"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


terça-feira, 19 de abril de 2011

A imprensa tem avançado muito

O renomado jornalista Ricardo Noblat costuma dizer que o jornalista é os olhos e os ouvidos de uma sociedade. Quando o jornalista se corrompe é o fim; o último a sair pode apagar a luz.


Ainda que careça de um pouco mais de prestigio, prestígio esse que não fizemos muito por merecer, o que se percebe é que nos últimos tempos a imprensa de Parauapebas, e aí se inclui a impressa, falada e televisada, além das novas mídias, como sites, blogs etc tem avançado.


Quem diria que o segmento, até pouco tempo enxovalhado e visto com olhar de reprovação pudesse atuar de forma isenta e responsável e por isso mesmo começasse a ganhar respeito da comunidade.


Citarei quatro exemplos ocorridos nos últimos 45 dias, que com certeza darão a exata medida da importância do trabalho sério e voltado para os interesses da comunidade. A ampla repercussão dada ao episódio ocorrido nas proximidades da rua do Meio, quando um policial da Polícia Militar foi acusado de disparar contra um mulher. Em outras épocas, o episódio talvez ganhasse um espaço num canto de pagina.


Outra situação que deve ser destacada é a cobertura que tem sido dada a desativação dos restaurantes do “Costa pra rua”, na qual praticamente todos os veículos de comunicação deram destaque não só ao fato em si, mas aos seus desdobramentos. Evidentemente que respeitadas as linhas editoriais de cada jornal, razão pela qual alguns se posicionaram contra, outros a favor, mas o importante foi a colocação do debate.


Outra situação que ainda está na ordem do dia diz respeito a contratação da OSCIP Bem Viver, uma misto de ONG com empresa privada que tem como atribuição gerenciar sistemas de saúde falidos, com o de Parauapebas. A polêmica ainda está longe do seu final e nesta sexta, 15, mais uma acalorada discussão aconteceu na Câmara, mas, infelizmente, a imprensa não pôde participar. De qualquer maneira, ela estará vigilante.


Por último gostaria de citar uma matéria veiculada nesta edição. É uma denúncia gravíssima e nos reporta aos idos de 2008, quando todo mundo, gregos e troianos, velhos e crianças de colo presenciou o derrame de dinheiro na campanha eleitoral. Pela primeira vez, moradores falam abertamente de compra de votos.


Nesse caso cabe uma investigação da Câmara e também do Ministério Público. A tarefa não é fácil, mas quem foi que disse que investigar tubarões é mamão com açúcar? É como procurar agulha no palheiro, essa turma não dá ponto sem nó. De qualquer maneira, a primeira bola foi alçada pela imprensa, mais especificamente pelo jornal HOJE, que sem dúvida nenhuma está na vanguarda da boa imprensa da cidade e por isso mesmo goza de uma credibilidade poucas vezes vista. O resto fica por conta de quem de direito.

(artigo publicado no jornal HOJE - COLUNA DO MARCEL)

Nenhum comentário: