"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


sábado, 4 de fevereiro de 2012

PT se prepara para o segundo turno das prévias

Coutinho e Milton Zimmer disputam a preferência dos filiados

Depois do resultado das previas do último dia 22, que apontou um segundo turno entre o secretário de Obras, José das Dores Couto, o “Coutinho” e o deputado estadual, Milton Zimmer, o Partido dos Trabalhadores, se prepara para a grande decisão de domingo.

No dia 22, 474 filiados compareceram à sede do partido para exercer o voto. A sede, localizada bairro no Rio Verde recebeu um grande número de filiados e militantes, numa bonita festa democrática. Cinco pré-candidatos a prefeito concorriam a atenção dos filiados. O vereador Eusébio Rodrigues; o secretário de Habitação, Antônio Neto; o secretário de Obras, José das Dores Couto, o “Coutinho”; o deputado estadual Milton Zimmer e o secretário adjunto de Planejamento, Leonidas Mendes, o “professor Leo Mendes”.

Ainda que a possibilidade de um segundo turno não fosse descartada por nenhum candidato, os partidários de Coutinho trabalhavam com a possibilidade de liquidar a fatura no primeiro turno evitando o desgaste de uma nova eleição.

No final do dia o resultado apontou 210 votos para Coutinho, 122 Milton Zimmer, 94 Leo Mendes, 14 Antônio Neto e 12 votos para Eusébio Rodrigues.

Já com o resultado definido, os dois vencedores das prévias afirmaram que iria conversar com os candidatos que não conseguiram chegar ao segundo turno, em busca de apoio. Com a votação considerada excelente, Leo Mendes foi o mais assediado no decorrer da semana.

No sábado, 28, no evento de aniversário do vereador Israel Barros, o “Miquinha”, na Palmares Sul, o que ficava evidente era que Milton Zimmer tinha tido uma melhor articulação. Segundo informações, Antônio Neto e Eusébio Rodrigues já teriam declarado apoio a Zimmer. Apesar de não ser oficial, o comentário geral era de que Leo Mendes estaria próximo de um acordo.

A onda de apoio continuou na terça-feira (31). Um encontro concorrido na Câmara de vereadores que contou com a presença dos deputados Beto Faro, Bernadete Ten Caten, dos vereadores Eusébio Rodrigues, Zé Alves, Miquinha, da vereadora Toinha, de Marabá, do próprio Milton e de um grande número de lideranças atraiu mais de 300 militantes.

Do outro lado a confiança não é menor, a começar pela excelente votação do primeiro turno, quase o dobro de Milton Zimmer. O candidato conta ainda com o apoio do prefeito Darci Lermen.

Comenta-se à boca pequena que um pré-candidato que não conseguira ir ao segundo turno mudara de lado e apoiaria Coutinho. O jornal apurou que seria Antônio Neto, mas a informação não é oficial.

Em conversa com um dos líderes da campanha de Coutinho, o jornal recebeu a informação de que Coutinho tinha contabilizado um grande número de adesões, “escreve aí, Coutinho coloca 70 votos de frente”, disse.

Depois de muito tempo, o PT não tinha uma disputa tão acirrada. A opinião geral dos petistas é que o candidato a prefeito deveria ser fruto do consenso, mas, as prévias sempre foram um instrumento do partido, “que acaba dando legitimidade ao candidato e fortalece a democracia interna do partido”, disse um militante.

Nenhum comentário: