"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


terça-feira, 30 de março de 2010

Alunos se manifestam por processo seletivo da UEPA

Professor Pedro Jaques e a vereador Percília, autora do requerimento
Aluna Dayane Fernandes e Welton Batista


Cerca de 350 alunos da rede pública estadual lotaram as dependências da Câmara, hoje a tarde. O objetivo foi acompanhar a votação do requerimento da vereadora Percília Rosa (PRTB), que solicitava o envio de Ofício para a secretaria de Educação do Estado, requerendo a realização das provas do PRISE e do PROSEL, da Universidade Estadual do Pará (UEPA), em Parauapebas. Atualmente essas provas são realizadas em Marabá e milhares de alunos deixam de participar do processo seletivo por causa do deslocamento e das despesas com hospedagem na cidade vizinha.

No requerimento da vereadora, foi enfatizado o incómodo do deslocamento, bem como a pequena quantidade de alunos que vão à Marabá para tentar uma vaga na faculdade. Atualmente cerca de 10 mil alunos cursam o ensino médio em Parauapebas, mas apenas uma pequena quantidade desse universo ( cerca de 300) participa do PRISE e do PROSEL, " apebas 2,5% participam dos processos seletivos da Universidade Estadual do Pará (UEPA), o que é um número irrisório", disse o professor de Geografia Pedro Jaques, da escola Marluce Massariol. O educador fala das dificuldade na cidade vizinha todos os anos, "começa com o deslocamento e dos cuidados que se tem em Marabá, mas há despesas com alimentação e estadia, já que os alunos necessitam sair no dia anterior.

Requerimento aprovado - Depois da discussão, o requerimento foi aprovado por unanimidade, o que arrancou muitos aplausos dos alunos. Para a aluna Daiane Fernandes, da aluna do terceiro ano do ensimo médio, da escola Euclydes Figueiredo, o ideal seria um pólo da UEPA em Parauapebas, "mas não é possível que os alunos tenham que se deslocar para Marabá, gastar e se desgastar com o deslocamento e participar em desvantagem com os alunos locais. Precisamos de apoio para que o PRISE aconteca em Parauapebas", disse.

Welton Batista, da escola Marluce Massariol lamentou que outras escolas não tenham liberado os alunos para se manifestarem na Câmara, 'graças a Deus a nossa escola teve eleição direta e por isso a direção apoiou". No decorrer da sessão, o blog recebeu a informação de que outras escolas, inclusive a Euclydes Figueiredo, na Cidade Nova teria inibido os alunos a participarem da manifestação.

Pedro Jaques disse que no primeiro momento é trazer os processos seletivos para Parauapebas, mas, a médio e longo prazo a reivindicação é a vinda d e um pólo da UEPA para Parauapebas.

Nenhum comentário: