"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Dallas é o campeão de 2010

DSC03094

DSC03047

O Dallas levou a melhor sobre o Vila Romana no último domingo, 27,faturando o campeonato da primeira divisão de 2011. A partida, que fora adiada por causa do temporal que caíra sobre a cidade no dia 19 atraiu perto de três mil pessoas ao “Rosenão”, num dos maiores públicos registrados em partida de futebol amador.

O jogo – Querendo a revanche da final do ano passado, na qual perdera para o Vila nas penalidades máximas, o Dallas começou o jogo a toda, com forte marcação no meio campo e imprimindo uma velocidade que surpreendeu o Vila. Ricardo levou perigo aos 9 minutos, assim como Mauro que chutou por cima, aos 13 minutos. Além disso a bola rondava a área do Vila, que a rigor só teve uma chance com Rony, que cabeceou por cima, dentro da pequena área.

No segundo tempo a correria do Dallas não prevaleceu e foi a vez deu toque de bola do Vila, que tentava envolver o adversário com trocas de passes e triangulações. Apesar da marcação, Nego, Foquinha e Jairinho conseguiam ficar mais tempo com a bola nos pés,

Mas, apesar do domínio do Vila, quem abriu o placar foi o Dallas, por meio de Mauro que se livrou da marcação e chutou de fora da área. Antes de entrar, a bola ainda tocou na mão do goleiro Tiago.

Com o placar adverso, o técnico do Vila Macaxeira fez várias substituições. Jadiel entrou no lar de Rony e Biro substituiu Foquinha, mas o gol de empate só saiu porque o volante Nego arriscou de fora de área. O chute entrou no ângulo direito do goleiro Elisvan, que nada pôde fazer.

Sem novas movimentações no placar, restou a loteria dos pênaltis. Na primeira fase, um aproveitamento de 100% de ambas as equipes. Marcaram para o Dallas, Ricardo, Ernani, Edinaldo, Evaldo, e Geovani. Pelo lado do Vila marcaram, Júnio, Renatinho, Nego, Biro, e Elso.

Na segunda rodada anotaram par ao Dallas, Erinho e Cristiano, enquanto Jadiel marcou para o Vila e Leandro errou, o que determinou a vitória e o título de campeão municipal de 2011 para a equipe da Palmares Sul.

Dallas – Elisvan, Ernane, Erinho (Edinaldo), Geovane e Adriano; Márcio Douglas, Evaldo, Mauro (Cristiano) Rafael, Ricardo e Rogério. Tec. Luvanor.

Vila Romana – Tiago, Júnior Rondon, Leandro, Elso e Renatinho; Nego, Edmilson, Foquinha (Biro), Jairinho, Rony (Jadiel) Júnior Chico. Tec. Macaxeira

Final do Campeonato rural

DSC03037

Equipes perfiladas no estádio Rosenão

Na preliminar  da final do campeonato de 2010, ocorrida no último domingo, a Liga Esportiva de Parauapebas sediou a final do campeonato rural. Disputando o terceiro lugar a equipe do Garimpo das Pedras goleou a Palmares II pelo elástico placar de 6 a 1.

Na final Carimã enfrentou a equipe do Pontilhões e ganhou bem por 2 a 0, se sagrando campeã do campeonato rural

Quem foi?

Segundo o que se apurou, o prefeito Darci não digeriu muito bem a so nora vaia que ele tomou no último sábado, por ocasião do comício da governador a candidata a reeleição, Ana Júlia Carepa.

Aliás, Darci imagina que quem começou aa vaias foram alguns membros da  tendência Articulação de Esquerda, o que é rechaçado por estes.

Há quem diga que apoiadores da candidata a deputada estadual, Bernadete Ten Caten foram o pai da criança. Ou seja,  Unidade  na Luta na cabeça.  

 

Polêmica na igreja

Ainda repercute no meio da comunidade católica o último sermão do padre Alisson. Segundo consta, ele fez várias recomendações, alertando para as diretrizes da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que divulgou alerta para que os católicos evitassem votar em candidatos que fossem a favor do aborto e do casamento de homossexuais.
Bom, a carapuça acabou servindo direitinho na cabeça da candidata petista, Dilma Rousseff, segundo ele, era conta as tais recomendações da CNBB. Dilma tem cerca de 50% das intenções de votos e estaria na bica de ganhar as eleições presidenciais ainda no primeiro turno.
Ah! teve muito católico que perdeu as estribeiras e está querendo ver o padre pelas costas. Fala-se até em abaixo-assinado para tirar o padre. Já outros acharm que o padre dar mais valor a parte litúrgica da igreja e o apoiam. Parece que o padre Alisson vai para Canaã dos Carajás.

Praça em petição de miséria

A Praça Mahatma Gandhi está em petição de miséria. Além dos problemas relatados no blog por diversas vezes, como playground destruído, bancos quebrados, fonte luminosa sem funcionar há uma par de tempos e o famoso carandiru, conjunto de boxes que ferra com a paisagem do local, agora a escuridão geral... a gente bem que merece...

domingo, 26 de setembro de 2010

Bons amigos

Machado de Assis

Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

Final no "Rosenão"

Por causa do temporal que se abateu sobre a cidade no último domingo a final do campeonato de futebol de 2010 foi adiado para HOJE.

A partir das 18 horas de hoje, no estádio "Rosenão", o Vila Romana enfrenta o Dallas. A final é uma reprise da final do ano passado, quando as duas equipes se enfrentaram. Na ocasião, deu Vila Romana, que se sagrou campeã, pelo primeira vez na sua história. A final de hoje seria uma espécie de revanche do ano passado.

Esgoto estourado na rua A

Essa é pro Serviços Autônomos de Água e Esgotos de Parauapebas (SAAEP). Ha vários meses, um esgoto estourado na rua A, já perto da torneadora Hipólito incomoda os moradores. Com não tem vazão, a lama, misturada a coliformes fecais passeiam pela sarjeta da via pública, incomodando moradores e clientes de alguns pontos de comércio, localizados no perímetro. Os moradores pedem encarecidamente que providências sejam tomadas.

Compra premiada

Apesar das notícias de que a Polícia Federal já fechou várias lojas de compra premiada e a forte campanha midiática da Honda sobre os perigos das chamadas vendas programadas, em Parauapebas o segmento continua de vento em popa, só não se sabe até quando.

Resenha política

Apesar da correria da campanha, o vereador Faisal Salmen está muito satisfeito. Além de sua campanha está sendo bem recebida pela população, o que lhe dar uma expectativa de uma boa performance eleitoral, o vereador do PSDB, candidato a deputado estadual ainda curte a possibilidade de o candidato do seu partido liquidar a fatura rumo ao governo do Estado ainda no primeiro turno. ### As últimas pesquisas sinalizam que Simão Jatene pode ser eleito já no dia 03 de outubro, sem necessidade de uma nova eleição. ### Por falar em campanha para o governo do Estado, no debate da TV Record, a governadora Ana Júlia teve um desempenho sofrível e conseguiu se sair pior do que todos os outros candidatos. No dizer do caboclo, a nossa governadora apanhou mais do que galinha pra largar o choco. ### A Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip) está promovendo uma série de palestras com candidatos a cargos proporcionais. ### O objetivo é que cada candidato tenha oportunidade de expor as suas idéias e a população ter mais subsídios para escolher melhor quem poderá nos representar na Assembleia Legislativa, ou na Câmara de deputados, em Brasília. ### Ontem, 23 foi a vez do ex-deputado Cláudio Almeida fazer sua palestra. ### Num esforço desesperado de reverter uma situação difícil, onde o risco de perder as eleições para o governo do Estado ainda no primeiro turno é grande, o PT ultima esforços em todos os municípios. ### Além de agrados para candidatos a deputado estadual e federal, que ainda que sejam da coligação, não vestiram a camisa, lideranças políticas que eram vistas com desprezo estão sendo visitadas. ### Em Parauapebas, por exemplo, Toinzinho, Hipólito Reis, Antônio Massud, candidatos a deputado estadual e federal já receberam esse tipo de visita, mas ao que se sabe, nenhum deles se animou a pedir votos para Ana Júlia. ### Nesta semana, várias pessoas tem recebido mensagens pelo celular dando uma senhora queimada na deputada Bel Mesquita. ### Segundo a mensagem, Bel trouxera muitos recursos para Anannideua e deveria pedir votos por lá. ### Mesmo com a possibilidade de ganhar a eleição do primeiro turno, a equipe de Simão Jatene não descansa e tem trabalhador fortemente nas regiões onde as pesquisas mostram que o PSDB não vai bem. É o caso de Marabá e até de Parauapebas, onde a governadora ainda tem muitos votos.

O temporal

Nada indicava que aquela tarde de domingo seria diferente de centenas de outras. Nas últimas semanas o verão afogueado que caracterizou a estação, dava mais uma demonstração de que seria mais um dia daqueles.

No estádio, cerca de 2 mil torcedores, encarapitados nas arquibancadas viviam a expectativa da final do campeonato. A paixão pelo futebol fizeram-no deixar o fim de tarde regado a cerveja e caipirinha nos barzinhos da praça, que mesmo contando com essa imperdoável indiferença, exibiam o movimento costumeiro. Da mesma forma, os balneários da periferia, acolhiam os farofeiros, que como de costume, iriam se encharcar de manguaça no domingão de final de verão.

De repente veio o temporal, mas não foi um temporal qualquer. Como diria a velha gorda, foi um toró de cavalo beber água em pé. Como num relance, lá pras bandas do Rio Verde, o horizonte foi escurecendo e no meio do nada, a tormenta chegou e o céu desabou literalmente sobre a cidade.

Para descontos de pecados, a noite chegou rapidamente e se misturou ao negrume natural, a falta de estrelas e o blecaute, ocasionado pelo desabamento de alguns postes de energia elétrica. Na parte alta da cidade não se via quase nada. Além da escuridão sem fim, pontilhada por raros pontos de luminosidade dos geradores dos hotéis e hospitais só se via rajadas de vento, que varriam a cidade a mais de 100 quilômetros por hora e arrastavam tudo o que encontravam pela frente.

O ápice do pandemônio, porém, ainda estava por vir e se materializou em forma de uma chuva torrencial e violenta que lavou o asfalto, entupiu bueiros e destelhou casas. O espetáculo da natureza não dispensou placas de publicidade, muros, postes de energia elétrica e árvores do canteiro central. Um prédio comercial não agüentou a tormenta e se curvou diante da força da natureza, se transformando num amontoado de escombros.

Tem gente que jura que caiu granizo, outros temeram por um desatino da natureza, tipo tromba d'água, enquanto os mais religiosos atestavam que era o fim do vale de lágrimas. Bobagem, nem tanto a terra, nem tanto ao mar. Agora que a tempestade de domingo já entrou para os anais da história, isso é fato. Daqui a 15, 20 anos vamos ouvir histórias avarandadas, nas quais os avôs contarão aos netos a correria do dia em que cavalo bebeu água em pé no “Peba”.

(artigo publicado no HOJE, edição 430 - Coluna do Marcel)

sábado, 25 de setembro de 2010

PFC se prepara

Prestes a estrear na seletiva do Parazão 2011, o PFC, agora sob o comando do experiente Samuel Candido continua fazendo amistosos com o objetivo de se preparar para os compromissos da seletiva. Este sábado, o compromisso é com uma equipe amadora de Carajás. O amistoso acontece às 18  horas.

Lixão da Sol Poente continua

DSC02792

No final da rua Sol Poente, no bairro da Paz, um novo lixão está sendo criado. No perímetro que compreende o bairro da P e o início do loteamento Paraíso, montes de lixo domésticos, detritos, restos de construção e carne putrefata dão ao local um aspecto desagradável.
O mau cheiro e a carne podre atraem urubus e transtornam a vida dos pedestres e condutores de veículos que utilizam a via pública para acessar o bairro novo. O outro acesso e pela PA-275.
Aonde anteriormente existia um charco, com vegetação aquática, foi feito um aterro, ligando os dois bairros. Uma ponte de madeira transpõe o igarapé Ilha do Coco II, mas, o que deveria ser um avanço, tornou um motivo de reclamação dos moradores. Arlindo Pontes, morador da rua Aracaju, logradouro próximo ao local reclama do mau cheiro. Ele diz que não pé raro, carroças chegarem ao local com restos de comida e carne podre, advindos dos açougues da cidade, “a gente não sabe a quem reclamar, já que a situação acontece quase todos os dias”, diz Pontes.
Acionada por uma denúncia, a reportagem esteve no local na semana passada e  constatou que de fato o lixo estava sendo jogado ali. Nessa semana o problema se repetiu, para desgosto de Daniel Silveira Gomes, que não quis ser fotografado, mas atestou que  dificilmente os caminhões da Clean Serviçe fazem a coleta dos muitos montes de lixo que se acumulam no local, “é uma pena que isso aconteça perto da rua Sol Poente”,finaliza.

Justiça nega habeas corpus para Grazi Barros, que continua foragida

O pedido de habeas corpus impetrado pelo advogado Dácio Antônio Gonçalves Cunha, requerendo a revogação do decreto de prisão de Graziela Barros Almeida foi negado pelo desembargador  relator  das Câmaras Criminais Reunidas, Ronaldo Marques Valle, no último dia 15. A decisão já era esperada, visto que o caso do desaparecimento de Ana Karina ganhou repercussão na imprensa do Estado.

Conforme consta no inquérito, presidido pelo delegado de Polícia Civil, André Albuquerque, Graziela Barros, a “Grazi” teria tido participação no desaparecimento e na morte da comerciária Ana Karina Matos Guimarães. Grazi era noiva do réu confesso,  Alessandro Camilo, acusado de, em companhia de comparsas tramar a morte de Ana Karina, que estava grávida de nove meses de um filho seu. A participação de Grazi no caso teria sido confirmada por um dos participantes no bárbaro crime, que chocou a população do município.

Após a decretação da prisão, Grazi desapareceu do município e foi considerada foragida. O advogado Dácio Antônio tentou sem sucesso o relaxamento do pedido de prisão e investiu contra a imprensa, requerendo que não fossem publicadas nenhuma notícia que houvesse correlação com o episódio, além de outras providências, como a apreensão de equipamentos de jornais e blogs. O advogado também representou contra o delegado André Albuquerque, que presidiu o inquérito, contra a advogada da família de Ana Karina, Amanda Saldanha, e contra o representante do Ministério Público, o promotor  Januário Constâncio, alegando que o segredo de justiça, que o processo estava envolto tinha sido violado. As argumentações de Dácio Antônio, no entanto, não acharam provimento na Justiça.

Ao que parece, o pedido de habeas Corpus em Belém foi apenas um ato da novela que se arrasta há mais de três meses. Grazi continua foragida. 

DESPACHO DO DESEMBARGADOR RONALDO MARQUES VALLE

    “O  desiderato contido no bojo desta ação mandamental é a revogação do decreto preventivo exarado em desfavor da paciente, ao argumento de que, a medida de exceção não se faz necessária, em virtude de não haver nos autos elementos mínimos que justifiquem a sua imposição nos moldes do artigo 312, do Código de Processo Penal. O exame  preliminar dos argumentos  apresentados pelo nobre causídico não remetem à conclusão de ser o caso de concessão da ordem  em caráter liminar , pelo que, indefiro a medida pleiteada. Conforme dispõe a portaria nº 0368/2009-GP, solicitem-se de ordem e através de e-mail, as informações à autoridade inquinada coatora, acerca  das razões suscitadas pelo impetrante, cujas informações devem ser prestadas nos termos do art. 2º, da Resolução nº 04/2003-GP, no prazo de 48 (quarenta e oito horas). Prestadas no prazo, as informações solicitadas, encaminhem-se  os autos ao Ministério Público para os devidos fins; caso não sejam prestadas no prazo legal as referidas informações, retornem-me os autos conclusos para as providências determinadas na portaria nº 0368/2009-GP e outra que julgar adequada”.
15 de setembro de 2010
Desembargador Ronaldo Marques Valle.

Ministro explica o PAC em Parauapebas

Com o auditório lotado por funcionários da PMP e membros da imprensa, aconteceu agora a pouco na Prefeitura Municipal de Parauapebas uma palestra com o Ministro da Secretaria das Relações Institucionais do governo Lula, Alexandre Padilha.

O prefeito Darci Lermen fez a abertura do evento, apresentando os projetos que serão concebidos com os recursos dos PAC’s I e II em Parauapebas. Utilizando-se de um programa de computador e um telão, o prefeito mostrou fotos e projeções das futuras obras, depois passou a palavra ao ministro.

Alexandre Padilha, que disse ser um paraense de coração, já que ainda com 5 anos veio morar no Pará, solicitou as desculpas de todos pelo pequeno atraso no inicio do evento, explicando que o atraso se deu em virtude de hoje ter sido um importante dia para o Brasil, fazendo alusão a oferta de ações da Petrobras que aconteceu hoje em São Paulo. Fez enormes elogios à cidade, o que me fez até pensar se era mesmo de Parauapebas que ele estava falando.

Na sequência, o ministro explicou detalhadamente e com muita habilidade o funcionamento do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, desde a apresentação dos projetos pelos municípios, contratação, execução, até as suas conclusões, parabenizando o município de Parauapebas por já estar incluído nos dois PAC’s.

Depois da palestra o ministro, acompanhado de uma comitiva do governo municipal, foi visitar as obras do Projeto Minha Casa Minha Vida que estão em execução em Parauapebas. A noite o ministro deverá participar do comício que a candidata do PT, Ana Júlia Carepa, faz no bairro da PAZ.

(Fonte: Blog do Zedudu)

HOJE - 430

430

Capa do HOJE 430, já nas bancas. Destaque para tentativa frustada do relaxamento da prisão de Grazi Barros, que continua foragida. O lixão entre os bairros da Paz e Novo Paraíso também é abordado. Não perca.

AE gostou muito

Não é verdade que foi a turma da tendência Articulação de Esquerda que puxou as sonoras vaias, ofertadas ao prefeito Darci Lermen.

As vaias espontâneas partiram  do grosso do povão, mas bem que a  turma da AE gostou muito.

De volta

Depois de passar alguns dias em Jacundá, no velório do pai, seu Dadé, que falecera na última segunda-feira, Wanterlor Bandeira já está na city e ontem mesmo, o moço foi visto no comício da Ana Júlia no bairro da Paz.

Dantas e Santarém já são amarelos

Numa proporção infinitamente menor, aqui pela terrinha outras baixas no front vermelho acontecem todos os dias. É o caso do inoxidável Dantas e seu amigo Santarém.

Os dois deram uma senhora banana para a campanha de Ana Júlia e de Milton Zimmer. Já estão com suas casas com cartazes de Jatene e de outros candidatos do PSDB Há quem  garanta que ele não farão falta, mas não se pode esquecer que a família de Santarém foi uma das primeiras (se não a primeira) a balançar bandeira para Darci Lermen, ainda no começo da década.

Jateneou

A informação que  chegou ontem a noite é que o prefeito de Redenção, Wagner Fontes jateneou. Ontem mesmo ele teria subido no palanque de Simão Jatene e declarara apoio ao tucano.

Fonte é do PTB, que pertence a coligação Acelera Pará, de Ana Júlia, entretanto, há muito tempo que  o PTB flerta abertamente com o PSDB de Simão Jatene. Fontes não é o primeiro. Tião MIranda, ex-prefeito de Marabá e candidato a deputado estadual já declarou apoio a Simão Jatene. Outro que também quer distância de Ana Júlia é o vereador de Parauapebas Antônio Massud, candidato a deputado federal. Massud toca a campanha de forma independente e nem  material com a foto da governadora ele quer.

Ao mundo a passeio

Depois da vaia do prefeito, teve gente que ficou consternado com a situação desagradável, mas segundo eles, estava escrito nas estrelas, ou seja, mais cedo ou mais tarde a vaia iria ocorrer.
"O problema é que Darci ainda não perdeu a síndrome de Peter Pan", disse, se referindo a vida descompromissada que o gestor leva.
Esse blogger costuma dizer que o prefeito veio ao mundo a passeio.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Darci vaiado

Mas heim, não é que finalmente o prefeito Darci teve que se confrontar com o público que o reelegeu, há menos de dois anos? Hoje a noite, no comício da governadora Ana Júlia, que tenta a releição, com a presença do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, Darci Lermen foi demoradamente vaiado.
E olha que não era apenas o público assistente. Uma boa parte da turma do uh,uh,uh era de petistas que não aguentam mais os desmandos e a inércia do prefeito.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Críticas ao Estadão

Texto enviado por Leo Mendes por e-mail e reproduzido no blog. Por falta d espaço deixamos de p ublicar no HOJE 430, mas deveremos fazê-lo na edição 431, excepcionalmente nas ruas na terça-feira.
O Estadão ensandesceu: a manchete de capa de quarta-feira (22/9) transforma um embate episódico entre o governo e alguns veículos de comunicação numa confrontação política de grandes proporções e imprevisíveis conseqüências. E coloca indevidamente o Brasil ao lado da Venezuela e a Argentina no rol dos países latino-americanos onde o exercício do jornalismo e a liberdade de expressão correm riscos.
A manchete da edição – "TV de Lula contrata empresa que emprega filho de Franklin" – é exemplo clássico de um jornalismo panfletário que está substituindo o jornalismo investigativo, com sérios prejuízos para a credibilidade de uma instituição que não pode sobreviver sob suspeição.
O Observatório da Imprensa entrou para a programação da antiga TV Educativa (TVE) em maio de 1998, no último ano do primeiro mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso. Nestes 12 anos jamais sofreu do governo federal qualquer tipo de pressão no tocante ao seu conteúdo. No segundo mandato de FHC e ao longo dos dois quadriênios do presidente Lula jamais houve qualquer interferência do Executivo seja na escolha dos temas ou teor dos comentários.
O Observatório da Imprensa atacou abertamente o presidente Lula quando fez críticas indiscriminadas aos meios de comunicação. Se a TV Brasil fosse mesmo a TV de Lula, o programa televisivo do Observatório da Imprensa não gozaria deste tipo de autonomia.
Clima fabricado
Convém lembrar que este observador já foi demitido inúmeras vezes de grandes veículos por manifestar, em artigos assinados, opiniões que desagradaram as respectivas direções. Já houve casos em que textos publicados neste OI serviram de pretexto para punições em outros órgãos.
Os castigos impostos ao programa na TV Cultura e Rádio Cultura – contrariando voto do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta – e que culminaram com suas eliminações durante a gestão de Paulo Markun jamais levaram este observador a dar dimensão política a divergências técnicas.
Quando o Estadão noticiou a recente crise na TV Cultura, jamais designou a emissora como "TV do Serra ". Afrontaria todas as normas de decoro jornalístico e seria rigorosamente injusta para com o então governador de São Paulo.
As denúncias de favorecimento da empresa Tecnet numa licitação da TV Brasil não pode partir de um fato secundário – seu representante comercial, Cláudio Martins, é filho do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, Franklin Martins.
A irregularidade e aquele que supostamente a praticou compõem os ingredientes básicos da notícia. O destaque ao parentesco do denunciado com um funcionário do primeiro escalão presume uma interferência que não foi verificada. A esta altura, uma acusação rigorosamente leviana.
Este clima exacerbado não ajuda o processo eleitoral, não ajuda o day after, não fortalece nossa democracia nem reforça os paradigmas de objetividade tão caros ao exercício profissional.

Por Alberto Dines Do Observatório da Imprensa em 23/9/2010

ANJ

Como democrata que sou abro espaço para todas as vertentes possíveis e imagináveis, desde que não tentem me avacalhar, porque não tenho e nunca tive sangue de barata. Veicular os pensamentos de Leo Mendes é uma das coisas que mais me apraz, ressalvando que nem sempre concordo com eles (mas maioria das vezes eu concordo). Como jornalista sempre defendi as posições de Associação Nacional de Jornalista (ANJ), embora alguns tentem travesti-la de PIG e de outras nomenclaturas que ao meu ver são irrelevantes, porque a ANJ sempre foi um baluarte da democracia. Estar a serviço do capital, como muitos vociferam é po nto de vista que cada um tem direito de exeternar.

Leo Mendes diz o seguinte:

Dizem por aí que nós, que resolvemos enfrentar o PIG (partido da imprensa golpista), atualmente coordenado pela senhora Judith Brito (ANJ - órgão que o representa oficialmente), somos contra a democracia e queremos cercear a tal liberdade de imprensa (deles), que eu prefiro chamar "liberdade de empresa". Então, estamos propondo um teste para vermos que de fato é a favor da diversidade e do confronto de opiniões e idéias. tenho certeza de que os defensores da democracia, da liberdade de expressão e do livre debate de idéais não se furtarão em publica-lo, oferecendo ótima oportunidade para a reflexão de seus leitores. E olhe que não estamos falando da "arapongagem do RS" - feita pelo governo do PSDB; do "mensalão do MS"; da empresa em sociedade de Verônica Serra e Veronica Dantas; do Escandalo da Alstrom; das privatizações... estes o PIG não noticia, não é mesmo. Aqui é só uma opinião, de um simples professor de comunicação, nada mais. Vamos ver se voce é um democrata mesmo.
Saudações,
Leo Mendes

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Força, Wanterlor

 

O blog, na pessoa do seu proprietário, Marcel Nogueira se une aos amigos e parentes do ex-vereador e blogueiro Wanterlor Bandeira pela passagem do seu paí. O falecimento de seu Dedé ocorreu na segunda-feira.

Força, Wanterlor.

Faisal satisfeito

DSC00130

Faisal Salmen está muito satisfeito. Além de sua campanha está sendo bem recebida pela população, o que lhe dar uma expectativa de uma boa performance eleitoral, o vereador do PSDB, candidato a deputado estadual ainda curte a possibilidade de o candidato do seu partido liquidar a fatura rumo ao governo do Estado ainda no primeiro turno. As últimas pesquisas sinalizam que  Simão Jatene pode ser eleito já no dia 03 de outubro, sem necessidade de uma nova eleição.

Massud intensifica campanha

O vereador Antônio Massud esteve em Curionópolis ontem, 21 fazendo uma caminhada. O candidato do PTB, que busca uma cadeira na Câmara de deputados e sua comitiva foram recebidos por Gildenê, ìtalo e Gabinê, lideranças do município vizinho, que  inclusive participaram da caminhada.  .

No final da tarde,  Massud ainda visitou Cedere I e às 21 horas, o candidato ainda teve energia para conversar com alguns membros do DEM.  Haja fôlego.

Compra premiada

No dia 10 de maio de 2010, o blog abordou o tema das lojas de venda premiadas, inclusive com umamatéria sobre uma ação da POlícia Federal em Redenção.
POis bem, um coentário anônimo faz um alerta, olha só:
"Eletroforte no maranhao ta se preparando pra dar o maior golpe das compras premiadas do BRASIL"

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Homenagem à Apae

Hoje, durante a sessão, a Câmara prestou uma homenagem ao trabalho desenvolvido há 14 anos pela Associação dos Pais e Amigos do Excepcional (Apae). Na sessão uma grande número de alunos inseridos na entidade, al ém de alunos de uma escola de ensino médio, que foram prestigiar o evento.

Comentário de Mário Venditi

Abaixo, comentário enfezado de Mário Venditi que o blog transforma em postagem.

"Ilmo. presidente Lula. Esta mídia que o senhor tanto critica, o tem diariamente nos ultimos 8 anos ao vivo e a cores em suas reportagens, que aliás são na grande maioria divulgando seus feitos, viagens e etc. Nos últimos 11 meses a mesma mídia além de colocar vossa senhoria no ar, colaborou para que Dilma, uma desconhecida, ficasse conhecida e forte para a campanha presidencial. Os escandalos, estão bem embasados, não temos culpa de que existam corrputos em seu governo desde seu inicio com o mensalão por exemplo. Mas inexplicavelmente a campanha de Dilma em nada foi afetada. Mas por favor pare de falar em democracia, pois seus atos sugerem que não a quer mas utiliza-a em seus discursos, os quais não batem com seu comportamento. Por favor deixe Dilma para terminar de implementar a Ditadura disfarçada de Democracia (como Chavez) e suma da tal mídia que tanto despreza e que eu particularmente não aguento mais ve-lo diariamente".

(Mário Venditi)


Lula volta a criticar a imprensa no Tocantins

PALMAS - Durante a inauguração ontem (21) de um pátio multimodal em Porto Nacional, no Tocantins, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a imprensa, dizendo que "não tem uma revista internacional que não tenha a capa elogiando a economia e o governo brasileiros". E atacou dizendo que liberdade de imprensa é "sagrado para fortalecer a democracia, mas não significa que se deve inventar".

Por fim, anunciou que na sexta-feira, 24, promoverá a capitalização da Petrobrás, na Bolsa de Valores de São Paulo. "Será a maior capitalização da história que o mundo capitalista já conheceu", disse.

Completando que "a Petrobrás vai ficar mais rica e poderosa", e,consequentemente, também "o brasileiro". Antes de discursar, Lula pediu que as locomotivas apitassem para marcar a inauguração do pátio. E disse que o barulho significava que o progresso "está passando pelo Tocantins", porque segundo ele, a obra é um marco na história do desenvolvimento do país. O presidente anunciou que em 20 de dezembro pretende inaugurar o último trecho entre Acailândia(MA) e Anápolis(GO), totalizando 1.359 km. Segundo Lula, outra parte da ferrovia do Maranhão até Belém(PA) já foi licitada.

Depois, o presidente destacou a construção do canal do São Francisco, que beneficiará, segundo o governo, 12 milhões de nordestinos.

Empolgado, o presidente disse que a façanha foi tentada por Dom Pedro,sem sucesso, em 1847, e ele(Lula) agora, pretende conseguir. O ex-presidente José Sarney(PMDB), senador da República pelo Amapá, foi chamado de "pai" da Ferrovia Norte-Sul durante solenidade de inauguração do pátio multimodal em Porto Nacional, a 30 km de Palmas.

Sarney, os ministros Mauro Barbosa(Transportes) e Alexandre Padilha(Relações Institucionais), além dos governadores Alcides Rodrigues, de Goiás, e CarlosGaguim, de Tocantins, acompanharam a passagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) pelo Estado.

Gaguim só não esteve na solenidade porque é candidato à reeleição. Foi no governo Sarney, em 1987, que a obra da Ferrovia começou, e, chega, 23 anos depois, à divisa do Tocantins com o Goiás. Neste período, segundo o ministro interino dos Transportes, R$53 bilhões foram investidos na construção de 1,3 mil km, pelos estados de Maranhão, Tocantins e Goiás. Só no trecho que está sendo inaugurado hoje, segundo o diretor-presidente da Valec, José Francisco dos Santos - Juquinha, foram investidos R$ 980 milhões. Somados a estes, R$ 44 milhões para o pátio multimodal de Porto-Palmas e R$ 28 milhões para o de Guaraí, na região central do Tocantins.

A previsão do governo federal é que o trecho tocantinense da ferrovia seja concluído até dezembro. Já a licitação para o uso do pátio multimodal de Porto-Palmas, no entanto, deve ser lançada em outubro.

(fonte: Estadão)

Loteamentos precisam de segurança

Apesar de apresentarem um crescimento exuberante, os bairros oriundos dos recentes loteamentos precisam ser mais protegidos pelas autoridades.

As informações que nos chegam é que nesses loteamentos o índice de criminalidade e delinquencia são grandes.

O negócio é o seguinte, tão logo os moradores se deslocam para o trabalho os vagabundos entram na casa para fazer o "limpa". Alguém precisa fazer alguma coisa.

Apanhou muito

O debate da Record pelo menos serviu para alguma coisa. Serviu para vê que a candidata a governadora do PT, Ana Júlia Carepa está mais perdida do que cachorro que caiu do caminhão da mudança.

Ao contrário do debate anterior, no qual houve uma certa parcimônia, dessa vez todos os candidatos resolveram dá uma sova na gestora, que tenta a reeleição.

Como se diz no Nordeste, Ana apanhou mais do que galinha pra abandonar o Choco.

Até que enfim

Depois de quase dois anos, a ponte sobre o igarapé Ilha do Coco II, na saída da cidade ficou pronta finalmente.

O ponte havia desabado em fevereiro de 2009, desde então o tráfego dos veículos fora desviado para a pista de cima, o que acabava causando transtorno para condutores de veículos e muitos congestioamentos.

Ants tarde do quenunca, agora só reta saber quem pagou os serviços da ponte.

Retificação

Referente o texto postado no blog ontem e erroneamente creditado a Leo Mendes, o blog retifica, graça a colaboração do próprio Leo, que deixa claro que o texto é do blog "Perereca da Vizinha". Abaixo o seu comentário:

"Marcel, o texto é da Perereca da Vizinha. Eu apenas postei, é porque não colou a parte final... mas, há um comentário meu sobre os desrumos do PT do Pará... quem perde é a sociedade".

Nota do Blogger - Vou fazer a edição e retificar o texto original.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Comissão estadual do PDSP é instalada em Parauapebas

Diretoria estadual do  PDSP

Diretoria estadual do PDSP

Davi Chaves, presidente estadual

Davi Chaves, presidente da provisória estadual

DSC02903

Davi Charves, assina termo de posse, observado pelo presidente nacional do PDSP, Cleiton Lima

O Partido Democrata dos Servidores Públicos (PDSP) jê é realidade em Parauapebas. No último domingo, 18 no auditório da Câmara de vereadores, numa cerimônia que contou com a presença do presidente Nacional da legenda, Cleiton Lima Pinheiro a comissão provisória estadual foi empossada, tendo á frente Davi Chaves como presidente.

Davi, juntamente com a diretoria tem agora a atribuição de organizar os diretórios municipais, já que o diretório estadual será em Parauapebas.

Cerimônia – Após a execução dos Hinos Nacional e do município, o presidente nacional abriu os trabalhos fazendo uma explanação da trajetória do partido, que nasceu para representar os interesses do servidor público, “veja bem, hoje o país está segmentado, no Congresso existe a bancada ruralista que defende os interesses dos grandes produtores rurais; a bancada evangélica defende os evangélicos; mas não há nenhuma defesa para nós, que somos servidores públicos e que todos os dias convivemos com a ameaça de ter os nossos direitos desrespeitados”, disse, citando o caso da mudança da idade para aposentados, “nós achamos que essas regras podem ser discutidas, mas para os que ingressarem hoje no Serviço público. Do jeito que a coisa vai, o cidadão morre, mas não se aposenta”.

Cleiton disse ainda que o PDSP não iria colocar impedimentos a futuras alianças com outros partidos, “ o PDSP terá com ponto central a defesa dos funcionários públicos, de modo que se um partido, ainda que seja o PSDB ou o PT tiver no seu programa de governo essa valorização, nós poderemos apoiá-lo”.

Antes de apresentar a nova diretoria, Davi Chaves lembrou o PDSP tinha como coluna vertebral a defesa intransigente dos direitos dos servidores, “nós acreditamos que a classe dos funcionários públicos é um segmento muito importante e sem ela a máquina pública não se movimenta, então é importante apresentarmos uma proposta diferente para a sociedade, na qual a valorização do servidor seja uma realidade”.

Davi disse ainda que o partido não faria proselitismo político, “nós iremos conversar com pessoas sérias que com certeza virão para o partido, mas dentro de um projeto”, disse. Sobre a instalação de comissões provisórias e diretórias em outros municípios, o presidente disse que municípios como Ananideua, Marabá, Capitão Poço e Marabá já tinham contactado a diretoria e manifestado o desejo de levar o PDSP.

Davi finalizou agradecendo alguns membros do Sintepp, como a coordenadora Luciene Moutinho e servidores do Detran e de outros órgãos por acreditarem no projeto.

Após a apresentação da diretoria os presentes foram convidados a participarem de um almoço.

Diretoria estadual do PDSP

Presidente: Davi Chaves

1ª Vice-presidente: Luciene Moutinho

2º vice-presidente: Denizart Paes

Secretário geral: Elisvan Souza Reis

1º secretário: Ivone do Vale Chaves

2º Marcelo Silva Lima

1º tesoureiro: Zildo Costa

2º tesoureiro: Mariozan Araújo

1º vogal: Sebastião Ramos

2º secretário: Milton José Lima Vasconcelos

3º vogal: Francisco Souza

DS derrota Ana Júlia e o PT

Se de fato se concretizar, a derrota da petista Ana Júlia Carepa será a mais acachapante de que se tem notícia na história recente do Pará.

E será uma derrota tão complicada que poderá até arrastar para o fundo do poço boa parte do PT paraense, aí incluídas algumas de suas mais expressivas lideranças, como é o caso do deputado federal Paulo Rocha.

Avisos não faltaram à governadora, mas ela preferiu manter a sua fidelidade canina à Democracia Socialista (DS), talvez a corrente mais arrogante, autoritária e enlouquecida que já apareceu no cenário político paraense, desde sempre repleto de correntes arrogantes, autoritárias e enlouquecidas.

É possível que a DS só encontre paralelo na antiga Força Socialista.

Mas se Edmilson Rodrigues conseguiu, ao fim e ao cabo, manter algum respeito entre os petistas e antigos aliados, Ana Júlia nem isso conseguirá.

Será um triste ocaso para a carreira política da primeira mulher a governar o Pará. Uma carreira, sim, brilhante. Afinal, Ana é uma liderança forjada nas urnas e no movimento sindical.

A passagem de Ana Júlia pelo governo revelou-se, desde o começo, uma sucessão de erros e de grandes lições para todas as lideranças políticas paraenses, e até para os que simplesmente amamos a política.

A primeira é a impossibilidade de um partido, por mais democrático que seja, governar através de uma corrente minoritária e sectária.

Não adianta: o partido pode bater na mesa, como o PT fez várias vezes ao longo desses quatro anos, mas a corrente, por deter a caneta, sempre se julgará “Soberana”.

E talvez o que o PT precise é debater o porquê de as suas mais importantes conquistas no Pará, o Governo do Estado e a Prefeitura de Belém, terem acontecido através de correntes minoritárias e sectárias.

A segunda lição é a distância que existe entre a teoria e a prática política.

O sujeito pode ter lido e relido o Capital; pode ser doutor pela melhor universidade do mundo, mas, se não tiver vivência de política partidária cometerá desatinos que nem um analfabeto cometeria. Até porque, presume-se, o analfabeto teria o básico: humildade. Para não dizer bom senso.

Foram os doutores da DS que conduziram Ana e o PT paraense a essa situação aflitiva em que se encontram.

Desde o começo, esses senhores se comportaram como se possuíssem algum mandato popular; como se fossem eles os eleitos – e não Ana Júlia e o PT.

Tomaram conta do Palácio dos Despachos, dos cargos, do mando.

Por sua arrogância, provocaram toda sorte de conflitos com aqueles que não se curvaram à sua imbecilidade.

Por sua hipocrisia – como se fossem uma ilha de santidade num mar de corruptos – acabaram por afastar todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para a vitória de Ana Júlia, em 2006.

Por sua sede de poder, “devoraram” até os integrantes da própria DS que enxergaram a iminência do desastre.

E, o que é até sintomático: foram também eles, que tanto posavam de “imaculados”, a comandar as transações que resultaram nos piores escândalos do governo petista.

No entanto, por mais simpatia que se tenha pela minha xará, não há como inocentá-la de tudo isso.

Afinal, ela possuía, sim, o poder para afastar esses senhores. Não o fez, apesar de todos os avisos que recebeu. Resta-lhe, agora, apenas arcar – e se possível com alguma dignidade – com o ônus de suas decisões.

É claro que nesses dez dias de campanha muita coisa pode acontecer.

Mas, a cada dia que passa, parece mais improvável que Ana Júlia consiga vencer estas eleições.

Ana conseguiu reunir ao seu redor alguns dos maiores partidos paraenses: PP, PR, PTB, PDT e por aí vai.

E por essa ampla aliança e poderio de que dispõe, conseguiu convencer da certeza de sua reeleição até algumas das maiores raposas políticas estaduais.

E mesmo os partidos e raposas, como é o caso de Jader Barbalho e do PMDB, que não se alinharam com Ana, preferiram não lhe fazer uma oposição cerrada, devido ao poder de fogo que ela conseguiu arregimentar – e que aconselhava, sim, a manter a porta entreaberta a uma eventual negociação.

Fosse um Jader ou um Jatene no comando desses exércitos, e com as máquinas estadual, federal e de várias prefeituras ao seu favor, é muito provável que essa parada acabasse, de fato, ainda no primeiro turno.

Mas Ana vai perder para ela mesma e para a DS.

Não, não é a rejeição, que é apenas decorrência, sintoma, e não a causa.

(Ademais, depois da reeleição de Duciomar Costa, rejeição, no Pará, tornou-se quase que anúncio de vitória...)

Na verdade, Ana Júlia derrotará Ana Júlia, pela incapacidade de governar para todos, em vez de apenas para um grupelho sedento de poder.

E a DS derrotará Ana Júlia porque, para a DS, só importa mesmo é a própria DS.

Taí, o candidato da DS, que deve se eleger apesar da terra arrasada que deixará para trás, que não me deixa mentir.

(Perereca da vizinha)

Willian Barros brilha e fatura 4º Fempa

DSC02871

     Performance do Willian Barros

Depois de três dias nos quais o público presente à Praça de Eventos foi brindado com uma verdadeiro festival de Tons e sons, o carpo de jurados fechou a conta. Na noite de sábado, 18. Dos 24 concorrentes que se apresentaram nas fases eliminatórias, Willian Barros foi o grande vencedor. Veja os resultados

1º lugar: William Barros, de Parauapebas (Os dias que ainda virão). Prêmio: R$ 7 mil

2º lugar: Sérgio João de Araújo Sales, de Macapá (A fé). Prêmio: R$ 5 mil

3º lugar: Ivânia Catarino e Carlos Alberto, de Belo Horizonte (Quintessências). Prêmio: R$ 3 mil

Melhor Letra e Melhor Interprete: Alba Maria, de Belém (Voraz). Prêmio: R$ 2 mil (cada prêmio)

Voz do Povo: William Barros (Os dias que ainda virão). Prêmio: R$ 2,5 mil

Prata da Casa: Rogério Reis (Dilema). Prêmio: R$ R$ 2,5 mil

Torcer é uma coisa, distorcer é outra

Tem gente que está reclamando e fazendo coro ao presidnete Lula, reclamando da imprensa que "anda procurando chifre em cabeça de cavalo", publicando escandalos de corrupção na Casa Civil, cometendo o pecado mortal de dizer que na gestão Dilma Rousseff as coisas já andavam de mal a pior.

Na verdade é mais cômodo achincalhar a imprensa, chamá-la de PIG, porca, mentirosa, fazedeira do jogo dos tucanos do que dar uma olhadinha (ainda que por um breve momento) e verificar se os mensalões da vida, quebra de sigilo do carteiro, pressão sobre a Receita Federal, a ponto de demitir uma servidora, só porque teve a "cara de pau" de dizer que Dilma havia pedido (ou será ordenado?) a aliviar a vida da família Sarney e por último o caso Erenice Guerra existiram mesmo ou se foram estorias da carochinha.

A gente pode até torçer, mas o que não pode (sob pena de se tornar um teleguiado robotizado) é tentar distorçer fatos que aconteceram. A próposito, a Justiça condenou a União a pagar R$ 500 mil ao caseiro Josenildo Souza, por entender que mesmo um ministro de Estado como Palocci não poderia ter avançado sobre direitos constitucionais, mesmo que fossem de um subalterno.

Ah! antes que diam que eu faço parte da mídia bem vagabundinha e que quer a todo custo, num lançe de desespero tentar virar o jogo e favor de Serra, quero dizer que Inês já é morta há muito tempo.

Por último, discordo dos que acham que Dilma vai fazer um mal governo. Ela deve fazer um bom governo, como faria Serra, Marina e até o Zé das Couves. As bases foram lançadas há muito tempo, passando por Collor, FHC e por último Lula.

Concordo com todos os ângulos e pontos de vista, desde que me favoreçam

Marcos Coimbra, manda-chuva do Vox Populi escreveu um artigo ,reproduzido por uma infinidade de veículos de comunicação chamado "Os jornaolistas tucanos". De uma hora para outra, se trnasofmou num guru dos petistas, l ogo ele, que nunca teve boa aceitação e seu instituto sempre foi olhado de soslaio.

O Ibope divulga pesquisa e mostra a subida meteórica de Dilma que vai fazer barba, cabelo e bigode no primeiro turno. Os petistas torcem as mãos de contentamento, mas quando o Ibope diz que Jatnee está na bica de levar no primeiro turno tem petista e até blogueiro que chama as pesquisas de avacalhada e que tudo e fruto da grande imprensa do PIG e outos adjetivos.

Na verdade, a coisa só é boa quando está nos beneficiando, não é?

Energia e net periclitante

A falta de energia, somada a net periclitante estão me azucrinando e me fazendo um relapso com as postagens.

Desculpem, abraços. 

ANJ e OAB condenam ataque de Lula à imprensa

Entidades consideram ‘lamentável’ presidente manifestar desconhecimento sobre papel das mídias em democracias

Martha Beck

A Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) reagiram ontem aos ataques feitos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à imprensa durante comício em São Paulo no fim de semana.

Ao discursar num comício ao lado da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, em Campinas, Lula disse no sábado que a população não precisa mais de formadores de opinião e acrescentou: "Nós somos a opinião pública."

As entidades classificaram a atitude de Lula como "lamentável" e defenderam a liberdade de imprensa.

Durante o comício, o presidente afirmou que a vitória de Dilma nas urnas vai representar a derrota não apenas de adversários políticos, "mas de alguns jornais e revistas que se comportam como se fossem um partido político".

Em nota, a ANJ afirmou que é "lamentável e preocupante" que o presidente manifeste desconhecimento em relação ao papel da imprensa em sociedades democráticas: "O papel da imprensa, convém recordar, é o de levar à sociedade toda informação, opinião e crítica que contribua para as opções informadas dos cidadãos, mesmo aquelas que desagradem aos governantes. Convém lembrar também que ele (Lula) jamais criticou o trabalho jornalístico quando as informações tinham implicações negativas para seus opositores."

Segundo a ANJ, Lula parece ter esquecido suas próprias palavras, pronunciadas no Planalto, em 3 de maio de 2006, ao assinar a declaração de Chapultepec (compromisso hemisférico com a liberdade de expressão), quando afirmou: "... devo à liberdade de imprensa do meu país o fato de termos conseguido, em 20 anos, chegar à Presidência. Perdi três eleições. Eu duvido que tenha um empresário de imprensa que, em algum momento, tenha me visto fazer uma reclamação ou culpando alguém porque eu perdi as eleições."

O deputado federal Miro Teixeira (PDT-RJ) afirmou que as declarações foram feitas num "mau momento".

— Lula brilha quando trata de assuntos de interesse do povo, mas deve melhorar sua biografia recuperando um passado em defesa da democracia e da liberdade de imprensa — disse Miro, responsável pelo fim da Lei de Imprensa.

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, criticou Lula:

— É lamentável que o líder maior da nação tenha esse tipo de postura em relação à imprensa. Triste é o país que não tem liberdade de imprensa, que não pode expressar suas opiniões.

De acordo com ele, só o cenário eleitoral pode explicar as declarações de Lula:

— A imprensa deve ser livre para fazer seu papel de denunciar. Ninguém gosta de receber críticas, mas deve saber ouvi-las e compreender que erros existem e devem ser corrigidos. Acima da Constituição, só Deus.

Martha Beck

“Tava” era bom

DSC02918

A foto acima foi tirada ontem, na residência do blogueiro Zedudu. Curtindo um papo super sadio, Leo Mendes, a juiza Eline Salgado, Wanterlor bandeira e Zedudu.

Quer mais? Além de uma caldeira da tambaqui da melhor qualidade, o cardápio incluiu muita descontração, ao som de um violão arranhado por mim e por Hipólito Reis, uma meia dúzia de história sem compromisso de Popó Costa e todos muito bem acompanhados pelas respectivas esposas.

O negócio “tava” era bom.

Só pra sair na foto

DSC02928

Em virtude das muitas reclamações de leitores do blog, aqui vai um foto da pouca vergonha que se transformou o nosso sistema de sinalização de tráfego.

Com se vê, os semáforos estão pendurados só pra sair na fotografia (literalmente) e para confundir o condutor e o pedestre.

Enquanto isso o caldo de peteca viaja e curte as mordomias que o  cargo lhe confere.

Não é possível que ninguém, nem  assessor, nem nada tenha o mínimo de coragem de alertá-lo, ou falar para o Margalho (que dizem que é quem manda agora na  prefeitura) que seria de bom tom deixar “algum” para fazer frente à essas despesas, que são para serviços essenciais. 

Crap é campeão da Segundona

429a

Lance na  área do Juventude e Willian autor do gol

Por causa da falta de energia, decorrente da tempestade de vento e granizo que se abateu sobre a cidade, no domingo, 19, a esperada final do campeonato da primeira divisão foi adiada para o próximo domingo.

Na partida preliminar que decidia o campeonato da segunda divisão, o Crap de Antônio Neto e Valmir Gordinho ratificaram a boa campanha e se sagrou campeão. vencendo o Juventude por 1 a  0.  A conquista de domingo é a primeira desde a sua  fundação, há 18 anos.

Apesar da evidente superioridade, a partida foi muito disputada e mesmo com uma jogador a menos, desde os 20 minutos do primeiro tempo, o Juventude jogou de igual para igual e teve boas chance de obter um resultado melhor.

No segundo tempo, sem Lourinho, seu principal jogador de articulação, expulso no primeiro tempo, o Juventude, passou a apostar nos contra-ataques, mas a entrada de Willian e Emerson, deram um novo gás ao ataque  do Crap, que passou a forçar as jogadas de ataque, em  busca do gol que lhe daria o título.

Aos 33 minutos da etapa complementar, numa jogada de linha de fundo a bola alçada na área encontrou a cabeça de Willian, que mandou para as redes, decretando a vitória e o título a favor do Crap.

JUVENTUDE - Neto, Gordinho, Souza, Diego, Esquerdinha, Nilson, Lourinho,  Pelado Branco, Bodó, Ronaldinho e Mocó. Tec. Santos.

CRAP – João dos Santos, Charles, Harry, Rodrigo, Esquerdinha, Júnior do Morro, Marquinho, Dinho, (Willian), Coca, Habio e Miguel (Emerson). Tec. A. Neto.

Estrago causado pela tempestade

E por falar em tempestade de verão, veja o pandemônio que a cidade se transformou em razão da tormenta que se abateu sobre a cidade. Com ventos de mais de 100 Km por hora, postes, árvores,  outdoor e até prédio ruíram  levando pânico à população. Dá uma olhada nisso.

DSC02935 

   Prédio não aguentou a pressão do vento e desabou

DSC02939

     Veículo atingido por viga que saltou do prédio

DSC02933

    Estacionamento com muitas árvores no chão

DSC02941

      Esse muro caiu e soterrou vários carros

DSC02946

   Placa de publicidade no chão, na rua E, na Cidade Nova

Tempestade de verão

Depois de muitos dias de seca “braba”, o céu perecia que desabaria sobre as nossas cabeças, no início da noite de ontem. Uma UM tormenta tropical em pleno setembro.

Teve gente que medrou e rezou para todos os santos. Quem tem, tem medo.

 

sábado, 18 de setembro de 2010

HOJE - 429

429

Capa do HOJE, edição 429. Matéria em destaque: os 20 anos do Código do Consumidor e o 4º Festival de Música de Parauapebas.

PDSP

Amanhã, 19, a partir das 13 horas, o Partido dos Servidores Públicos (PDSP) fará uma reunião política no auditório da Câmara de vereadores. Entre os muitos participantes, membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintepp), da Saúde municipal e de outros segmentos.

Em tempo: Davi Chaves é o presidente da provisória estadual.

Barriga de cobra

Por que será que uma iminente prefeito foi desaconselhado a não subir no palanque do Lula no comício de Belém, heim? Será que é porque a avaliação popular do cidadão está mais baixa do que barriga de cobra? Heim? Heim?

Carta aos nobres escribas Noblat e Merval


Por José Marcos

Caros jornalistas, antes de tudo, gostaria de me apresentar: meu nome é José Marcos, sou um profundo admirador e leitor assíduo das suas colunas , aos quais me servem de guia para entender os , muitas vezes, infelizmente, obscuros caminhos da nossa política. Com o tempo descobri que poucos jornalistas, os quais vos incluo, conseguem manter a imparcialidade e a ética nesta nobre missão de informar ao leitor as nuances da disputa política. Portanto, qual não foi a minha surpresa quando percebi que a grave denuncia da revista Carta Capital, nº. 613, sobre a extinta empresa da Filha do nosso futuro Presidente José Serra, que expôs os dados bancários de “apenas” 60 (sessenta) milhões de brasileiros na época do governo FHC, não foi objeto de comentários em suas inserções, no também imparcial jornal O Globo.

É claro que a reportagem da revista Veja, da qual também sou leitor assíduo, está sendo corretamente abordada por vocês, pois fico até desesperado em, apenas, imaginar o Brasil sem as matérias desta que considero a publicação mais patriótica e isenta desta nação. No entanto, apesar da Carta Capital não ter a grandeza e importância da nossa querida Veja, acredito que pela gravidade do escândalo esse assunto mereceria figurar nas suas brilhantes análises.

Como conhecedor da inquestionável probidade de vocês, tenho certeza que este pequeno lapso não foi motivado por nenhuma razão obscura, mas sim, muito provavelmente, pelo grande numero de afazeres que jornalistas desse quilate acabam assumindo. Dessa forma, quero humildemente alertá-los para esse fato, na certeza de que, tão logo tenham conhecimento do tema, passarão a abordá-lo em suas colunas.

Aproveito a oportunidade, na esperança que a grande maioria dos profissionais dessa área se espelhe na indubitável ética e imparcialidade que vocês transmitem para o seu público leitor, para renovar meus sinceros protestos de distinta consideração.


Nota do Blogger. E lembrar que tem gente que acha que Noblat e Merval fazem parte de uma hipotética imprensa que tentar derrubar o PT (como se precisasse) de qualquer maneira. Só lendo muito a Teoria da Conspiração.

A grande final

Hoje, a partir das 22 horas, na Praça de Eventos, acontece a final do 4º Fempa. Confesso que não estava levando muita fé na produção msical local, mas no final das duas eliminatórias, quatro musicas de artistas de Parauapebas estão entre as seis classificadas. Angélica Nunes, com Poeira; Beto de Mayo com História de Pescador; Rogério Rios, com Dilema e Willian Barros, com os Dias que virão são os quatro parauapebens que irão disputar com Adriano Pereira, com a música Saga e Mary de Liz, com Não Quero Falar Inglês.
























































Comissão de sindicância


Por conta de muitos equipamentos, computadores e materiais de escritório que desapareceram da Assessoria de Comunicação da prefeitura, a secretaria de Administração criou uma comissão de sindicância para apurar os fatos e as responsabilidades.

Deve-se dizer que eu também estive na prefeitura para prestar esclarecimento sobre o caso, uma vez que entre 2005 e 2006 assumi Assessoria de Comunicação da prefeitura.

No depoimento me limitei a dizer que quando assumi recebi informalmente os equipamentos e materiais da Ascom e quando sai passei informalmente para o meu substituto os mesmos materiais. Como tenho testemunhas de que tudo ficou lá do mesmo jeito que recebi, estou muito tranquilo, mas, o que aconteceu na Ascom depois disso é um caso de polícia e bastaria a comissão de sindicância querer levar o caso até o final para se colocar fogo na caixa d'água e encher o Ministério Público de denúncias que culminariam em cadeia para muita gente.

O que teve de gente, sendo funci onário da prefeitura, prestando serviço com firma em nome de laranja e se enchendo de dinheiro não está escrito;, o que teve de gente que transformou as instalações da Ascom em estúdio particular para vender serviço para prefeitura foi uma grandeza. Bastaria a comissão verificar o patrimônio de gent e que estava vendendo o almoço pra compra a janta em pouco tempo conseguiu comprar carro e equipamentos de ponta com o dinheiro da viúva.

Se quiserem é só me procurar que eu aponto os nomezinhos de cada um, mas a coisa tem que séria, se não tô fora.

Resenha políticia

A campanha de Ana Júlia em Parauapebas anda mais por baixo do que barriga de cobra. Ninguém que ser nome associado ao da governadora. ### No início da semana, alguns emissários da campanha de Ana Júlia visitaram alguns candidatos a deputado da coligação Acelera Pará para convencê-los a vestir a camisa e levar o nome da governadora. ### Prometeram camisetas, “formiguinhas”, carros de som, um dinheirinho pra boca de urna, mas até agora ninguém aceitou. ### É aquela coisa, se até os candidatos da coligação, que em tese deveriam ser aliados não querem conversa, imagine o eleitor. ### Na sessão legislativa de terça-feira vários requerimentos, dentre os quais um pedido de colocação de alambrado no pólo moveleiro. ### Por mais que haja boa vontade na proposta, a Câmara não deve ter avaliado a situação com cuidado. ### Numa cidade em que se rouba fio de poste pra vender, placas de alumínio, colocar alambrado num lugar deserto é pedir pra ser roubado. O negócio é colocar muro. ### Na sessão mais um pedido de colocação de lombadas. Esse tipo de requerimento só deixa a imagem do vereador meio pra baixo. ### Nessa altura do campeonato vereador tem que está debruçado sobre as contas do prefeito, sobre a gastança generalizada, sobre eventuais excessos no período eleitoral. ### Por falar em Câmara, os vereadores estão com um abacaxi na mão. É que chegou a matéria para a provação na Câmara, em caráter de urgência. ### Trata-se de uma suplementação do orçamento, de 35%, algo em torno de R$ 110 milhões para terminar o ano de 2010. ### Vale dizer que o orçamento aprovado pela Câmara para o exercício financeiro de 2010 era de R$ 270 milhões, com 20% de suplementação automática. ### O orçamento sub dimensionado só tinha uma explicação: passar a idéia que a arrecadação do município caíra e assim fugir das cobranças por mais serviços e obras. ### Depois de capengar por mais de uma semana no governo de Luís Inácio Lula da Silva, a Chefe da Casa Civil, Erenice Guerra pediu o boné e saiu. ### A ministra Não soube explicar como seu filho Israel Guerra conseguiu que uma empresa, quem nem instalações próprias possuía conseguiu contratos de quase R$ 60 milhões da União. ### Erenice substituiu Dilma Rousseff na Casa Civil e o pior é que na região tinha blogueiro, que vociferava contra a revista Veja, que fez as denúncias.

Enquete perto do ridículo

O site www.tvoto.com.br diz que fez uma enquete sobre intenção de voto para governo do estado e o resultado foi tão estapafúrdio que beira ao risível. Veja você, os resultados:

1. Ana Júlia Carepa - 48,9% (517 votos)
2. Simão Jatene - 33,6% (355 votos)
3. Domingos Juvenil - 6,7% (71 votos)
4. Fernando Carneiro - 6,1% (65 votos)
5. Branco/Nulo - 3,1% (33 votos)
6. Cleber Rabelo - 1,7% (18 votos)

A galra desse site deve está agarrado na teta e não solta nem por um decreto.

A árvore magrela

Há poucos anos boa parte dos arredores da cidade ainda era inexplorada. As montanhas e as muitas áreas de charco funcionavam como um enorme empecilho ao crescimento da cidade. Só depois, no início da década os grandes projetos imobiliários passaram a explorar o filão, a cidade avançou, rumo à parte alta.

Já naquela época, até por dever de ofício, costumava fazer fotos dessas localidades ainda incipientes. A árvore já estava lá, bem em cima de uma elevação. Era a coisa mais visível daquela pequena estrada esburacada, que mais tarde se transformaria em rua do bairro Beira Rio.

A árvore, que não tinha a frondosidade de uma mangueira, muito menos produzia frutos como um cajueiro, ou uma jaqueira, mais parecia uma faveira, um piquizeiro do cerrado, um tanto atarracada e sem beleza que justificasse uma foto. A bem da verdade, a única razão pela qual ela se fazia notar era a protuberância do terreno, na qual ela crescera e se formara. No meio de uma capão de vegetação rasteira, poderia se dizer que ela era a princesinha do pedaço; uma princesinha ao avesso, mas era.

Na semana passada, depois de quase dois anos dei uma passada por lá e não é que a magrela continua lá? Por pirraça, ou até para tentar reviver alguma coisa que desaparecera na poeira do tempo, subi a pequena elevação e me sentei à sombra rala da magrela por uns bons trinta minutos.

Mesmo que a sua sombra deixasse a desejar; mesmo que não tivesse frutos a dar, a faveira, ou piquizeiro atarracado ou qualquer coisa que o valha ainda está lá e isso fazia toda diferença.

É lógico que ela não faz parte da história, como os ipês de tons lilás e amarelo do canteiro central, não é famosa como a imburana de Carajás, mas para mim, ela vale tanto ou mais, afinal, na sua pouca sombra me refestelei algumas vezes e cheguei a falar coisas que hoje parecem bobagens. Certo que eram palavras soltas, mas naqueles dias tudo era permitido, até mesmo sonhar acordado à sombra de uma árvore magrela.

Ainda que não fosse o ipê do canteiro central, ou a imburana de Carajás (de saudosa memória, é claro), mas de certa maneira era a minha árvore, assim como o rio que banhava a aldeia de Fernando Pessoa era maior do que o Tejo.

(Artigo publicado no jornal HOJE 429 - Coluna do Marcel)

Jatene abre vantagem sobre Ana Júlia para governo do Estado

O resultado da segunda rodada de pesquisa de intenção de voto reafirma a liderança de Simão Jatene para o Governo do Estado. O resultado da pesquisa Ibope foi divulgado neste sábado (18). Encomendada pela TV Liberal, o estudo foi feito entre os dias 14 e 16 de setembro.

Simão Jatene (PSDB) manteve o mesmo índice de intenções de voto da rodada anterior (43%). Isso representa 13 pontos percentuais à frente da governadora e candidata a reeleição, Ana Julia Carepa (PT). A petista oscila de 33% das intenções de voto conquistadas em agosto para 30% na atual rodada. Juvenil (PMDB) é mencionado por 7% dos entrevistados, enquanto Cleber Rabelo (PSTU) e Fernando Carneiro (PSOL) têm 2% das intenções de voto cada um. Eleitores indecisos somam 12%. Os que declararam intenção de votar em branco ou anular o voto representam 4% dos entrevistados.

Foram ouvidos 812 eleitores - de ambos os sexos - com mais de 16 anos em Belém, região Metropolitana, nordeste, Baixo Amazonas, Marajó, sudoeste e sudeste paraense. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob nº 16556/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº 30268/2010.

Considerando-se apenas os votos válidos, ou seja, excluindo as intenções de voto branco, nulo e eleitores indecisos, Simão Jatene obtém o mesmo percentual da pesquisa realizada em agosto (51% das intenções de voto). Ana Julia tem 36% das menções (eram 38% em agosto), enquanto Juvenil atinge 8% dos votos válidos. Outros candidatos aparecem com 2% cada.

o caso da pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Simão Jatene lidera e atinge nessa pesquisa 35%. Contra 29% da pesquisa de agosto. Ana Júlia é mencionada por 25% dos eleitores e Juvenil por 5%. Outros candidatos constam com 2% ou menos das menções cada.

Segundo turno - Caso a disputa pelo Governo do Pará vá para segundo turno, em um cenário entre Jatene e Ana Júlia, o tucano teria 47% e a petista 31% das intenções de voto dos paraenses. Os indecisos somam 13% e 9% dos eleitores declararam intenção de votar em branco ou nulo.

Expectativa - O percentual de eleitores que acredita que Jatene vencerá a eleição cresce 4 pontos percentuais e representa, atualmente, 44% das menções. Para 31% dos eleitores, Ana Júlia será a vencedora, enquanto 5% acreditam que o próximo governador será Juvenil. Não sabem ou preferem não responder a questão 17% dos paraenses.

Rejeição - Os índices permanecem estáveis em relação à pesquisa realizada em agosto, segundo o Ibope. A atual governadora Ana Júlia continua sendo a candidata com maior rejeição entre os eleitores das áreas pesquisadas. Ela tem 42% das citações. Em seguida, Jatene aparece com 19% das menções, enquanto 17% não votariam em Juvenil de jeito nenhum. Outros 5% afirmaram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos, e 15% dos paraenses preferiram não responder a questão.

Senado - Em comparativo à pesquisa de agosto, a opinião dos eleitores mudou em relação ao candidato do PMDB, Jarder Barbalho. Ele cai 8 pontos percentuais em relação à rodada anterior: antes o candidato tinha 50% das intenções. Neste último levantamento fica com 42% das menções. Já o candidato Flexa Ribeiro (PSDB) cresce de 23% das intenções de voto em agosto para 33% neste último levantamento.

Paulo Rocha (PT) se mantém com 29% das intenções. Em relação aos outros candidatos que disputam uma vaga ao Senado Marinor Brito (PSOL) abocanha 8% e Paulo Braga (PSTU) com 7% da inteções de voto do eleitor. Demais candidatos não ultrapassam 3% das menções. Os indecisos são 42% e aqueles que disseram votar branco ou nulo são 9% dos eleitores paraenses.

Considerando apenas votos válidos, Jader tem 33% das intenções de voto, Flexa tem 26% e Paulo Rocha tem 22%. Demais candidatos variam entre 1% e 6%.

Presidente - Entre os eleitores paraenses, a petista Dilma Rousseff fica estável com 51% das intenções de voto, enquanto Serra (PSDB) cai de 31% para 27% das menções. Marina Silva (PV) obtém 9%, enquanto os demais candidatos não atingem 1% das menções. Os indecisos representam 10% das citações, enquanto 2% pretendem votar em branco/nulo.

Considerando apenas os votos válidos Dilma tem 58% e Serra 30% das intenções de voto. Em um provável segundo turno entre Dilma e Serra, a candidata do PT tem 55% de intenções de voto entre os paraenses, contra 32% de citações ao tucano. Eleitores indecisos são 9% e aqueles que pretendem anular o voto ou votar em nulo somam 4%.