"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


quinta-feira, 31 de maio de 2012

Curso de Planejamento de Campanha Eleitoral na era digital será realizado sábado (2) no Ceup



 As inscrições serão feitas na sede do O Carajás, o Jornal
 Carlos Refribom está responsável pela organização

Encerra-se amanhã (1), as inscrições para o curso de Planejamento de Campanha Eleitoral na era digital, que acontecerá no dia 02 de junho. Desde quando a propaganda do evento está sendo divulgada nas emissoras de TV, Rádio e em jornais impressos, a procura está sendo grande e a expectativa de aprendizado é a melhor possível. Não perca a oportunidade e corra já para fazer sua inscrição. Vá até O Carajás O Jornal, localizado na Rua O, esquina com a 16, número 207, bairro União, ou ligue para (94) 3356-2323.

Com o objetivo de esclarecer e ensinar alguns tópicos em relação à campanha eleitoral de 2012, a Agência de Publicidade & Marketing Brasil (Carajás o Jornal), que já atua em Parauapebas e região há nove anos, com o gerenciamento de Carlos Refribom, iniciou uma parceria com a Polis Consultoria, empresa que atua em varias regiões do Brasil, com sede em Belo Horizonte e filial em Marabá no mercado desde 1987.

Com o gerenciamento dos advogados Tadeu Reis e Welingtom Alves, e a presença da convidada e professora do curso de comunicação social, Auria Nardeli Borges, que tem um vasto currículo com vários cursos ministrados no Brasil, em relação Marketing político na internet e campanha off-line e on-line, entre outros, esse trio de profissionais ministrará um curso de 1º Planejamento de Campanhas Eleitorais na era Digital, com duração de nove horas, no próximo dia 02 de junho no sábado, na sala de conferencia do CEUP, que iniciará as 8 da manha e vai até as dezoito horas. Terá uma parada de uma hora para o almoço.

O curso objetiva explicar as pessoas que estão diretamente ligadas as eleições 2012, como advogados, lideres partidários, pré-candidatos a vereadores e prefeitos, profissionais de comunicação, marqueteiros, gestores e administradores de governo em todas as esferas, bem como profissionais de outras áreas envolvidas com a discussão de temas pertinentes as eleições municipais de outubro próximo

Serão abordados os seguintes itens:
- O que é a lei da ficha limpa
- Marketing eleitoral e político na internet, campanha on-line e off-line
- Importância da estratégia jurídica na campanha
- Planejamento e estratégia de campanha, estrutura organizativa da campanha
- Administração financeira e organizacional de campanha
- Importância da agenda tecnopolítica da campanha
- Prestação de contas, antes, durante e depois da campanha
- Legislação eleitoral, restrições e possibilidades. O que pode ser feito na internet
“Com esses tópicos as pessoas que estão ligadas diretamente em uma eleição podem aprender e não trazer futuros problemas eleitorais para seu candidato, já tivemos candidatos que perderam uma eleição às vezes por pequenos problemas, que são todos esclarecidos nesse curso”, diz Welingtom Alves.

Segundo o publicitário Carlos Refribom, o Carajás o Jornal está trazendo esse curso para Parauapebas com o intuito de contribuir com os nossos pré-candidatos e profissionais envolvidos na eleição, para aumentar o nível de conhecimento de todos os que estiverem nesse curso, para que nas horas das discussões, os pré-candidatos não discursarem de forma errada, ou mesmo não entenderem o que estão em dúvida.  “Esse curso é para esclarecer as pessoas envolvidas no processo de campanha de 2012, é um investimento na própria pessoa e no seu conhecimento, com isso, futuros problemas serão evitados, principalmente os dos pré-candidatos, coordenadores de campanha, publicitários e profissionais ligados a jornal, radio, TV, outdoor, carro de som, entre outros. Os dirigentes partidários, eles principalmente precisam estar nesse curso”, ressalta Carlos Refribom.

Para se ter informação do curso, ou analisar uma apostila dos assuntos que serão abordados com mais amplitude, basta ir até a sede do Carajás o Jornal, na rua 16, número 207, esquina com rua O, bairro união. O investimento do curso será de R$ 150.00 (cento e cinqüenta reais), por pessoa. Ligue no 3356-2323 e faça sua inscrição por telefone também. Maiores informações no (94) 9133-7819 ou 8127-8141, falar com Carlos Refribom.

Situação do PP - Nem mel, nem cumbuca

Diante dos fatos, como fica a vida do PP de Roque, o mais antigo e fiel aliado do PT em Parauapebas?


De repende, num abri e fechar de olhos, deixa de ser a princesa que todo mundo queria casar para ser a mais nova gata borralheira do pedaço. Nem mel, nem cumbuca.

Rega-bofe na house de Darci

Hoje a noite, o capo mais graduado da trupe, que tambem atende pelo nome de Darci Lermen estará recebendo petistas e peemedebistas na sua house para um rega-bofe. Ao som de música gaúcha, chimarrão e piadas sem  graça  ele vai dar boas vindas a "todos e a todas" e vai tentar aparar as arestas, caso apareça alguém co m  beiçinho.

Vai  ser uma festa pra ficar na história, com discursos de parte a parte e a sensação de que eles são os best the best das traquinagens políticas e de passar manteiga nas ventas de gato.

PT discute acordo com PMDB

Hoje a tarde, a partir das 16  horas,  reunião no diretório do PT. Pauta é a discussão do acordão com o PMDB. Há quem aposte que vai sair faísca, outros, nem, outros bem mais céticos garantem que todo mundo vai abaixar a cabeçinha. Quem será que está com a razão?

Outras benesses do PMDB

Mais uma.

Além dos acordo para posteriormente (leia-se 2013), o PMDB ainda lançaria as suas vastas mãos em mais duas secretarias de peso, a saber, Secretaria de Educação e Secretaria de Urbanismo.  Esse seria o preço do "prajamente"

Educação seria espólio da vereadora Francis Resende, que poderia assumir a secretaria, lançando seu esposo, o ex-vereador Renato Resende como candidato a vereança. Há ainda a possibilidade Franics permanecer no parlamento municipal e indicar uma pessoa sua para a Semed, caso de Leila Lobato, Wagner, Maria do Amparo etc. etc.

Já a Semub seria ocupada por uma pessoa ligada ao Valdir Flausino, com a recomendação de dar uma força na caniddatura a vereador de Cássio Flausino, filho do histórico Valdir Flausino. 


Massud em Belém




Depois da sessão legislativa de terça, o vereador Antônio Massud viajou para Belém a segundo informações, Massud foi conversar com Duciomar e com lideranças do PTB. 

Massud vai mostrar a quantas andam o cenário político de Parauapebas e dizer o lado que o PTB de Parauapebas deve pender. A exemplo de Valmir, Massud deve retornar amanhã.

Valmir viajando

Por outro lado, no front da oposição, a correria é trabalhar na finalização do programa de governo. Por c onta disso, Valmir e seu staff viajaram para a capital do Estado e voltam amanhã. 

A informação foi passada por um assessor de Valmir.

PT e PMDB celebram acordo político para 2012

                               Coutinho e Bel, quem diria...

Hoje, na residência de Valdir Flausino, presidente do PMDB, no bairro Beira Rio foi realizada a comemoração da união dos partidos PMDB e PT.


O acordo fora selado ontem (30) e os termos do acordo são os mesmo que ja são de conhecimento público. O PT será cabeça de chapa, com o ex-secretário José das Dores Couto, o "Coutinho", ganhador das prévias do PT, em 05 de fevereiro, ficando o PMDB com a vice. A candidata a vice será a ex-prefeita de Parauapebas e ex-deputada federal, Bel Mesquita.  


Apesar de parecer estranha, uma vez que em pesquisas não oficiais, Bel chegara a ter algo próximo de 20 pontos percentuais, enquanto Coutinho nunca chegara aos dois dígitos, a coalizão foi confirmada. De acordo informações obtidas, o acordo foi costurado nas esferas das executivas estaduais dos dois partidos, tendo por padrinhos, Jáder Barbalho e Paulo Rocha, do PT. 


Dessa forma, o PMDB teria cinco secretarias de uma futuro governo municipal, a vice, um valor em dinheiro não revelado, mas, que seria para dos pré-candidatos a vereador e a vice e o compromisso de que em 2014, o PT não lançaria o atual prefeito, Darci Lermen como candidato a deputado federal. 


Com a ratificação do acordo, há o entendimento que a aliança de 2004, na qual o então candidato a prefeito de Parauapebas Darci Lermen teria recebido vantagnes financeiras para a sua campanha de pessoas próximas ao secretário de Fiannças de Bel Mesquita da época, Welney Lopes de Carvalho era realmente veredadeira. 


O acordo consistia em deixar o então candidato da situação Faisal Salmen sem estrtura para que perdesse a eleição, enquanto Darci ganharia 2004 e 2008, ficando sa eleição de 2012 para Bel Mesquita. O acordo teria sido tão bem planejado que em 2008, Bel Mesquita  viera candidata a prefeita apenas para manter seu eleitorado. De fato, em nenhum momento, Bel tentara ganhar as  eleições em 2008 e deixara seu grupo político sem cobertura e sem estrutura, razão pela qual a votação dos candidatos a vereador da coligação de Bel Mesquita ter sido considerada irrisória e bem abaixo do esperado. 


Por conta disso, Bel Mesquita perdeu toda a sua base eleitoral. Boa parte das lideranças foi trabalhar no governo Darci ou procurou o caminho da oposição. Hoje em dia, mais da metade dos seus seguidores está na campanha de Valmir da Integral, do PSD.



Não é esse o papel da imprensa

Dessereviço a informação é a quantiodade de matérias veiculadas na imprensa local, nas quais dizem apenas que o número de vereador foi aumentado de 11 para 15 vereadores e ainda dizer que a prerrogativa do número de vereadores era da Câmara.

Não é. A emenda constitucional deixa claro que a Câmara teria a prerrogativa de fixar o número de vereadores de 17 a 19, nada mais e nada mendos que isso. 

Passar a informação sem observar que a Constituição está sendo pisada é no mínimo um atestado de desconhecimento da legislação maior do país e um desserviço a informação. Não é esse o  papel da  imprensa. 

Revista Olhares


A oitava edição da Olhares já está nas ruas e como o leitor pode ver a publicação está muito bonita. 


quarta-feira, 30 de maio de 2012

Leitor injuriado

Comentário de anônimo sobre a postagem denominada "Acordo", que relata um possível fechamento entre PT e PMDB. Coutinho e Bel. O leitor ficou injuriado, olha só: 

"Dá nojo uma coisa dessa. Nada contra as coligações, mas nenhum partido está preocupado com o bem-estar do povo de Parauapebas. Eles estão preocupados com as secretarias que irão ganhar, com dinheiro para a campanha de 2012 e já estão fazendo acordo para 2014. A falta de água, de energia, o péssimo transporte coletivo, o esgoto correndo na nossa porta, poeira.... ninguém pensa nisso... Somos tratados como idiotas".

Câmara quer relação de beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida em Parauapebas



Nayara Cristina – Assessora de Imprensa da CMP

         Foi aprovado durante a sessão ordinária desta terça-feira, 29 de maio, o Requerimento 053/2012, de autoria do vereador Antônio Massud, do PTB, que solicita da prefeitura e da Secretaria Municipal de Habitação a relação das famílias que foram beneficiadas com a concessão de casas populares no Residencial dos Minérios. Além dos nomes, o documento pede ainda o endereço residencial antigo e o atual de cada um dos contemplados.

No final do mês de abril a prefeitura entregou 1000 unidades habitacionais, em parceria com o Governo Federal, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida.

Segundo Antônio Massud, o objetivo desse requerimento é apurar denuncias de que existem famílias que não se encaixam no perfil econômico do programa e ainda assim foram beneficiadas. “Se houver pessoas com renda alta, que foram contempladas, essas casas precisam ser sorteadas novamente para quem realmente precisa. Quem precisa pode ter ficado de fora, por isso precisamos dessa relação”, relatou.

A suspeita de que podem ter ocorrido irregularidades na seleção das famílias surgiu após visita do vereador Adelson Fernandes, do PDT, ao Residencial Minérios. “É bom ressaltar que não temos a intenção de prejudicar ninguém, mas sim de fazer justiça. Em visita ao setor eu vi muitos carros luxuosos e casas fechadas, sem moradores. Por que a maioria das casas não está habitadas?”, questionou.

Faisal Salmen, do PSDB, ressaltou ainda que  os vereadores não são contrários àqueles que ganharam essas casas. “A preocupação de Massud é de todos nós. Queremos saber quais são os critérios de seleção? Nós esperamos que a distribuição dos terrenos leve em consideração critérios rígidos”.

O requerimento será encaminhado para a Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Habitação e para a Caixa Econômica Federal.

Delegacia de Atendimento a Mulher - A desapropriação de uma área no Bairro da Paz, para a construção de uma Delegacia Especial de Atendimento a Mulher – DEAN foi objeto da Indicação 010/2012, de autoria de Raimundo Vasconcelos, do PT.  Para o vereador essa é uma medida de urgência. “O espaço atual da DEAN é muito pequeno, não tem mais condições de atender a grande demanda. Segundo a Polícia Civil o Estado já disponibilizou verba para isso, só falta a área para construir”.

A escolha pelo Bairro da Paz se deu, segundo Raimundo Vasconcelos, porque é a região onde está concentrada a maior parte da população de Parauapebas e é um setor de fácil acesso.

Casa do Cidadão -  Euzébio Rodrigues, do PT, e Percília Martins, do PRTB, sugeriram por meio da Indicação 019/2012, a transferência da Casa do Cidadão para as instalações da atual Câmara Municipal, após a inauguração do novo prédio do Poder Legislativo.

O imóvel onde a Câmara funciona hoje pertence à prefeitura. Euzébio Rodrigues informou que “o principal motivo dessa indicação é dá destinação para esse prédio. A nova Câmara será entregue em junho e em agosto devemos estar lá. Sendo assim, a prefeitura poderia transferir a Casa do Cidadão para este local que é mais acessível.”

Francis Resende, do PMDB, demonstrou preocupação com essa possível mudança. “Temo que os moradores do Bairro Rio Verde achem que estão sendo deixados de lado. O ideal seria ampliar os serviços para que o atual prédio da Câmara funcionasse como uma extensão da do Cidadão, mas acho que não deveria transferir”.
Percília Martins disse que fez o requerimento pensando apenas em acolher as pessoas que procuram a Casa do Cidadão em um local mais confortável e adequado.

Ampliação de unidade de saúde - O vereador Israel Pereira, o Miquinhas, do PT, pediu por meio da Indicação 020/2012 a ampliação do Posto de Saúde da Área de Proteção Ambiental – APA. Em visita ao local o parlamentar constatou que pelo menos mais três salas precisam ser construídas na unidade. “É um pedido da comunidade. Esse é o único posto da área e já se tornou pequeno para atender a alta demanda”, informou.

O vereador também solicitou a construção de um muro na unidade para garantir a segurança dos pacientes e servidores. E ainda sugeriu a realização de uma restauração do campo de futebol que fica no mesmo local.

Asfalto - O asfaltamento da Rua Sete de Setembro, entre a Rua Tocantins e a Tancredo Neves foi objeto da indicação 052/2012, de autoria de Wolner Wagner, do PSDC. “Tal solicitação é de grande importância, pois há muitos buracos na referida rua, o que até dificulta o acesso dos moradores as suas casas,” relatou.

Charge


terça-feira, 29 de maio de 2012

Drika na estrada

O blog deseja toda felicidade do mundo à jornalista Adriany Santos. Drika vai fazer uma temporada de intercâmbio em Cusco, no Peru e depois de prepara para o mestrado.


É isso aí, Drka vai nos deixar, mas as recomendações são para que volte logo.


Bjos e sucesso. 

Revista Acontece

Já em circulação a revista "Acontece", uma publicação de Cleo Lopes.

Entretenimento, informação e muitos assuntos do cotidiano da cidade você vai encontrar na revista Acontece.

Câmara deve votar hoje emenda que fixa em 15 o número de vereadores

Entra na pauta hoje a emenda à Lei Orgânica do município nº 29, que fixa o  número de vereadores para 2013 em 15 vereadores.

A votação é em segunda discussão e impressiona a falta de discenirmento dos vereadores, uma vez que a emenda é claramente inconstitucional. 

Para que  o leitor possa  ter clareza da inconstitucionalidade da ação da Câmara de Paraapebas, o blog transncreve as alíneas "d", "e" e "f " da emenda constitucional 58 e que rege o número de vereadores de cada Câmara, conforme a respectiva população. Resalte-se que segundo o censo oficial do IBGE, Parauapebas tem 153 mil habitantes. 

 
d) 15 (quinze) Vereadores, nos Municípios de mais de 50.000 (cinquenta mil) habitantes e de até 80.000 (oitenta mil) habitantes;
e) 17 (dezessete) Vereadores, nos Municípios de mais de 80.000 (oitenta mil) habitantes e de até 120.000 (cento e vinte mil) habitantes;
f) 19 (dezenove) Vereadores, nos Municípios de mais de 120.000 (cento e vinte mil) habitantes e de até 160.000 (cento sessenta mil) habitantes;

Agora veja o entendmento da desembargadora Marilza Maynard, do TRE de Sergipe, ao responder uma consulta da Câmara de vereadores do município de  Nossa Senhora do .
Eis o entendimento da magistrada, que inclusive e stá servindo de base para decisões da Justiça Eleitoral sobre o caso: 

“Respondo: os municípios podem fixar, em suas leis orgânicas, número de vereadores inferior ao limite máximo da faixa em que se enquadra a respectiva população, sendo que este número mínimo está limitado, em cada faixa, pelo limite máximo estabelecido pela faixa imediatamente anterior e deverá obedecer o princípio da proporcionalidade dentro da própria faixa apreciada, não podendo o legislador municipal fixar aleatoriamente esse número mínimo.”    

Caso alguém, algum partido entre na Justiça para a reforma da decisão da Câmara de Parauapebas, deve sair vitorioso.

Período de inscrições do Enem começa na segunda-feira


 Do blog do Waldyr

A partir das 10 horas da manhã desta segunda-feira (28), candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem se inscrever para participar das provas que serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. O prazo termina em 15 de junho e as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet. Em 2011, o exame recebeu mais de 6 milhões de inscrições.

A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento, que deverá ser efetuado até 20 de junho por meio do boleto que será gerado durante a inscrição.


Desde 2009, o exame ganhou importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.


A prova é feita durante o fim de semana. No primeiro dia do exame, sábado, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.


Para 2012, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou mudanças nos critérios de correção da redação, com o objetivo de tornar o processo mais objetivo e reduzir a margem de erros. O edital com todos os detalhes do exame foi publicado na sexta-feira (25) no Diário Oficial da União.
(Fonte: Agência Brasil)

Convocação

A Coordenadoria Municipal da Juventude está convocando todos os formandos do ProJovem Urbano para participarem de uma reunião, que acontecerá nesta terça-feira (29), às 19 horas, no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup).

O encontro será realizado com a coordenação do programa e visa definir, juntamente com os alunos, a data do evento em que ocorrerá a certificação dos estudantes.
(Assessoria de Comunicação Social)

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Nitroglicerina pura

Nitroglicerina pura o post publicado no blog Sol do Carajás sobre gastos com combustível da Câmara em 2011,  durante a administração do vereador Euzébio Rodrigues. 

Madeira de dá em doido. 

Quase fechados


Hoje pela manhã o blog conversou com o vereador Antônio Massud (PTB) e Agnaldo Ávila (DEM). A informação que o blog recebeu é que a aliança com os quatro partidos base está praticamente fechada. 

PSD, PSDB, PTB e DEM devem ser os carros-chefe da coalisão, mas há incongnitas que podem ainda aportar. Casos do PPS, PSDC, PSC e até (por que não?) o PMDB.


Comentários a respeito da falta de água

O problema da água  é um dos poucos assuntos que é unanimidade na cidade. Todos, sem exceção criticam o governo pela falta de iniciativa e investimentos no setor.


O blog separou dois comentários que ilustram a instisfação da população. 



"Não tem nada de cabeça de jumento enterrada, e sim muita imcompetência e má vontade no gerenciamento e execução das manobras realizadas. Ali impera uma máfia de meia dúzia de pessoas, que pode ter bilhões de reais e mesmo assim o problema não será resolvido.
Só nos resta pedir ao bom Deus, muita chuva para abastecer nossa vasilhas. Pobre povo de Parauapebas!"

"O povo deviria se revoltar, e organizar boicotes ao pagamento das taxas de água, pois esse serviço não existe em Parauapebas. Qem paga água em Parauapebas é enganado,pois paga por um produto que não recebe".