"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


sábado, 28 de abril de 2012

COLUNA DO MARCEL

 Será que eles querem mesmo ganhar?   

A fase de pré-campanha da política de Parauapebas está chegando ao fim, mas mesmo assim, ela tem se esmerado em derrubar prognósticos e jogar no limbo as análises dos chamados articulistas.
    

Deve-se dizer, entretanto, que a culpa não é das bolas de cristais que andam embaçadas ou excesso de miopia dos que ganham a vida tentando ler nas entrelinhas as próximas tacadas do mundo da política. O que se percebe é que na chamada pré-campanha movimentações erráticas têm feito parte do menu da maioria dos que se dizem pré-candidatos a prefeito, embaralhando o jogo e virando o nosso rame-rame de ponta cabeça.
    

O que  tem rolado no front da oposição e lá pras bandas do governo é de deixar até careca de cabelo em pé e a inevitável pergunta surge com toda força: será que eles querem mesmo ganhar as eleições?
    

Tomemos por base os pré-candidatos que deverão ser o centro dos holofotes a partir de julho. Valmir da Integral, ainda que tenha uma situação confortável nessa altura do campeonato tem feito coisas difíceis de entender, além de ter deixado de fazer outras que poderiam lhe dar o chamado up-grade na reta final. Essa de ter escolhido o vice há mais de três meses das convenções com certeza foi de dá dor de dente em serrote. Nada contra o empresário Zé Rinaldo, do PSDB, que se for trabalhado e ter mais um pouco jogo de cintura poderá ter uma grande futuro na política local, entretanto, o momento era propício para continuar conversando com outros partidos e tirar um vice de consenso, que pudesse somar votos, ou no mínimo não perdê-los. Do jeito que a coisa foi costurada (se é  que foi costurada), sobra pouco espaço para a ampliação de uma coalizão que deve ser fundamental para as suas pretensões. A informação de que o empresário Zé Rinaldo será o seu vice fortalece a situação e ainda possibilita o fortalecimento de uma eventual terceira via, que poderá lhe roubar votos preciosas na campanha  que se avizinha. Ainda que não se sustente, a estratégia não deixa de ser um tiro no pé, já que para se desconstruir uma informação demanda tempo, tempo esse que poderia ser empregado em outras iniciativas.
    

Da mesma forma, a situação, que tem como pré-candidato o ex-secretário de Obras, José Coutinho tem feito o possível e o impossível para ficar em maus lençóis. Ainda que a notícia do contrato da prefeitura com a empresa Delta, ligada ao bicheiro Carlinhos Cachoeira tenha sido veiculada depois da sua saída do governo, é evidente que isso é altamente prejudicial às sua pretensões. Como se não bastasse o desgaste de sete anos de governo, essa pixotada do prefeito Darci Lermen será explorada pela oposição até as últimas consequências e pode respingar no seu candidato.

Nenhum comentário: