A Câmara de Dirigentes Lojistas de Parauapebas (CDL) realizou
importantes atividades em 2012, como, por exemplo, palestras com representantes
do SPC Brasil, e promoveu campanhas com muito sucesso como as do Dia das Mães,
Dia dos Pais, Dia das Crianças e implantou o Sistema de Certificado Digital
para facilitar o dia dia dos lojistas. A avaliação é do presidente da CDL,
Daniel Lopes, destacando que o destaque do ano é a campanha Sonho de Natal, que
foi promovida neste ano teve como objetivo estimular cada vez mais o comércio
local e oferecer aos consumidores e vendedores prêmios valiosos. Daniel Lopes falou sobre estes e outros
assuntos. Confira a entrevista:
Qual a avaliação que o
senhor faz do ano de 2012 para os lojistas de Parauapebas?
De certa forma muito boa. Crescemos menos que em 2011, mas
houve crescimento, já que o comércio de Parauapebas passou por um momento muito
bom e com o encerramento do ano a expectativa está sendo muito melhor ainda porque,
apesar de todo mundo falar em crise, crise na Europa, crise no Brasil, crise na
Vale, o comércio de Parauapebas mostra seu potencial e vem crescendo no ritmo
muito maior do que da China. Acredito que o comerciante que se organizou, se
planejou dentro daquilo que se propôs a fazer, o mercado e a demanda atenderam
a esta expectativa dele. O nosso associado, com quem temos mantido contato
direto, pelo menos, tem nos contado bons resultados de seus negócios em seus
comércios e isso é gratificante para nós.
Quais os setores que se
destacaram em 2012?
De sobra a construção civil.
Não só em Parauapebas, mas em todo o Brasil. A venda de material de
construção cresceu mais até mesmo do que o segmento de supermercado. Isso é
gritante aqui em nossa cidade, haja vista
que o número de loteamentos lançados pelas imobiliárias, que são
esgotados em poucas horas. Então isso já conota o sucesso desse segmento.
Qual sua expectativa
para 2013 e também no que se refere à nova administração que começa em 1º de
janeiro?
A expectativa é boa. Bem, de acordo com dados oficiais, o
Brasil cresce em 2013 menos do que em 2012 e nós estamos em uma área de
minério. Quer queira ou não, estamos ligados a esta realidade e a perspectiva
de crescimento da nossa região, apesar de não ser tão grande como em 2012, mas
crescerá. O Brasil crescerá de 2 a 3% e a região norte crescerá 4 a 4,5%. Eu
acredito que Parauapebas, por ser uma região minerária, cresce acima disso.
Então, a concorrência existe, ela vai estar aí, mas teremos tudo para crescer
acima das expectativas dentro das nossas empresas.
Após a posse do novo
prefeito Valmir Mariano, a diretoria da CDL pretende cobrar ou reivindicar
aquela Agenda Mínima apresentada aos candidatos durante a campanha eleitoral?
Sim. Com certeza. A Agenda Mínima foi uma iniciativa da CDL
com o objetivo de estar sempre participando das grandes decisões da nossa
comunidade. Então não poderia ser diferente, já que somos uma entidade que se
propõe a somar na administração pública. Nós entregamos o documento reivindicatório
para os candidatos mais bem colocados nas pesquisas durante a campanha, no caso
Valmir (PSD) e Coutinho (PT). E iremos buscar junto ao novo prefeito, que
aproveitamos para saudá-lo e desejar todo sucesso em sua administração, ações
para que ele faça um grande trabalho e possa enxergar no comércio varejista de
Parauapebas como um parceiro, com a iniciativa privada somando com a
administração pública em prol do desenvolvimento da cidade e do bem estar da
nossa sociedade. Estaremos não só reivindicando a nossa Agenda Mínima, mas
também buscando soluções junto ao Poder Público que possa trazer melhores
condições de vida para toda a nossa
comunidade. Lógico, que o prefeito, por ser empresário e sair do nosso meio,
nos facilita a convivência, já que ele sabe como uma empresa se porta e como
ela deve se portar para sobreviver neste mundo capitalista. Esperamos que o
novo gestor público possa entender que faz parte da administração do prefeito
municipal manter um comércio atuante e forte. Afinal de contas, são milhares de
comerciários que vivem dessa atividade na nossa cidade.
Qual sua expectativa
para o resultada da campanha Sonho de
Natal, promovida neste mês de dezermbro?
A CDL tem a campanha Sonho de Natal como um de seus maiores
eventos, só perdendo mesmo para o Mérito Lojista, que já é tradicional. E
quando a CDL faz estas promoções ela não está visando lucro, mas sim promover o
comércio local. Há várias campanhas por aí parecidas com a nossa, mas com
prêmios bem inferiores aos oferecidos pela Câmara de Dirigentes de Parauapebas.
Muitas campanhas por aí visam lucratividade e a nossa só visa promover para o
comerciante um evento que possa agregar valor ao seu comércio e ao comerciário.
Agora, se vier lucratividade será bem vinda. Esperamos que o comerciante
reconheça este gesto nobre da nossa entidade, que nos últimos anos se
transformou em uma das maiores campanhas de Natal do sul e sudeste do Pará,
visando unicamente fomentar vendas no comércio varejista da nossa cidade. (Lima
Rodrigues – Assessor de Imprensa da CDL-Parauapebas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário