"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


segunda-feira, 21 de maio de 2012

A seca do Nordeste

 Téta Barbosa


Os governadores do Nordeste participaram da última reunião da Sudene e demonstraram preocupação com a seca e as consequências dela na região.”
Pense numa reunião longa! Isso porque a frase acima pertence a uma matéria do Jornal do Commercio de Pernambuco de 1962. Se esse pessoal estivesse reunido até agora, estaria demonstrando descaso, preguiça, leseira, enrolação, qualquer coisa menos preocupação.
- Já acharam a solução, senhor político?
- Hum, achei um pente, uma moeda de cinco centavos e a tampa da caneta que eu perdi semana passada. Mas solução mesmo, num achei ainda não.
Eu sei, o assunto é importante e eu não deveria estar fazendo piadinha de terceira, mas é cada dia mais difícil levar a sério um problema cuja solução já deveria ter sido dada desde antigamente.
Que a seca é causada por condições climáticas e físicas da região, a gente já sabe. Mas que a solução é impossível é o mesmo que dizer que o homem não pode atravessar grandes distâncias em menos tempo porque não sabe voar.
Alô avião! Muito prazer penicilina. Bom dia teoria da gravidade. Desculpe evolucionismo, mas Darwin não chegou ao Sertão. Teve seu visto negado pela burocracia partidária, pela falta de vontade política, pelo descaso e pelo preconceito.
Por aqui pouca coisa evoluiu. Saber que a seca está em pauta desde 1877 (seca das grandes que ficou pra história) e ler as manchetes dos noticiários atuais sobre o mesmo drama, faz qualquer um perder a fé na humanidade.
Hoje o homem faz clones, passeia na lua, ultrapassa a barreira do som, mas não consegue fazer a transposição do Rio São Francisco!
Eram os políticos astronautas? Talvez precisemos alistar seres extra terrestres que tenham recursos técnicos avançados para levar água pro Nordeste. Ou dignidade. Ou respeito. Estamos aceitando passe A, passe B e ticket refeição. Aceitamos soluções e, principalmente, aceitamos pessoas que queiram colocar as soluções em prática.
Alguém?
Porque se é só pra ter ideia e demonstrar preocupação com o problema, eu passo.
- Próximo.
A realidade é que, enquanto você assiste novela, se compadece com a moça do lixão e acha que nordestino tem síndrome de perseguição, 525 municípios decretaram estado de emergência e a região vive a pior seca dos últimos 45 anos.
Então, se vai nos rotular, que seja assim:
Zero % de água trans.
30% de humilhação vegetal.
800 kcal de desrespeito
100% de paciência saturada.

Téta Barbosa é jornalista, publicitária, mora no Recife e vive antenada com tudo o que se passa ali e fora dali. Escreve aqui sempre às segundas-feiras sobre modismos, modernidades e curiosidades. Ela também tem um blog 

Nenhum comentário: