"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


terça-feira, 16 de outubro de 2007

Quero discutir a direita e a esquerda

Ando um tanto encafifado. Durante muitos anos só se discutiu a direita e suas vertentes, como o capitalismo selvagem, neoliberalismo e outros babados. Como a coisa mais parece o samba de uma nota só, ainda que não seja um expert do assunto, vou dar minha contribuição e apontar um outro caminho (temo que a tal contribuição não seja bem recebida).

Lembro-me que há cerca de dois anos, a nossa turma de jornalismo participou do Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecom), em Maceió. O tema do encontro por si só já dizia tudo: “Informação com qualidade frente ao coronelismo midiático”. Os palestrantes, como não poderia deixar de ser, foram escolhidos a dedo, todos oriundos da esquerda radical. O resultado é que durante sete dias foi pau na Rede Globo, na revista Veja e outras publicações consideradas de centro ou de direita. Para falar a verdade, só escapou a revista Caros Amigos, por motivos óbvios.

Assisti a primeira palestra da então senadora Heloisa Helena, na íntegra. Da segunda em diante, só ia para o auditório para dormir, o que foi motivo de chacota para o resto da turma e um sacrilégio para a esquerda festiva. Os meus roncos não eram de protestos, mas de certa maneira explicitavam o pouco valor que eu estava dando ao debate. Milhares de universitários de todo o país, que em pouco tempo iriam ocupar as redações dos principais veículos de comunicação do Brasil, recebendo impunemente uma lavagem cerebral, que com certeza iria influenciar na elaboração de futuras matérias.

Entendo que a informação nas mãos de poucos, monopólio da televisão e em outros veículos de comunicação, principalmente os dados graciosamente pelos governos militares, em troca de apoio explícito é coronelismo midiático, sim e deve ser combatido, entretanto, colocar futuros jornalistas numa universidade para satanizar a direita e suas mazelas sociais e exaltar a esquerda socialista, depois do colapso da União Soviétiva, da queda do muro de Berlim e da agonia em praça pública da errática e cambaleante Cuba também o é. Quero discutir a direita, traduzida no capitalismo selvagem, mas eu também quero dissecar a esquerda e o socialismo, até porque para mim os dois modelos há muito estão obsoletos. Dirão alguns que o verdadeiro socialismo nunca foi implantado. Ora, depois de tudo o que muitas nações fizeram no século XX, promovendo guerras civis, fuzilando governantes e patrocinando estagnação econômica, se nada disso pode ser chamado de socialismo, entendo que nada mais pode. T

alvez o que ocorra é que existe um socialismo ideal, sonhado e um socialismo real, possível. Um bom exemplo pode ser visto no nosso município. Um monte de professores do PT chegou ao poder, prometendo um novo tempo de justiça social. Na primeira manifestação de professores por reposição salarial, defasado em 23%, fecharam a cara e só deram 6% (na base do se quiser). Isso é socialismo? Se não for, ninguém sabe mais de nada.

Nenhum comentário: