"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Morre Japonês que sobreviveu às duas bombas atômicas

No último dia 04, o japonês Tsutomu Yamaguchi, única pessoa reconhecida como sobrevivente das duas bombas atômicas lançadas pelos americanos em Hiroshima e Nagasaki no fim da Segunda Guerra (1939-1945), morreu na segunda-feira passada (4), aos 93 anos.

Yamaguchi estava em Hiroshima em uma viagem de negócios por sua empresa de construção de barcos em 6 de agosto de 1945, quando um avião americano derrubou uma bomba atômica na cidade. Ele sofreu graves queimaduras na parte superior do corpo e passou a noite na cidade.

Yamaguchi morreu aos 93 anos; ele é único sobrevivente das duas bombas atômicas
Ele então retornou a sua cidade natal de Nagasaki, a cerca de 300 km ao sudoeste, que sofreu o segundo ataque atômico americano três dias depois. Em 15 de agosto de 1945, o Japão se rendeu.

O prefeito de Nagasaki afirmou que "um precioso contador de histórias foi perdido", em mensagem postada no site da prefeitura da cidade nesta quarta-feira.

Yamaguchi morreu na segunda-feira (4) de manhã de câncer de estômago, mas sua morte foi noticiada apenas nesta quarta-feira pelos jornais japoneses. Os jornais não dizem se o câncer de Yamaguchi tem relação com a dupla exposição à radiação.

Ele foi a única pessoa que, segundo o governo, estava nas duas cidades no momento do ataque --embora outros sobreviventes tenham sido identificados.

"Minha exposição dupla à radiação está agora em um registro oficial do governo. Eu posso contar à geração mais nova a história horrenda das bombas atômicas mesmo depois de morrer", disse Yamaguchi ao jornal "Mainichi", no ano passado.

Nos últimos anos, Yamaguchi deu diversas palestras e entrevistas sobre suas experiências como um sobrevivente da bomba atômica e pediu reiteradamente que o arsenal atômico seja abolido.

Ele apareceu inclusive em um documentário sobre o tema, além de falar diante da ONU (Organização das Nações Unidas) em 2006 e de escrever livros e músicas sobre a experiência.

No mês passado, segundo o "Mainichi", ele foi visitado no hospital por James Cameron, diretor de "Titanic" e "Avatar", que estuda fazer um filme sobre os ataques americanos.

O Japão é o único país que sofreu ataques a bomba atômica. Cerca de 140 mil pessoas foram mortas em Hiroshima e outras 70 mil em Nagasaki.

Yamaguchi é um dos cerca de 260 mil sobreviventes dos ataques. Alguns deles desenvolveram diversas doenças devido à exposição à radiação, incluindo câncer e doenças hepáticas.

A certificação de sobrevivente da bomba atômica garante compensação do governo no Japão, incluindo pensão mensal, atendimento médico gratuito e custos com o funeral.

2 comentários:

Miriam Nogueira disse...

Oi irmão querido, obrigada pelo abraço familiar descrito mais abaixo. Vc é um irmão do qual me orgulho, admiro imensamente. Distante estamos um do outro geograficamente falando, no entanto, aqui, no meu coração vc está tão perto que me sinto aquecida nesse abraço fraterno. nesse aconchego que só irmãos que se amam podem experienciar.

Te amo irmão, Seja feliz com sua família querida, e sucesso em todos os seus empreendimentos.

bjão

Marcel Nogueira disse...

Oi Miriam, legal você ter postado comentário. Rstamos aí.Tô com saudades. Felicidades e um abração desse seu irmão.
Marcel Nogueira