determina o que será notícia e o que deve ser ignorado. Os gatekeepers, termo utilizado nos EUA significa selecionador, ou pessoa, grupos, cujas atribuições são a de liberar o que deve ser notícia e bloquear convenientemente o que não deve estar ao alcance das massas. Eles são figuras obrigatórias nas redações de jornais, nas centrais de jornalismo de TV e rádio.

Apesar do termo Gatekeeper ter sido criado ainda no século passado, a prática de liberar ou bloquear informações é atualíssima. Diferentemente dos chamados anos de chumbo, quando foram baixados atos institucionais, que suprimiram liberdades individuais, fecharam o Congresso Nacional e impuseram a censura a uma imprensa suscetível por definição, a nova ordem dispensa o elemento externo, a força dos fuzis e a presença de censores nas redações. É algo muito mais implícito e por isso, mais perigoso. No lugar de funcionários do governo, flutuam como espectros dos interesses dos grupos econômicos e políticos, os selecionadores, funcionários da própria empresa, chefes de redação, que por sua vez recebem determinações dos editores e dos proprietários das empresas de comunicação.

Nessa sistemática, por medo de contrariar proprietários de veículos de comunicação e por consequência perderem os empregos, jornalistas que sonhavam mudar o mundo, acabam contribuindo para a mediocridade geral. Os que se insurgem contra o rolo compressor são marginalizados e têm dificuldade em se estabelecerem. Às vezes, precisam desenvolver um trabalho paralelo, cercado de dificuldades.

Desse modo há os que praticam o chamado jornalismo de mercado e os que ainda cultivam a saudável prática do jornalismo ideólogo. É evidente que essa parcela está cada vez mais escassa.

Ainda que o sistema empurre o jornalista para a vala comum da conveniência, se espera de um bom jornalista um comportamento comprometido com a verdade, visto que a profissão é bem mais do que um estado de espírito; é um sacerdócio, que a maioria das vezes provoca reflexões, sofrimento e uma boa dosagem de desassossego.

(Artigo publicado no jornal HOJE - Coluna do Marcel)

sábado, 3 de março de 2012

HOJE - 490


HOJE 490 nas bancas. destaque para a matéria sobre a dengue, que só em 2012 (janeiro e fevereiro) registrou 1.427 casos notificados, fora os que não foram registrados.