quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
Felicitações à Senhorinha
O blog felicita a amiga Senhorinha Simão Silveira, esposa do amigo Walter Silveira, que no último sábado trocou de idade.
O evento que c ontou com a presença de familiares e amigos aconteceu no espaço do Tim, na rua 1, no bairro Primavera.
À senhorinha, as nossas congratulações.
Pai orgulhoso
Robson, que sempre foi uma ardoroso defensor da legalidade e das coisas certas está orgulhoso em ver que o seu filho vai pelo mesmo caminho.
Buraco na PA-275 ocasiona mortes
Os buracos da PA-275 continuam ocasionando acidentes. No último dia 23, um veículo Classic de placas NTA – 5030 e um microônibus da empresa Pinheiros se chocaram, resultando na morte de três pessoas. As vítimas fatais foram à mãe do motorista, Geralda dos Santos Coutinho, o sobrinho Wugeibson dos Santos Coutinho e o amigo José Crisóstomo Lima Dourado que vinha de carona.
Segundo Domingos dos Santos Coutinho, motorista do Classic, o veículo caiu em um buraco coberto de água no meio da rodovia, com o impacto ele perdeu o controle invadindo a pista contrária, batendo forte na lateral direita do microônibus, e em seguida e caiu na ribanceira nas margens da rodovia.
Com o impacto a lateral direita do carro pequeno ficou totalmente destruída. Três pessoas que vinham com Domingos no automóvel morreram no local.
Plebiscito do Pará - um alerta a geopolítica do Brasil
Por Célio Costa (*)
(Blog do Zedudu)
O plebiscito da divisão do Pará revelou mais que um grito de independência, das regiões de Carajás e Tapajós, ecoado por mais de 95% de seus eleitores. Mostrou que a geopolítica do país precisa ser revista. Que as elites paraenses, que controlam a política e a economia do estado, se comportaram com o mesmo egoísmo impatriótico de algumas elites de estados ricos que só reivindicam pra si e são indiferentes aos problemas dos outros.
Ficou evidente que o plebiscito com voto obrigatório ao eleitorado de todo o estado sepulta de vez o processo de descentralização político-administrativa da federação, seja para instalar novos estados ou municípios. Ora, 84% da população brasileira concentram-se nas sedes dos estados e municípios. Para cada três votos paraenses, dois estavam fora das duas áreas que reivindicavam autonomia. Como esperar que regiões sem o apoio das sedes administrativas conquistem sua autonomia? Dificilmente estados e municípios aceitam perdas de territórios e suas implicações políticas e econômicas.
Historicamente a geografia política brasileira ainda traz ranços herdados do período colonial quando a coroa portuguesa desenhou as províncias de modo arbitrário, até mesmo por não dispor de bons recursos cartográficos e censitários. Entretanto, a República Federativa do Brasil herdou esse mapa sem que o submetesse a uma revisão profunda que observasse critérios técnicos e os princípios da equipolência.
Desde a última expressiva reforma político-administrativa do Estado federal, quando pela Constituinte de 1988 foram criados os estados do Amapá, Roraima e Tocantins, o Brasil se desenvolveu a passo acelerado e adquiriu estatura internacional, sua economia já é a sexta maior do mundo. Daquela Constituinte até o Censo de 2010, a população brasileira incorporou mais de 45 milhões de pessoas, o equivalente à população da Espanha, um país que se acha dividido em 52 províncias autônomas, e superior à população da Argentina, que é formada por uma federação de 23 províncias.
Então, passa da hora do Brasil reorganizar seu espaço territorial atendendo as exigências dos novos tempos da República, reordenando em novos recortes as anomalias geográficas de estados que são verdadeiros latifúndios políticos ingovernáveis. Lembrando que a autonomia de regiões penalizadas por “vazios” de Estado é um processo que resulta em multiplicação de espaços sub-regionais, atendendo aos princípios da descentralização administrativa e melhor governança da coisa pública, de equilíbrio regional e integração socioeconômica dessas regiões ao arranjo federativo. Que a falta de governança estatal atiça a desarmonia federativa, impõe alto custo de oportunidade às áreas desassistidas e colidi com o propósito de uma fraternidade federativa.
(*) – Economista, autor dos livros Fundamentos para Criação do Estado do Tocantins (1982), e Assimetrias Regionais no Brasil – Fundamentos para Criação do Estado de Carajás (2011). É co-autor dos Fundamentos para Criação do Estado do Tapajós – Efetivando a Presença do Estado na Amazônia Brasileira (2011).
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
Prévias PT/Parauapebas - Nota da AE
A ARTICULAÇÃO DE ESQUERDA lutou sempre ao lado de sua militância para garantir este desejo de maturar uma candidatura petista comprometida com o modo petista de governar e cobrar de sua bancada o modo petista de legislar, como também, a postura de um candidato que represente e unifique nosso Partido e programa, numa perspectiva de sucessão que signifique a transformação social e garanta a manutenção das principais marcas de um governo popular.
Hoje reafirmamos a importância de um grupo da esquerda petista que, resoluto, corajoso e pautado na estratégia socialista representa muito mais que votos, ao disputarmos em pé de igualdade com grupos estruturalmente mais fortes e numerosos, termos o terceiro candidato mais votado, o companheiro e professor LÉO MENDES, reconhecido por muitos como o mais identificado com as teses do PT que nos faz grandes.
Queremos agradecer a todos e todas militantes que nos apoiaram, aos companheiros do PT PRA VALER que se dedicaram incondicionalmente para esta VITÓRIA e reafirmamos nosso compromisso histórico com a transformação social rumo a uma sociedade mais justa, fraterna, igualitária e socialista! Rumo a UNIDADE PARTIDÁRIA para a VITÓRIA maior nas eleições 2012.
VIVA A LUTA DO POVO!
Direção Municipal da Articulação de Esquerda de Parauapebas
Ausências inadimplentes
Dizem que os dois estão devendo aos cofres do partido, referente mensaalidades atrasadas.
Por conta disso não puderam exercer o direito de voto.
Coutinho se privou de dois preciosos (?) votos. No final, não fizeram falta.
Dia de efervescência no Boteco do Baixinho
Leo Mendes (depois de mostrar um enorme potencial político nas prévias do PT), Zé Vieira (pré-candidato a vereador), Rui Vassourinha, Josemir Santos (cada vez mais favorito nas eleições de 2012), Alderi Gonçalves, Gibi, Rose Valente (de passagem), o interminável Chico Brito e este blogueiro.
Eleições de 2012 foi o tema.
Representação por propaganda fora de época
A representação pediu multa e cessação de futuras candidaturas.
Rafael, de novo
Por enquanto são informações preliminares, logo traremos mais detalhes.
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Espera
Será que ela acredita
que o sono demora, que o amor sabe a hora
de morrer ou de esperar?
Será que ela vem,
quando o dia se abrir, bem de manhã?
ou depois de muitos dias,
quando o viço da alegria
sair porta afora?
Será que ela vem
Na poeira do tempo,
a reboque dos ventos tropicais
quando a solitude jogar fora a juventude
de outros carnavais?
Será que ela vem?
Será que ela está bonita?
Nos caminhos vazios
vai queimar os navios,
vai sofrer, vai desesperar?
Será que ela vem
na contagem do tempo e dos sinais?
sem virtude, sem vicios, só mulher,
uma rainha da ralé
e dos homens do cais?
Será que ela vem
com perfume barato,
e os falsos recatos habituais?
como algo importante que se torna irrelevante
no entardecer da vida fugaz.
Mais de uma dezena de pré-candidatos a prefeito
Mais de uma dezena de pré-candidatos a prefeito. Isso mesmo, você não acordou agora depois de uma ressa ca monumental. Esse time disputa as atenções do eleitor parauapebense, que se mostra cada vez mais arredio. Ainda que a politica seja dinâmica, ainda que o que é hoje pode não ser mais amanhã, nesse momento há uma grande quantidade de pretendentes a cadeira de prefeito no palácio do Morro dos Ventos.
Quem vai ganhar? Quem vai sorrir por último? O exercício de imaginação é tão assustador que nem os mais respeitados adivinhos seriam capazes de antecipar a disputa.
Por outro lado, um tanto indiferente, a população contempla as movimentações dos partidos com um certo ar blasê, sem ao menos perceber que dentro de pouco tempo ela será a personagem principal do pleito político de 2012.
No momento existem vários nomes que se lançaram pré-candidatos. Valmir Mariano, o “Valmir da Integral’’(PSD), Rui Hidelbrando, o “Rui Vassourinha” (PRB), Antônio Massud (PTB), Adelson Fernandes (PDT), Francisco Alves de Souza, o “Chico das Cortinas (PRP), Raimundo Cabeludo (PR) e Agnaldo Ávila (DEM) compõem o time dos que estão no mercado, entretanto a lista pode aumentar e muito. Da parte do governo municipal cinco pré-candiatos brigam pela indicação do PT a prefeito de Parauapebas. Milton Zimmer, Eusébio Rodrigues, Antônio Neto, José Coutinho e Leo Mendes. Desde cinco, um será ungido candidato do governo municipal.
Política que se presa tem suas certezas e suas incógnitas. A primeira delas atende pelo nome de Bel Mesquita, que às vezes ameaça ser candidata, enquanto aos interlocutores mais próximos confidencia que não será protagonista do pleito de 2012. A verdade é que com Bel, ou com outro, como o vereador Odilon Rocha, o PMDB será sempre um partido de respeito, sendo cabeça ou base apoio.
Diante do pressuposto, pode-se dizer que o vereador Faisal Salmen, que vem fazendo um excelente trabalho na Câmara ou o empresário José Rinaldo também podem ser classificados como boas incógnitas.
Mesmo estando no governo, sendo uma das peças mais importantes do governo, há que diga que o PP de Roque Dutra, tido e havido como um potencial futuro candidato poderia encarar um vôo solo. Ou seja, Roque também seria uma incógnita, já que pode acontecer de tudo, inclusive, a sua candidatura a prefeito, abençoado pelo PT. Difícil? Claro! o PT não é de entregar a rapadura, mas, na iminência de perder tudo, vão-se os anéis e fiquem os dedos. Evidentemente que Roque Dutra desconversa e diz que o PP é governo, mas não se deve esquecer que até as campanhas eleitorais faltam ainda seis meses. Muito tempo.
Alianças – Mesmo havendo essa profusão de pretendentes, é quase certo de que haja uma depuração ao se aproximar o período das convenções. Salvo algumas candidatura que já nascem para um vôo solitário, a tendência é que partidos que pensem parecidos se reúnam sob uma mesma bandeira.
Salvo alguma variação, mas há grandes possibilidades de PSDB, PTB, PDT, DEM e PSD conversarem longamente. Se vai dar casamento é outra história, mas que vão conversar, vão.
A principio na situação as coisas tendem a uma composição PT, PP, PSDC e até PMDB e PPS. No momento, há um grand eponto de interrogação.
PRP, PRB, PSOL, de Marden Lima, PR e até mesmo PDT podem encampar uma candidatura própria, mas até junho, muitos lances serão jogados nesse tabuleiro de xadrez que é a política de Parauapebas.
Observação de um velho militante
O militante sabe das coisas.
Prévias do PT indicam segundo turno
No final, 454 filiados aptos votaram e o resultado foi o seguinte:
José Couto: 210 votos
Milton Zimmer: 112 votos
Leo mendes: 94 votos
Antônio Neto: 14 votos
Eusébio Rodrigues: 12 votos.
sábado, 21 de janeiro de 2012
Prévias amanhã
Debate fecha as portas para a imprensa
Ainda que o evento tenha sido divulgado não foi liberado para a imprensa. os jornalista que foram cobrir, foram barrados na porta e ficaram de fora.
Demorou um pouco, mas o ranço autoritário que alguns setores do partido fazem questão de cultivar prevaleceu. Será que esse pessoal pensa que o que aconteceu lá não vai vazar? Ora, se vaza até as bandalheiras do governo, por que não chegaria ao domínio público um simples debate, principalmente quando se sabe que o resultado está escrito nas estrelas.
Por último: se era um acontecimento secreto, por que fizeram na Câmara, que é a casa do povo? Se era secreto por que deram publicidade, a ponto de os pré-candidatos serem entrevistados na rádio Arara Azul?
Perguntar não ofende.
Emergência do HMP cerca de lama
Um dos setores mais importantes do Hospital Municipal de Parauapebas, a Emergência está com sua entrada em estado lastimável. No espaço para atendimento 24 horas e que recebe milhares de pacientes todos os meses, as chuvas que caíram nos últimos dias fizeram a lama transbordar e os muitos buracos que existem no local, tornaram o tráfego praticamente inexistente.
Há mais de 30 dias o problema persiste e as chuvas apenas expuseram a situação. Segundo alguns usuários, os pedestres que procuram a casa de saúde para atendimento têm dificuldade de chegar até o local para fazer a ficha. Por causa da lama e dos buracos, condutores de veículos também têm encontrado dificuldade para trafegar. “Já faz tempo que isso está aí. No verão tinha um monte de buracos e agora, com a chegada das chuvas o local está desse jeito”, disse Manuel Pereira Filho, morador do União, que te problema de pressão alta e precisa de cuidados médicos frequentemente.
No local, existem buracos com mais de 30 centímetros de profundidade, o que acaba se tornando uma armadilha para os usuários, que inadvertidamente podem tropeçar e cair. A água parada também pode ser um grave problema de saúde e atrair doenças como a dengue, que tem na água parada um habitat natural para o mosquito aedes aegypti, que transmite a doença. Outra doença que se dissemina nas enchentes e alagamentos é a leptospirose, transmitida pela urina do rato.
Hospital – A situação caótica e sem sentido é contraditória quando se considera que há pouco tempo o prédio do hospital passou por uma reforma, com ampliação de alguns setores, inclusive com diversos melhoramentos. O setor de Emergência também recebeu pintura, mas, a área de estacionamento não recebeu a pavimentação.
O resultado é muito transtorno
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
Jovem desaparecida
Nota do blogger - O blog, na pessoa do proprietário, Marcel Nogueira torce para que haja um desfecho feliz nesse caso, tão obscuro. À família, votos de felicidade que essa provação termine logo.
Liberdade II
Dezinho, madeira de dá em doido
“Dezinho”, como era chamado pelos amigos era desses que apreciava umas boas carraspanas, entremeadas de uma boa prosa. Era chegado num pif-paf e gostava de contar vantagem sobre suas peripécias de alcova. No dizer dos antigos, ele era perdido morto por um rabo de saia.
Com Dezinho não tinha tempo ruim. Ele tinha aquela coisa de elevar o astral da turma. Uma xavecada aqui, uma anedota ali e Dezinho ia levando a vida.
Na semana passada, entretanto, foi diferente. O dito chegou no barzinho da Sol Poente e jogou apenas duas mãos de sinuca com “Pelego”, um mulato falante e cheio de graçolas, que reparou na sua beca alinhada. Entre uma bola na caçapa e um giz no taco, Dezinho confidenciou que estava pegando uma morena de parar o trânsito, “tô indo pra lá agora ”, disse .
Para garantir o bom desempenho, ele, que não era bobo nem nada passou na farmácia e abasteceu o estoque de pílulas azuis, aproveitando para tomar uma e seguiu todo prosa para o encontro com a tal morena. Caminhou um pouco pelas passarelas do canteiro central e chegou a conclusão que a vida era bela. Enquanto aspirava a brisa daquela noite de início de julho descobriu que ainda podia atrair a atenção de uma mulher mais jovem (mesmo que tivesse que gastar algum).
Perdido em devaneios nem percebeu que perdera muito tempo no trajeto e chegara atrasado ao encontro. A morena tinha dado no pé. Chateado pela pisada na bola, Dezinho maldisse o atraso e o fato de não ter apanhado um mototaxi, “logo agora que pílula está fazendo efeito”.
Já que perdera o melhor da festa, Dezinho decidiu que a noite acabara; o melhor era voltar para casa, tomar um banho frio para baixar a pressão e dormir. Pegou o primeiro mototaxi que encontrou e zarpou, em direção ao Rio Verde. No caminho, levou pavor ao profissional do transporte alternativo, que não esperava o passageiro na garupa no ponto de bala. Pelo sim, pelo não o mototaxista foi guiando o veículo sentado no tanque da moto.
Muito injuriado o camarada chegou em casa e imagina quem pagou o pato? Isso mesmo, D. Nena.
(artigo publicado no jornal HOJE - Coluna do Marcel)
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Debates
Vendendo o peixe na Arara Azul
Até o final de semana todos os cinco pretendentes a candidatos a prefeito terão oportunidade de vender o peixe.
Morador indignado
"Caro amigo marcel,tentei um meio mais facil de entrar em contato com sua pessoa mas nao encontrei, entao decidi postra minha reclamção por meio deste blog.A mais ou menos 3 meses foi inaugurado um bar ali na avenida Santa Catarina bairro Liberdade, conhecido como BAR DO ELVIS, só que os moradores estão indignados com a falta de fiscalização do poder publico,aos domingos eles, os beberrões de plantão interditam a via pública e não deixam ninguem passar, seja a pé ou de carro,e o que mais me deixa a flor da pele e que o DMTT vai lá de vez em quando e interdita a rua ao lado a transversal, os vizinhos estão indignados. Já que pareçe que vc e o unico que tem coragem de falar alguma coisa peço encarecidamente que passe uma horinha por lá, de preferencia aos domingos e que seja a tarde e veja a situação, sem contar com o barulho ensurdecedor que o som de lá, a policia passa por la, pára, entra lá todos os domingos e sai, fazendo o que lá, heim? Essa e minha pergunta, gostaria que vc fizesse uma materia no seu jornal ou blogger acerca deste assunto, que inclusive dizem que o bar e de um camarada conhecido aqui na cidade, e os vizinhos tem medo de falar pq dizem que o cara é batata, sei la, ja foi preso, enfim...
Grato por sua atenção morador indignado".
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
Viajando
Está manhã os filhotes Giuliano e Gabriela viajaram para Goiânia para estudar na cpaital goiana.
Giuliano faz o segundo período de Enfermagem, enquanto Gaby se prepara para o vestibular para Odonto. Sorte e felicidade aos dois. Beijos do papai.
Sala de imprensa na Depol
Posse na Aicop
Na data, o comunicador Laércio de Castro receberá o mandato das mãos do atual presidente Valdyr Silva.
Além de alterações no estatuto será prioridade do novo presidente, além de tentar conseguir uma sede definitiva para a entidade.
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Som nas alturas é campeã de denúncia no Disque Denúncia
Tráfico de drogas e outros crimes ficam em terceiro, quarto lugares. Quase ninguém esperava por isso.
Barulheira infernal
Numa cidade onde uma parcela c onsiderável da população troca turno essa situação é muito séria. Talvez fosse o momento da secretaria de Meio Ambiernte voltar a fiscalizar.
Eleição na Asmup
Presidida por Célia Rocha, que concorre a reeleição a Asmup poderá ter disputa de chapa na eleição de domingo.
domingo, 15 de janeiro de 2012
Conferência
As inscrições vão até o dia 20 de janeiro, sexta-feira, e podem ser realizadas nos postos localizados no Centro Universitário de Parauapebas – CEUP, na Casa do Cidadão, no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS do Bairro Altamira e no Unique Shopping Parauapebas, entre 15h e 21h. A conferência ocorre nos dias 30 e 31 de janeiro, no Centro Universitário de Parauapebas e conta com uma programação que envolve paineis de contextualização, debates, grupos de trabalho, eleição de delegados e propostas a serem encaminhados para a conferência estadual.
Nota - Pelo histórico e pelas jogadinhas urdidas na calada da noite, uma conferência sobre transparência e controle social no âmbito do serviço público de Parauapebas é um grande avanço, mas um grandíssimo avanço.
O script de Dilma
Ilimar Franco
A presidente Dilma não pretende divulgar de uma vez só as mudanças no Ministério. Sua intenção é anunciar no dia 30 o novo ministro de Ciência e Tecnologia e a transferência de Aloizio Mercadante para a Educação. No movimento seguinte, ela vai substituir o ministro Mário Negromonte (Cidades) por Márcio Fortes (PP). Em seguida, divulga os novos ministros do Trabalho (PDT) e das Mulheres (PT). O PR pediu, mas não vai levar a cabeça de Paulo Sérgio Passos (Transportes).
Poesia - O que sou?
Autor: Buchara
Sou o que sou,
Sou a penumbra
Que segue tua sombra, noite e dia;
Contudo não percebes minha agonia,
Nem vês meus olhos cheios de amor...
Sou o que sou,
Sou as pegadas
Que seguem, cansadas, teus passos;
Somando, a cada dia, mais fracassos,
E tropeçando em minha solitária dor...
Sou o que sou,
Não sou mais nada,
Fui, da tua vida, encruzilhada,
Agora sou, só, poeira, estrada,
Que pisas bem forte, com rancor...
sábado, 14 de janeiro de 2012
Milton teria desencadeado as prévias
Dizem que o prefeito Darci tentou de todas as formas evitar as prévias, mas Milton Zimmer bateu o pé e se inscreveu, o que foi a deixa para a inscrição dos demais pré-candidatos a prefeito.
Segundo informações, o problema se deu porque havia um acordo, no qual o prefeito arcaria com o restante das contas da campanha de deputado. Em troca, Milton não se lançaria candidato, mesmo contra a vontade da sua tendência que queria vê -lo candidato a prefeito de Parauapebas.
O problema é que o acordo teria vazado e em pouco tempo a cidade inteira sabia do acordo e algumas pessoas ligadas ao governo espalhavam que Milton teria se "vendido".
Irritado com o que considerou trairagem e rompimento de acordo, Milton teria voltado atrás e se declarado pré-candidato, não abrindo mão das prévias.
Prévias - sangria desatada
Ainda sobre as prévias do PT, elas acontecerão no próximo dia 22. caso não haja maioria absoluta, um segundo turno está previsto para o dia 05 de fevereiro.
Nota - Mas heim, à boca pequena tem muita gente comentando a sangria desatada que as prévias estão sendo. De longe, parece que o debate foi deixado de lado, aliás, o que parece mesmo é que a galera da estrela quer tudo menos o debate. Será que vamos ter trataor?
Cordel do BBB
Curtir o Pedro Bial
E sentir tanta alegria
É sinal de que você
O mau-gosto aprecia
Dá valor ao que é banal
É preguiçoso mental
E adora baixaria.
Há muito tempo não vejo
Um programa tão ‘fuleiro’
Produzido pela Globo
Visando Ibope e dinheiro
Que além de alienar
Vai por certo atrofiar
A mente do brasileiro.
Me refiro ao brasileiro
Que está em formação
E precisa evoluir
Através da Educação
Mas se torna um refém
Iletrado, ‘zé-ninguém’
Um escravo da ilusão.
Em frente à televisão
Longe da realidade
Onde a bobagem fervilha
Não sabendo essa gente
Desprovida e inocente
Desta enorme ‘armadilha’.
Cuidado, Pedro Bial
Chega de esculhambação
Respeite o trabalhador
Dessa sofrida Nação
Deixe de chamar de heróis
Essas girls e esses boys
Que têm cara de bundão.
O seu pai e a sua mãe,
Querido Pedro Bial,
São verdadeiros heróis
E merecem nosso aval
Pois tiveram que lutar
Pra manter e te educar
Com esforço especial.
Muitos já se sentem mal
Com seu discurso vazio.
Pessoas inteligentes
Se enchem de calafrio
Porque quando você fala
A sua palavra é bala
A ferir o nosso brio.
Um país como Brasil
Carente de educação
Precisa de gente grande
Para dar boa lição
Mas você na rede Globo
Faz esse papel de bobo
Enganando a Nação.
Respeite, Pedro Bienal
Nosso povo brasileiro
Que acorda de madrugada
E trabalha o dia inteiro
Da muito duro, anda rouco
Paga impostos, ganha pouco:
Povo HERÓI, povo guerreiro.
Enquanto a sociedade
Neste momento atual
Se preocupa com a crise
Econômica e social
Você precisa entender
Que queremos aprender
Algo sério – não banal.
Esse programa da Globo
Vem nos mostrar sem engano
Que tudo que ali ocorre
Parece um zoológico humano
Onde impera a esperteza
A malandragem, a baixeza:
Um cenário sub-humano.
A moral e a inteligência
Não são mais valorizadas.
Os “heróis” protagonizam
Um mundo de palhaçadas
Sem critério e sem ética
Em que vaidade e estética
São muito mais que louvadas.
Não se vê força poética
Nem projeto educativo.
Um mar de vulgaridade
Já tornou-se imperativo.
O que se vê realmente
É um programa deprimente
Sem nenhum objetivo.
Talvez haja objetivo
“professor”, Pedro Bial
O que vocês tão querendo
É injetar o banal
Deseducando o Brasil
Nesse Big Brother vil
De lavagem cerebral.
Isso é um desserviço
Mal exemplo à juventude
Que precisa de esperança
Educação e atitude
Porém a mediocridade
Unida à banalidade
Faz com que ninguém estude.
É grande o constrangimento
De pessoas confinadas
Num espaço luxuoso
Curtindo todas baladas:
Corpos “belos” na piscina
A gastar adrenalina:
Nesse mar de palhaçadas.
Se a intenção da Globo
É de nos “emburrecer”
Deixando o povo demente
Refém do seu poder:
Pois saiba que a exceção
(Amantes da educação)
Vai contestar a valer.
A você, Pedro Bial
Um mercador da ilusão
Junto a poderosa Globo
Que conduz nossa Nação
Eu lhe peço esse favor:
Reflita no seu labor
E escute seu coração.
E vocês caros irmãos
Que estão nessa cegueira
Não façam mais ligações
Apoiando essa besteira.
Não deem sua grana à Globo
Isso é papel de bobo:
Fujam dessa baboseira.
E quando chegar ao fim
Desse Big Brother vil
Que em nada contribui
Para o povo varonil
Ninguém vai sentir saudade:
Quem lucra é a sociedade
Do nosso querido Brasil.
E saiba, caro leitor
Que nós somos os culpados
Porque sai do nosso bolso
Esses milhões desejados
Que são ligações diárias
Bastante desnecessárias
Para esses desocupados.
A loja do BBB
Vendendo só porcaria
Enganando muita gente
Que logo se contagia
Com tanta futilidade
Um mar de vulgaridade
Que nunca terá valia.
Chega de vulgaridade
E apelo sexual.
Não somos só futebol,
baixaria e carnaval.
Queremos Educação
E também evolução
No mundo espiritual.
Cadê a cidadania
Dos nossos educadores
Dos alunos, dos políticos
Poetas, trabalhadores?
Seremos sempre enganados
e vamos ficar calados
diante de enganadores?
Barreto termina assim
Alertando ao Bial:
Reveja logo esse equívoco
Reaja à força do mal.
Eleve o seu coração
Tomando uma decisão
Ou então: siga, animal.
Não é novidade
Como queria votar, Lermen pagou na última hora. Tem que ver se Lermen vai pagar o que deve agora.
Prévias do PT
Segundo informações, 510 filiados estão quites com suas obrigações partidárias e estão aptos para votar.
Ainda segundo informações, o prefeito Darci Lermen não vai votar nas prévias porque estaria inadimplente. É a treva.
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
Previsões para 2012 II
Universidade – Apesar do esforço dos alunos, que têm carregado a causa nas costas não será fácil. Não houve interesse por parte do Poder Público que tratou a questão da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) com um desprezo irritante. Menos mal que a Câmara aprovou R$ 12 milhões no orçamento de 2012 para a construção do campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), mas os recursos não serão suficientes, visto que a contrapartida da Vale de R$ 20 milhões, como integrante do projeto fez água. Com certeza, em 2012, Parauapebas não terá UFPA e muito menos Unifesspa. O projeto só deve acontecer em 2014.
Crescimento da cidade – Essa é fácil. Independente das movimentações políticas, a cidade continuará crescente e atraindo investimentos externos, o que significada dizer que o emprego continuará abundante e o comércio em alta. O dado preocupante é que o valor dos imóveis continuará nas alturas, incluindo o aluguel.
Vale – A mineradora deve fechar 2012 com cerca de 130 milhões de toneladas de minério de ferro. A produção deve levar a arrecadação do município às alturas. Os royalties, juntamente com outros tributos como ISSQN e ICMS farão com que o município arrecade no mínimo R$ 50 milhões por mês. O problema não tem sido a falta de grana, mas bons administradores para ela.
Obras – O que se terá em 2012 é o mesmo que se teve em 2011, 2010, 2009... No inverno a prefeitura tentará fazer serviços de infraestrutura, mas, como acontece todos os anos, o inverno inviabilizará a iniciativa e como no verão não há problemas de trafegabilidade, os serviços só serão retomados no próximo inverno. Bairros com geografia favorável como Casas Populares devem receber obas estruturais concluídas. No Betânia, Novo Horizonte, Bela Vista, jardim Canadá a coisa continuará feita.
Câmara – Ano atípico, com eleição em outubro. O Legislativo deve continuar sendo palco de manifestações populares, que deverão se intensificar a medida que as eleições se aproximam. De olhos nas possibilidades de eleição, os vereadores deverão aprovar o aumento de cadeiras, mas, nem de longe pensam nas 19 cadeiras que o município tem direito. O consenso entre os vereadores que vão votar a proposta é que Parauapebas tenha 16 vereadores em 2013, mas a hipótese de 15 ou 17 parlamentares não está de todo descartada.
Política – Enquanto o PT se apressa em escolher o pré-candidato que disputará sucessão municipal, a oposição tenta se organizar com o mesmo objetivo. No momento, o nome que está em evidência é o do empresário Valmir da Integral, mas isso não quer dizer que não exista outros nomes. Rui Hildelbrando, o “Rui Vassourinha” está no jogo e tenta atrair apoiadores para a campanha. Os vereadores Adelson Fernandes e Antônio Massud, que fazem oposição ao governo municipal já se anunciaram pré-candidatos a prefeito, assim como o empresário Agnaldo Ávila e o proprietário da Rádio Arara Azul, Raimundo Cabeludo. Nesse cenário, o ex-prefeito Chico das Cortinas, volta a cena política e quer ser o próximo mandatário da cidade. Fechando a conta, restam duas incógnitas. Não se sabe se o PMDB terá candidatura própria (Odilon Rocha ou Bel Mesquita) ou se o partido apoiará alguma chapa viável, de preferência indicando o vice. A segunda situação é o PP de Roque Dutra. Por enquanto ele é base de apoio ao PP, mas há quem arrisque que ele terá candidatura própria.
Pelo menos na questão política, as cartas já estão lançadas, agora, quem vai ganhar, nem mesmo os melhores cartomantes arriscarão algum palpite. É melhor esperar a apuração.
Previsões para 2012 I
Todo início do ano, os adivinhos, cartomantes, quiromantes e afins se apressam em fazer previsões, que na maioria das vezes nem chegam perto da realidade.
No consumo interno da terra do Rio de Águas Claras, a expectativa é total. Além dos assuntos do reino, que passam pela falta de água na maioria dos bairros, da falta de estrutura em outro tanto da cidade, tem a questão política.
A Câmara terá quantos vereadores? Quem v ai ocupar a cadeira do morro dos Ventos? Enchentes? Universidade? Crescimento da cidade? Obras? Emprego? Legislativo? Política? Esses são exemplos de indagações que passam pela cabeça de qualquer cidadão de Parauapebas, afinal, no sopé da serra nada acontece tranquilamente, ao contrário, a panela de pressão vai continuar fervendo. Essa é a primeira e a mais acertada previsão para 2012. E nem precisou de bola de cristal.
Sem recorrer aos préstimos dos profissionais especializados, baseado apenas nas evidências e nas sinalizações de 2011, o HOJE vai adiantar alguns fatos, mas adianta que são apenas especulações, que podem se materializar ou não. De qualquer maneira é melhor vislumbrar o passar do que perder tempo em vãs retrospectivas que só são importantes para quem gosta de se debruçar no passado.
Ávila concede entrevista ao jornal HOJE e fala de política
Desde o distante 1989, quando o empresário e ex-vereador Agnaldo Ávila, juntamente com a esposa, Elvina Santis chegou em Parauapebas para atuar no Fórum recém-inaugurado, já se passaram mais de duas décadas. Pode-se dizer que Ávila foi testemunha da transformação de uma cidade provinciana em uma metrópole regional. Hoje, à frente do empreendimento Nazaré Concretos, o empresário recebeu a reportagem do HOJE para a seguinte entrevista:
HOJE – Como começou a sua história em Parauapebas?
Ávila – Em 1989, um ano após a emancipação do município a minha esposa foi nomeada escrivã de todos os ofícios do fórum de Parauapebas e por essa razão viemos para cá.
HOJE – A maioria das pessoas vem para passar uma temporada e acaba ficando. Com vocês aconteceu isso?
Ávila – A função da minha esposa era temporária, porque o ingresso na função se dava através de concurso, mas o concurso demorou muito e acabamos ficando, com isso a minha esposa Elvina, que era sucessora natural do cartório de Marabá, direito adquirido na Constituição deixou de assumir o cartório de Marabá, mas os quase 20 anos que estivemos à frente do cartório de Parauapebas nos deu oportunidade de nos inserir no cotidiano da cidade e tomar conhecimento dos seus principais problemas.
HOJE - Depois de quase duas décadas à frente do cartório da cidade você atua hoje no segmento de concreto. Como está sendo a experiência de empresário?
Ávila – A Nazaré Concreto vai bem, graças a Deus, mas não há como negar que é muito difícil ser empresário hoje em dia no Brasil. Nós temos hoje uma carga tributária que é uma das maiores do planeta, de modo que trabalhar honestamente com tantos encargos é muito difícil, a legislação tributária e trabalhista precisa ser revista porque do jeito que está é necessário matar um leão por dia.
HOJE - Como se deu o seu ingresso na política?
Ávila - A nossa entrada na política era inevitável e depois de recebermos o convite da então prefeita Bel Mesquita para assumir a secretaria de Meio Ambiente fui para a prefeitura. Era uma secretaria muito difícil, outros prefeitos tentaram mais não conseguiram. A Bel fundou a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente que cuidava da limpeza urbana, do meio ambiente, ganhando inclusive o prêmio Top de Ecologia. Criamos na época o DMTT e outros órgãos.
HOJE – Como foi essa experiência?
Ávila – Com dissemos, era uma secretaria difícil, porque não tinha nada de simpática, ou filantrópica, ao contrário, tomava decisões desagradáveis, deixava alguns insatisfeitos, mas a população aprovava, com aconteceu com a desocupação da Feira do Rio Verde. Às vezes nós tirávamos cavalos das ruas e os proprietários ficavam irritados, outras vezes uma barraca em local inadequado, mas as pessoas viam que estávamos fazendo o trabalho da melhor maneira possível e deu certo. Na eleição de 2004 fomos eleitos vereador com 1.904 votos, o quarto mais votado.
HOJE – Como você avalia seu trabalho na Câmara?
Ávila – Acreditamos que o Brasil tem jeito, Parauapebas tem jeito, agora, cada um tem que fazer a sua parte, nós fizemos a nossa parte no Legislativo, Fora dele O Instituto Alberto Santis que era uma instituição sem fins lucrativos disponibilizava serviços médicos e odontológicos à população que não tinha condições de pagar. Enquanto presidente da Câmara fizemos o maior fórum de segurança que a região já viu, com a presença de prefeitos, vereadores e membros do Poder Judiciário da região.
HOJE – Você construiu sua carreira política no PMDB, mas hoje pertence ao Democratas. Por que a mudança?
Ávila – Na última eleição ficamos suplentes no PMDB, mas com o passar do tempo, a gente ficou sem espaço dentro do partido, por isso tivemos que buscar um novo partido, que tivesse uma filosofia parecida com a nossa maneira de pensar. Vários partidos me procuraram, mas no final acabamos fechando com o Democratas.
HOJE – Nos últimos tempos o Democratas diminuiu de tamanho e se tornou um partido médio. Como fazer o partido voltar a ser protagonista?
Ávila – O presidente do partido em Parauapebas é o Magleano Baese, que sempre lutou por uma Parauapebas melhor. Ele me fez o convite para que eu o ajudasse a dar ordenamento ao partido e nós estamos fazendo isso, levamos pra lá pessoas sérias, fomos em busca de outros, que infelizmente estão atrás de vantagens e nós não oferecemos isso, por isso acreditamos que faremos a diferença nessas eleições.
HOJE – Desde o início da sua carreira política você queria ser prefeito. O momento é esse?
Ávila - Estamos a disposição do Democratas e o partido almeja uma candidatura própria, mas é evidente que ela precisa ser viável, se isso não acontecer vamos procurar outros partidos, vamos conversar sobre o que é melhor para Parauapebas. Uma vez eu disse pra você que tudo que eu tinha estava em Parauapebas. Essa é a cidade que escolhi pra viver, pra criar os meus filhos e netos, aqui eu montei minha empresa. Eu me coloco meu nome à disposição do partido, que no devido tempo, nas convenções de junho decidirá.
O reveillon e as baladeiras de Carolina
Apesar dos atrativos, o objetivo da minha visita foi rever Seu Bento e D . Diana, meus pais, que carregam um bom punhado de anos nas costas. Como fui sem a família me preparei para um réveillon tranquilo e sem agitação, monótono até. Acostumado a ebulição característica de Parauapebas, já me preparava para a quietude da centenária cidade, quando Willian Bayerl e Rui Guilherme, acompanhado da família apareceram por lá, em pleno 31 de dezembro, a tempo de estourar a champagne em solo maranhense.
Depois da virada, já no domingo demos uma esticada no tradicional mercado. A bem da verdade, o tal mercado não é lá essas coisas, não tinha, por exemplo, o movimento de uma Feira do Produtor, entretanto, contém todos os elementos de uma boa feira nordestina; bons contadores de causos, que entre um gole de café preto, ou uma talagada de cachaça de cabeça, daquelas de dá dor de dente em serrote, direto do alambique, desfiavam repertórios de episódios do sertão, quase sempre entremeado de invencionices. No setor do peixe, caranhas, maparás e tambaquis disputavam a atenção dos frequentadores dominicais, que reclamavam que depois da implantação da barragem do estreito, o peixe ficara escasso e os preços estavam pela hora da morte.
O negócio era dar um bordejo na parte externa do mercado, onde vendedores de rede disputavam espaço com o homem da cobra, que vendia o elixir milagroso. Tiro e queda para panariz, unha encravada, lombricoide e ainda por cima levantava o moral do sujeito, que não ia bem na alcova. No passeio público, o mestre das ervas aromáticas anunciava aos quatro ventos o preparado de manjericão, sortilégios para amarrar marido, sossegar corno e arruda para afastar mau olhado.
Dando um toque de modernidade, vendedores de DVDs e CDs, sem a presença incômoda da política. Mais à frente, a barraca concorrida da D. Luzinha, repleta de cuscuz de arroz, bolo de arroz e puba e broa de milho. A barraca existe há pelo menos 30 anos e a toada é sempre a mesma. Muita conversa fiada e salvo algumas gambiras, só trocados e mais nada.
Para não voltar com as mãos abanando, Willian Bayerl cismou de comprar uma baladeira, feita com pneu de caminhão. “Essa aqui é pra dar na cabeça de político safado do Peba”, disse.
Ainda que a tirada improvisada tenha provocado riso, pelo sim, pelo não, acabei comprando por três “mirreis” outra baladeira, afinal, nunca se sabe...
(Artigo publicado no jornal HOJE - Coluna do Marcel)
Quiprocó
Na terça-feira o inusitado. Dois proprietários de lanche, em frente à Câmara se desentenderam e pouco não dá vias de fato. Clientes aparvalhados assistiam os dois se acusarem e foi preciso a turma do deixa disso entrar em campo para evitar um quiproquó maior.
Golpista preso
Surpresa agradável
Nem é preciso dizer que a mulher voltou pra casa satisfeita e com os aparelhos recuperados.
Cinco pré-candidatos a prefeito no PT
Nada menos do que cinco inscrições foram registradas, o que equivale dizer que as prévias dentro do partido serão movimentadas. Antônio Neto, secretário de Habitação; José das Doute Couto, o “Coutinho”, secretário de Obras; Leonidas Mendes, secretário adjunto do Planejamento; Milton Zimmer, deputado estadual e Eusébio Rodrigues, vereador do PT são os nomes do partido para a eleição desse ano.
Segundo informações de fontes do partido, os pré-candidatos Eusébio Rodrigues e Milton Zimmer que teriam apresentado irregularidades nas inscrições poderiam ter as pré-candidaturas impugnadas pelo partido. Essa informação, entretanto, não é oficial.
Dos postulantes a vaga de candidato do PT, há figuras frequentadoras dos noticiários, como Coutinho, Eusébio e Milton Zimmer. Nesse contexto, Leo Mendes e Antônio Neto são considerados emergentes dentro do partido.
Por sua capacidade de articulação, Antônio Neto tem muitos apoios dentro do partido e foi um dos responsáveis pela eleição de Raimundo Vasconcelos à Câmara de vereadores. Leo mendes é representante da tendência Articulação de Esquerda (AE), uma das mais aguerridas do PT.
Por ser responsável pela principal pasta do governo municipal, o secretário de Obras Coutinho é o que está mais em evidência, enquanto o deputado Zimmer apresenta os melhores índices de preferência eleitoral em pesquisas recentes. Por ter sido o último presidente da Câmara de vereadores, o vereador Eusébio pode surpreender, mas no momento o favoritismo atribuído a Coutinho é normal, mas não garante absolutamente nada. Ainda tem muita água pra rolar debaixo da ponte.
Alianças – Uma coisa é certa, para ter alguma possibilidade de vitória, o partido precisará fazer alianças. Com o desgaste da atual administração, a tendência é que o escolhido herde boa parte da rejeição que hoje pertence ao atual prefeito, Darci Lermen.
O PT conta como certa a aliança com o Partido Progressista (PP), que hoje tem o maior grupo político da cidade. Além do PP, o PSDC também pode fazer parte do arco de alianças, já que conta com um vereador da base do governo.
O PPS e o PSC são incógnitas, assim como o PMDB, que pode ir para qualquer lugar, inclusive sair com candidatura própria. O PT conta com esses partidos e está abrindo espaços no governo para tê-los em 2012
HOJE 484
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
Disque Denúncia de Marabá atinge 1000 ligações em menos de dois meses
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
Propaganda enganosa
Com se sabe, anunciar bens, produtos de f orma inverídica vai contra o Codigo de Defesa do Consumidor. Para o causídico , os outdoors espalhados pela cidade alardeando um número fantasioso de moradias doadas à população configura propaganda enganosa.
Colisão de carro e moto. Por pouco mototaxista não leva a pior
Na sexta-feira , um veículo em alta velocidade que trafegava na rua B invadiu a preferencial da rua 10 e colidiu com uma oto. Por sorte o condutor da moto, que trabalha no serviço de mototaxifratura nas pernas.
O mototaxista foi arremessado vários metros, mas não teve fraturas.
O condutor do veículo, visivelmente percebeu a iminência da colisão e levantou as pernas, o que evitou alcoolizado não se deu por achado e tentou se evadir do local. Não conseguiu e foi cercado por vários mototaxistas que exigiram que ele arcasse com os prejuízos.
Banco sem dinheiro
Para descontos dos pecados, o banco está pagando os aposentados e pensionsitas e o interior da agência mais parece um pandemônio.
Promessa de que tem muita gente que vai dormir no banco hoje.
domingo, 8 de janeiro de 2012
Maradona critica Leonardo
Atual treinador do Al Wasl, dos Emirados Árabes, Maradona não poupou críticas ao brasileiro Leonardo, ex-treinador de Milan e Inter de Milão, e hoje diretor esportivo do Paris Saint-Germain.
"Eu não consigo entender Leonardo. Não entendi quando ele trocou o Milan pela Inter e entendo ainda menos aquilo que ele faz hoje no PSG", disse Maradona em entrevista ao programa Canal Football Club, do Canal Plus.
"Me pergunto se ele é um jogador, um treinador, um agente ou um petroleiro. Não entendo. Esta é a prova que no futebol, se você souber fazer lobby, você ganha", completou.
Leonardo assumiu o comando técnico do Milan em 2009 e ficou apenas uma temporada. Em dezembro de 2010 foi anunciado como treinador da Inter de Milão. Em julho de 2011 deixou o clube.
Logo depois foi nomeado o novo diretor esportivo do Paris Saint-Germain, clube que atuou como jogador em 1996/97.
Brasil entre 2012 como preferido dos investidores
Lenadro Modé
A primeira semana de 2012 comprovou que o Brasil mantém o posto de queridinho dos investidores globais. Bastou uma pausa nas preocupações com a Europa para o País se destacar.
Nos cinco primeiros dias úteis do ano, o Tesouro Nacional e duas empresas privadas captaram juntos US$ 2,6 bilhões no mercado externo.
Se fosse mantido pelas outras 51 semanas do ano, seria um ritmo três vezes superior ao de 2011, quando as emissões atingiram US$ 38,5 bilhões.
Trata-se apenas de um cálculo indicativo, pois ninguém se arrisca a estimar por quanto tempo essa janela de oportunidade vai se manter aberta.
A razão? As turbulências na Europa. Executivos alertam que, de fevereiro a abril, os países que tiram o sono dos investidores - Espanha, Itália, Portugal e Grécia - terão altos volumes de dívida para refinanciar.
Ou seja, um leilão malsucedido de italianos ou espanhóis seria suficiente para azedar o clima.
A briga do ano
Ilimar Franco
Na esteira da redefinição dos critérios de distribuição do Fundo de Participação dos Estados, deputados já falam em aumentar o aporte da União, hoje de 21,5% do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados. Um dos argumentos é que, a cada redução de IPI feita pelo governo para estimular o consumo, quem paga são os estados. O Congresso tem até o final do ano para redefinir a regra de distribuição dos recursos do FPE, considerada inconstitucional pelo STF.
O Rio quer vincular essa discussão com a da redistribuição dos royalties do petróleo. Quer ser compensado por eventuais perdas com os royalties. Uma fórmula defendida pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ) é que cada estado receba, pelo menos, 20% do que a União arrecada em seu território. “Hoje a União arrecada R$ 117 bi no Rio, e nós só recebemos de volta R$ 2 bi”, disse Dornelles. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (RR), apresentou proposta estabelecendo, como um dos critérios, a proporção de terras indígenas em relação à superfície territorial. Seu estado, Roraima, abriga a reserva Raposa Serra do Sol.
Poema - Da observação
sábado, 7 de janeiro de 2012
Furto na Cidade Nova
Depois de dar queixa, a proprietária ouviu de uma agente da polícia que já se sabe que praticou o arrombamento e que é questão de horas a prisão do marginal.
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
Mudança do nome da cidade - proposta inoportuna e fora de propósito
Deve-se dizer que nos anos 90, o então vereador Juca tentou a mudança do nome de Parauapebasa para Carajás, mas por falta de entusiamo da população a ideia não foi à frente. Hoje, o tema volta ao forno, mas nem é prciso ser muito inteligente para perceber que os holofotes em tempos eleitorais são a cereja no bolo de qualquer político, ainda mais quando a mídia passa a ser tema obrigatório e de graça.
É cômodo e fora de propósito. No Blog do Marcel não cola e não haverá espaço. Agora, caso haja o plebiscito, vamos votar conforme a consciência, sem motivações pessoais, beiçinhos por conta de pleitos não atendidos, ou qualquer coisa que valha.
É como diz o "caboco", esse é irmão desse, orelha furada o blogueiro aqui não tem.
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
Convocação
Coisa de gente que não tem o que fazer
No seu post, o blogueiro já espinafrou a iniciativa e eu faço minhas as suas palavras e adiantou um pouco mais: isso é coisa de gente que não tem o que fazer e quer aparecer na mídia. O povo de Parauapebas não cogita essa possibilidade. Depois de quase 25 anos de emancipação seria fora de propósito tudo isso.
Depois da traulitada de 11 de dezembro, vamos baixar o facho com essa história de plebiscito.
Cenário melhor
Miriam Leitão
Economistas do governo trabalham com o cenário de que o ano pode não ser tão ruim quanto alguns líderes europeus estão dizendo.
Angela Merkel e Nicolas Sarkozy disseram que 2012 será pior que 2011. Em Brasília, há a esperança de que a partir de meados do ano a situação melhore. Mesmo assim, sabe-se que haverá muito estresse.
O Banco Central se prepara para o anúncio do IPCA na sexta-feira. Provavelmente, a inflação de dezembro vai mostrar que a meta foi ligeiramente descumprida. O argumento já explicitado pela Fazenda é que se ficar abaixo de 6,55% a meta terá sido cumprida. Na verdade, qualquer coisa acima de 6,50% é estouro do teto da meta.
O argumento não é brigar com a segunda casa decimal depois da vírgula, mas sim o de mostrar que o ano foi difícil para todos. Mesmo os que enfrentaram quadro recessivo estão com inflação acima da meta.
No Reino Unido, por exemplo, onde a meta é 2%, a inflação está em 4,4%. A Zona do Euro tem meta informal de 2% e tanto Alemanha quanto França estão acima disso. Os EUA não tem meta explícita, mas buscam 2% e a taxa está em 3,4%.
Nos países que cresceram mais fortemente, a taxa está muito alta. Como na Índia, em 8,5%. Na China, o número é divulgado pelo Conselho de Estado com todos os filtros e manipulações que se pode imaginar. Mesmo assim, eles admitem que a inflação passou o ano inteiro acima dos 4%, que é a meta do país.
A inflação de 2011 no mundo foi impactada pela política de expansão monetária e fiscal adotada para enfrentar a crise de 2008/2009. O importante no caso do Brasil é que a inflação inverteu a curva e o governo Dilma tem demonstrado que quer impedir que ela fuja do controle.
Certas políticas e discursos entram em contradição com o objetivo da inflação controlada. Mesmo assim, a taxa que já tinha ultrapassado 7,3% caiu nos últimos meses.
Para 2012, o BC deve demonstrar empenho para levar a taxa ao centro da meta até dezembro, como prometido pelo presidente Alexandre Tombini. O problema é que este ano há pressões inflacionárias e muita incerteza.
O que se diz no governo é que o cenário externo terá momentos de estresse bancário, mas que do ponto de vista da administração governamental da crise a situação pode estar começando a melhorar.
Depois de meses muito difíceis, principalmente outubro e novembro, os dois maiores líderes da Europa entraram em acordo e desenharam uma solução parecida com a Lei de Responsabilidade Fiscal brasileira.
A explicação que ouvi é que apesar de não haver, como no Brasil, uma forma clara de a União punir os que descumprirem as regras fiscais, a Europa está criando mecanismos de constrangimento para que os países sigam os limites.
A Espanha mesmo não cumprindo o número está fazendo esforços enormes para controlar as contas. Itália e Grécia têm governos técnicos que perseguem reformas. A solução já estaria desenhada, sendo necessária apenas a formalização disso. Pode levar alguns meses, mas já está sendo encaminhada.
A França passará por um momento mais difícil até maio, quando será a eleição, principalmente se a nota da dívida for rebaixada, mas o segundo semestre pode ser melhor do que o primeiro, de acordo com essa avaliação.
Os momentos mais difíceis do ano serão vividos no mercado bancário porque as instituições terão que se esforçar para cumprir a exigência de aumento de capital, ao mesmo tempo em que alguns bancos serão alvo de desconfiança. Os bancos mais frágeis terão que tentar se capitalizar e enfrentar dificuldade de captação.
O Brasil está preparado para os vários cenários, garante-se no governo. Considera-se que qualquer que seja a turbulência do ano não deve ser tão grave quanto a de 2008. Sobre a conjuntura brasileira a avaliação é a de que o país começa o ano fraco, em termos de atividade, mas depois aumentará o ritmo e que no segundo semestre o país vai crescer mais do que no primeiro.
No ano, o país deve crescer por volta de 3,5% mesmo que a Europa continue parada; os EUA, com leves sinais de melhora; e a China, com pequena desaceleração.
A conclusão feita é que o Brasil está se saindo bem desse período de enorme incerteza no mundo, ao conseguir evitar o descontrole inflacionário e a recessão.
Minas Gerais debaixo d'água
A Defesa Civil informou nesta quinta-feira (5) que 71 cidades decretaram situação de emergência por causa da chuva em Minas Gerais. Cinco novas cidades entraram na lista do órgão, Guaraciaba, Patrocínio do Muriaé e Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata, Moeda, na Região Central, e Senador Modestino Gonçalves, no Vale do Jequitinhonha. De acordo com a Defesa Civil, oito pessoas já morreram no estado desde o começo do período de chuvas, em outubro.
Ainda segundo a Defesa Civil, uma mulher está desaparecida em Santo Antônio do Rio Abaixo. No total, 123 municípios foram atingidos pelas tempestades durante o período, afetando cerca de 2,1 milhões de pessoas. Destas, 9.864 pessoas estão desalojadas e outras 436 estão desabrigadas. Até esta quinta-feira (5), 96 casas e 82 pontes foram destruídas.
A Prefeitura de Cataguases, na Zona da Mata, informou nesta quinta-feira (5) que encaminhou à Defesa Civil estadual um pedido para que seja decretado estado de calamidade pública por causa dos prejuízos decorrentes da cheia dos rios Pomba e Meia Pataca. Desde a virada do ano, a cidade enfrenta problemas por causa da chuva. Segundo o prefeito Willian Lobo de Almeida, ao menos 30 mil dos 70 mil habitantes foram afetados de alguma forma. Nesta quinta-feira (5), o Rio Meia Pataca está acima do nível, causando o alagamento de cinco bairros e dois distritos. O abastecimento de água está prejudicado há três dias. O decreto depende de análise da Defesa Civil estadual.
quarta-feira, 4 de janeiro de 2012
Ex-presidente Lula passa por radioterapia
(Globo online)
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva passou na manhã desta quarta-feira (4) pela sua primeira sessão de radioterapia para combater um câncer de laringe, diagnosticado em outubro. Ele chegou sozinho ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, às 10h42 e foi encaminhado diretamente para o local do tratamento. Às 11h30 ele já se encontrava em repouso no hospital, após a sessão.
A expectativa é de que Lula não permaneça internado durante esta fase do tratamento. Ele deve deixar o hospital ainda nesta quarta, segundo sua assessoria, por volta das 15h.
Na nova fase do tratamento, que deve durar seis semanas, o ex-presidente receberá radiação para tentar eliminar o que resta do tumor. Durante esse período, Lula deverá ir ao hospital diariamente, exceto aos fins de semana, para as sessões de radiação.
Desde o início do tratamento, os médicos descartaram a possibilidade de cirurgia.
No último dia 13 de dezembro, Lula realizou a última das três sessões de quimioterapia, primeira etapa do tratamento. Após os primeiros exames, a equipe médica informou que o tumor na laringe, diagnosticado em outubro, havia sofrido uma redução de tamanho de 75%.
Vendas de veículos bate recorde
(Globo Online)
As vendas de veículos no Brasil bateram o quinto recorde consecutivo anual, somando 3.633.006 automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus em 2011. O número foi divulgado nesta quarta-feira (4) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Houve alta de 3,63% em relação a 2010, quando haviam sido emplacadas 3,5 milhões de unidades. Em 2009, foram 3,14 milhões.
Somente de automóveis e comerciais leves foram vendidos 3.425.596 no ano passado, o que representa crescimento de 2,9% sobre 2010. O resultado, no entanto, ficou abaixo da expectativa dos concessionários, que previam alta de 4,2%.
As vendas de caminhões também subiram, totalizando 172.661 unidades. O número é 9,69% maior que o do ano anterior, mas também fica aquém do esperado pela federação, que era um aumento de 15,2%. Os emplacamentos de ônibus somaram 34.749, com forte alta de 21,73% sobre 2010, maior que a expectativa, que era de 10,3%.
O segmento de motos, calculado à parte, chegou a 1.940.564 unidades, com aumento 7,58% na comparação com 2010, também acima do esperado (6,1%).
Contanto com as motos, a alta nas vendas em 2011 chega a 4,79% e também fica abaixo do projetado para 2011, que era de 5,2%.
Gol lidera
O Gol, como a Volkswagen havia antecipado, fechou mais um ano como o veículo mais vendido no país, com 293.454 unidades emplacadas contra 273.537 do Fiat Uno (que conta também as vendas do Mille). É o 25º ano de liderança do Gol, que segundo a fabricante, superou o Fusca, que ficou 24 anos na liderança.
Veja abaixo os 10 mais vendidos em 2011:
Volkswagen Gol - 293.454 unidades
Fiat Uno - 273.537
Chevrolet Celta - 149.044
Chevrolet Corsa/Corsa Sedan - 125.477
Volkswagen Fox/Cross Fox - 121.588
Fiat Palio - 105.794
Fiat Siena - 90.167
Volkswagen Voyage - 87.210
Ford Fiesta - 86.204
Renault Sandero - 81.780
Chineses crescem 346%
O ano de 2011 no setor foi marcado pela decisão do governo de aumentar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados de fora de Argentina, Uruguai e México, que passou a vigorar em 16 de dezembro. A justificativa do Ministério da Fazenda foi de defender a indústria nacional. Segundo a Fenabrave, as vendas de importados cresceram 29,82% de 2010 para 2011.
As compras de veículos do Mercosul, que representam a maior parte das importações, subiram 18,1%. Considerando o país de origem, a maior alta na venda de importados foi de veículos chineses, com 347,9% em relação a 2010. Em segundo ficou o Japão, com aumento de 108,8%.
Dezembro
Em dezembro, foram vendidos 348.386 veículos, sendo 329.198 automóveis e comerciais leves, 15.615 caminhões e 3.573 ônibus. As motos totalizaram 193.510 no último mês de 2010.
Projeção para 2012
A Fenabrave projeta uma alta de 5,76% nas vendas para 2012, incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motos. Somento para carros, a expectativa é de emplacar 3.579.699 unidades, um aumento de 4,5% sobre 2011. Para caminhões, é prevista alta de 9,6%. Para ônibus, de 14,3%. E, para motos, de 7,5%.
POesia - Momentos
Devemos amar e valorizar os mais variados momentos da vida...
Pois bons ou maus, nos fazem aprender cada vez mais,
adquirimos uma bagagem inimaginável...
Que nós dá força para seguir os caminhos quaisquer
que sejam eles, tendo ou não dificuldades.....
O Carandiru de lá é mais bonitinho
Mão na roda para novos criadouros de dengue
Trafegando pela PA-275, o condutor vai verificar a quantida de de pneus velhos colocados nas bordas das crateras e depressões da rodovia.
A providência é para alertar o condutor sobre o perigo iminente.
Já que o governo de Jatene não faz manutenção nas estradas, traz pelo menos pneus velhos para o sul do Pará. Mão na roda para a formação de novos criadouros de dengue.