"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


sexta-feira, 15 de julho de 2011

Iniciativa privada alavanca o desenvolvimento da cidade

Quatro momentos do setor produtivo de Parauapebas

Para que um povoado localizado à margem direita do rio Parauapebas, no início dos anos 80, se transformasse em uma metrópole de 200 mil habitantes, foram necessários apenas 30 anos.

Impulsionada pela produção de minério de ferro, Parauapebas cresceu e se tornou referência na região, como um município progressista. Mesmo com uma localização pouco privilegiada, Parauapebas tem atraído milhares de novos moradores todos os anos, bem como empresas que chegam para atuar nos grandes projetos minerais, ou no setor de comércio e serviço.

Comércio

Uma boa amostra da efervescência da cidade é a quantidade de empreendimentos que ela está recebendo. Nas principais vias públicas da cidade centenas de prédios são erguidos, mudando a paisagem e sinalizando para uma rápida verticalização. O boom da construção civil além de gerar milhares de postos de trabalho ainda fez a alegria do setor de materiais de construção, que se multiplicou sobremaneira nos últimos tempos.

A reboque do súbito desenvolvimento, grandes empreendimentos imobiliários fazem a f esta. Só nos últimos quatro anos, cerca de 25 mil terrenos foram comercializados. Os novos bairros expandiram os limites do perímetro urbano da cidade de tal maneira que o que nos passado era centro da cidade hoje é periferia.

Filiais de grandes conglomerados de revenda de automóveis, lojas de departamentos e até shopping center foram instalados, o que funciona como uma grande atestado de viabilidade econômica.

Mesmo sem ter uma estatística confiável, a Jucepa de Parauapebas diz que todos os dias novas empresas dão entrada no registro de instalação, ou alteração. O jornal não conseguiu obter a informação de quantas empresas estariam registradas na Jucepa do município, mas o órgão. A reportagem enviou email para a agencia de Belém, mas, até o fechamento da edição não recebera resposta. A última informação que o jornal tinha, há quase dois anos apontava para um número próximo de 2.500 registros, o que leva a crer que há pelo menos 3.500 empresas atuando no município.

Informações da Câmara de Dirigentes Lojistas de Parauapebas (CDL) dão conta que 510 empresas são filiadas da entidade. Considerando que a CDL atua apenas no setor de comércio e que uma boa parte dos comerciantes ainda não se associou, se teria um número expressivo de empresas no município.

Sinais de exuberância

Os sinais de exuberância estão em toda parte. No dia-a-dia uma classe média cada vez mais numerosa vai às compras, alimentando o comércio. Uma frota de mais de 40 mil veículos transita pelas ruas ocasionando congestionamentos nos horários de pico. Ainda que causem irritação é o preço que se paga pelo crescimento da cidade e até pela modernidade.

Setor mineral – Ainda que todos os segmentos sigam de vento em popa, não há dúvida de que o carro-chefe do município é o setor mineral. Com uma produção de 100 milhões de tonelada de ferro por ano, Carajás tem alavancado o desenvolvimento do município, gerando milhares de empregos direitos e indiretos e contribuindo com tributos.

Além de Carajás, a Vale acaba de iniciar a fase de implantação do Projeto Cobre do Alemão, que deve entrar em operação em 2015. Outro projeto que deve ser aprovado pela prefeitura sem maiores problemas é a ampliação das minas do N4 e N5. Segundo a Vale, depois de entrar em operação, a produção de ferro deve atingir 160 milhões de toneladas ano. Os dois novos projetos gerarão 1.200 empregos efetivos, além de 300 na fase de implantação.

A diversidade dos muitos segmentos que atuam no município é tão evidente que a CFEM, imposto também conhecido como royalties foi suplantado pelo Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN).

Como uma poderosa locomotiva, a iniciativa privada impulsiona o desenvolvimento, transformando a economia da cidade numa das mais prósperas do Estado. Em tempos em que o Poder Público se omite e não faz o dever de casa, o setor privado dá uma demonstração de competência e muito dinamismo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a matéria "Iniciativa privada alavanca desenvolvimento da cidade". Como asinante do jornal já t inha lido, mas foi legal v~e-la no blog. Continue assim.

Boca Suja disse...

Agora só falta o prefeito justificar a fortuna que ganha e começar a trabalhar...