"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


domingo, 16 de outubro de 2016

Curiosidades para reflexão



As eleições já se tornam distantes, mas, algumas curiosidades que ao fim e ao cabo acabaram sendo determinantes pra o resultado final, servem de elementos para avaliação.

Em Carajás as 10 urnas do Núcleo Urbano deram 65,12% para o atual prefeito Valmir Mariano. Darci Lermen, que acabou vencendo o pleito, ficou com apenas 15,65%, seguido de Marcelo Catalão, que ficou com 13, 23%, Chico, com 3,03% e Hipólito Reis com 2,04% completaram o quadro.

Por outro lado, se em Carajás Valmir conseguiu 1.481 votos, contra 356 do seu principal opositor, a zona rural optou maciçamente por Lermen. Ele obteve 62,79% dos votos , totalizando 5.535 votos, enquanto, Valmir Mariano somou apenas 22,66%, ou seja 2.350 votos.

Marcelo Catalão obteve 7,83% dos votos, Chico das Cortinas, 1,79% e Hipólito Reis, 0,90%.

Ou seja, se na zona urbana, as eleições se revelaram parelhas, em Carajás, Valmir levou a melhor disparado, entretanto perdeu feio na zona rural. 

Para reflexão dos dois. O eleitorado mais independente e crítico de Carajás enxergou muitos avanços no governo Valmir Mariano, já o eleitor da zona rural se sentiu pouco contemplado com a gestão atual e votou contra.   

Nenhum comentário: