A cidade de Açailândia, no oeste do Maranhão, sedia nesta quinta e sexta-feira (22 e 23) a reunião dos atingidos pelos empreendimentos da Vale. Os moradores do Pará, Maranhão e Tocantins voltam a se encontrar para aprofundar os debates e ações nos estados da região de Carajás.
O município de Açailândia abriga parte do pólo de ferro-gusa da região de Carajás. As outras siderúrgicas estão no município de Marabá, sudeste do Pará. Recentemente, a Vale elevou o preço do minério do ferro.
No começo do ano, o coletivo realizou um encontro internacional dosAtingidos pela Vale no Rio de Janeiro. Na ocasião, foram apresentados um filme, dossiê dos impactos da companhia que opera em 32 países e uma revista impressa.
Em Açailândia, o filme será apresentado na Câmara Municipal. O coletivo organizado em torno do Justiça nos Trilhos já realizou o lançamento dos documentos em São Luís, Maranhão, Marabá, Pará e agora Açailãndia.
A mobilização do Justiça dos Trilhos tem sido sistemática desde 2007, e vem ganhando maior envergadura desde o Fórum Social Mundial, realizado ano passado em Belém, Pará. E ajudou a cunhar a categoria Atingidos pela Vale.
Nenhum comentário:
Postar um comentário