"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

NOTA DE AGRADECIMENTO À IMPRENSA



Caros amigos da Imprensa,

Em 2005, quando assumimos a gestão da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tínhamos bastantes desafios à frente desta que é uma das maiores secretarias da Prefeitura de Parauapebas, tanto em número de servidores quando em demandas. Vocês, profissionais da Imprensa local, foram fundamentais para que tornássemos públicas nossas realizações e conquistas no decorrer destes oito anos de governo. Evidentemente, sempre fazendo o papel fiscalizador externo dos nossos atos administrativos, como bem diria o filósofo francês Michel Foucault em seu clássico “Vigiar e Punir”, de 1975.
Investimos maciçamente na construção de escolas de alto padrão, na formação continuada de educadores e na erradicação do analfabetismo. Cada ato foi divulgado: da trabalheira que tivemos para organizar a casa, em 2005, à realização dos Jogos Interescolares de Parauapebas (JIPs); de eventos de grande porte, como as conferências de Educação, a divulgação de cada um dos dez prêmios que nossa educação municipal conquistou entre 5.568 municípios.
Bem assim, a Imprensa local divulgou o esforço que envidamos para que nossos alunos com algum tipo de deficiência fossem – e sejam – os melhores dentro e fora de Parauapebas. Incontáveis são as reportagens estampadas nos jornais impressos (inclusive como capa) e nas TVs sobre o nosso Núcleo de Atendimento Psicossocial (Napp) e sobre a nossa Unidade Especializada em Atendimento ao Deficiente Visual.
Na zona rural, também tivemos dezenas de registros. Cada escola construída ou reerguida; cada mostra do campo; e cada aluno, professor ou ação destaque recebeu cobertura. Não à toa, entre 2006 e 2012, a marca Semed foi a mais veiculada nos impressos do município, aparecendo em ao menos 650 textos de jornais, com 95% de menções positivas. Em consulta rápida às expressões “Semed” e “Parauapebas” no buscador do Google, a Secretaria aparece em 29 mil menções. Por meio de uma busca filtrada, de notícias, somos lembrados em ao menos 1.000 reportagens, o que muito nos engrandece.
Mediante a ajuda dos amigos da Imprensa, foi possível divulgarmos com júbilo e pompa importantes recordes. Reduzimos o analfabetismo municipal à metade (de 16,3% para 8,1%) entre 2000 e 2010, como nenhum dos 608 municípios com mais de 100 mil habitantes fez. Demos um salto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) tanto no ensino fundamental menor (pulamos de 3,5 em 2005 para 4,9 em 2011) quanto no fundamental maior (saímos de 3,4 para 4,4 no mesmo período), e a expectativa é atingir as metas do Ministério da Educação (MEC) em 2015, ou seja, antes do estabelecido para 2021.
Além disso, se valemos “ouro”, se ganhamos “palmas”, se fomos “top”, se promovemos “integração” e se tiramos “nota 10”, foi porque vocês contribuíram valorosamente para que tenhamos alcançado os prêmios “Ouro” (2006), “Palma de Ouro” (2007, 2009 e 2010), “Top Brasil Marketing” (2010, 2011 e 2012), “Integración Latino America” (2011) e “Gestor Nota 10” (2010 e 2011), respectivamente.
Obviamente, as demandas não foram resolvidas, todas, como gostaríamos. E vocês, da Imprensa, sempre que preciso, chamaram-nos a atenção quando algum problema tentava passar despercebido, como acontece em qualquer setor.
Ainda assim, temos orgulho de nos despedir de nossa missão, sabedores de que mais nos orgulhamos do que pouco lamentamos. Os números deste mês nos permitem isso: a melhor qualidade de vida no Pará é de Parauapebas, segundo a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). A educação foi o quesito que mais evoluiu para isso. Aliás, somos um dos melhores não somente do Pará, mas também de toda a Amazônia, que tem 772 municípios.
Esta semana, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou o Índice Social de Desenvolvimento Municipal (ISDM), e lá estamos nós, mais uma vez, na dianteira do Estado, entre os três melhores em qualidade social. O peso “Educação” foi preponderante.
Como bem deixou claro o mestre Paulo Freire, educação se faz assim mesmo, com erros e acertos, sem, contudo, esquecer-se de ser libertadora. E nesse percurso de liberdade, a Imprensa sempre esteve à vontade para contribuir com nosso trabalho, tecendo críticas para que crescêssemos sempre que se fez e julgou necessário.
Na retomada ao que imortalizou Foucault em “Vigiar e Punir”, um país que não vigia e educa suas crianças e seus jovens depara-se com o crime e, consequentemente, necessita puni-los severamente. E contra essa realidade que se espelha a partir de outros lugares do país, nós, da Semed, e vocês, da Imprensa, temos lutado incansavelmente, levantando a educação como bandeira branca de combate.
Obrigado a todos que contribuíram na missão de fazer deste município o melhor lugar do mundo para viver. Feliz Natal e um Ano Novo de muitas realizações!
Cordialmente,

Raimundo Oliveira Neto.



Nenhum comentário: