

Comandando pessoalmente a operação limpeza, o secretário Roque Dutra tem aproveitado o mês de julho para deixar a cidade de cara nova.
Nos últimos dias, A Vila Palmares Sul, que se prepara para comemorar o 17º aniversário tem recebido muitos serviços. Além da limpeza urbana efetuada diariamente, a localidade terá os meios-fios pintados. Tudo para que a festa encontre a localidade co m um aspecto positivo.
Para complementar a ação, uma equipe composta de 30 homens, usando roçadeiras, limpa as margens da rodovia Faruk Salmen, que liga o centro da cidade a localidade. Segundo Dutra, a operação vai continuar também na Rodovia PA-275.
Nos bairros – Nesta semana, a secretaria está priorizando a limpeza do bairro da Paz e nos novos loteamentos. No Jardim Paraíso, nos limites do Novo Brasil, trabalho pesado para a equipe da limpeza. Nos canteiros centrais das avenidas, a equipe capricha no corte da grama e no recolhimento do lixo.
Em entrevista ao jornal, o secretário enumera uma série de ações que estão sendo levadas a cabo pela Semurb, dentre as quais a revitalização das praças, como a da Cidadania, no Rio Verde, que está sendo reformada; a viabilização de um espaço para alocar os ambulantes e camelôs, na área externa do Mercado Municipal; a restauração do lixão da cidade, que depois de 20 anos de funcionamentos recebe serviços de recuperação. As toneladas de lixo doméstico que avançavam sobre a estrada da colônia Paulo Fonteles foram aterradas e até mesmo o chorume que descia encosta abaixo, contaminando o rio está controlado. Dutra diz que o objetivo é transformar o lugar num aterro controlado, com a plantação de gramineas e outras espécies de vegetação para que o local, que outrora foi malcheiroso, possa ser exemplo de respeito ao meio ambiente. “Nesses seis meses que estamos à frente da secretaria procuramos dar uma dinâmica e atacar várias frentes que eram deficientes e os resultados começam a aparecer, isso deixa a gente satisfeito”.
Apesar de ter encontrado algumas percalços no início, Roque Dutra diz que a grande dificuldade mesmo é deixar a cidade limpa. O secretário inclusive pensa em desenvolver várias campanhas de conscientização, convidando a população a se juntar na cruzada de limpeza, “Como Parauapebas é uma cidade que tem um fluxo migratório muito intenso ela apresenta várias particularidades e por isso é necessário esse tipo de ação. A conscientização passa pelo ato de não jogar lixo nas ruas, utilizando a lixeira”, Roque dá o exemplo da Cidade Nova, onde praticamente não se vê lixo nas ruas.
Outra prática citada pelo secretário e observada no dia-a-dia é a de colocar galhadas nas ruas. Essa ação é mais observada n o inverno e acaba prejudicando a paisagem urbana. Para ele, o ideal é solicitar um container para que o material seja acondicionado, “como nós temos uma coleta de lixo regular, não há razão para que se jogue lixo em terrenos baldios. Há muitos bairros em quem que o caminhão passa recolhendo o lixo e uma hora depois já se vê montes de lixo na frente da casa. Nesses casos o recomendado é que a dona-de-casa se informe sobre dias e horários da coleta, não podemos esquecer que uma cidade civilizada é uma cidade limpa”, diz.
Um comentário:
Vc deve estar recebendo alguns desse tal de Roque, só pode, pq francamente é uma administração fracassada.
Postar um comentário