segunda-feira, 26 de dezembro de 2016
Com o fim da implantação do S11D, Canaã dos Carajás vive esvaziamento
Aspecto da principal avenida do município
Com o fim da fase de exploração em Canaã dos Carajás, o município está vivendo o conhecido esvaziamento. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Social da quele município, cerca de 1.200 famílias estão indo embora todos os meses. Sem emprego e sem perspectiva, essa mão-de-obra começa a deixar a região e voltar para seus locais de origem.
Prefeitura e Vale estão trabalhando no sentindo de amenizar essas mazelas, ajudando essas famílias, bem como preparar mão-de-bra para futuros empregos na mina, uma vez que com a fase de exploração do projeto de ferro S11D, priorizará a mão-de-obra especializada.
O que se tem de previsão de empregos para a exploração é 2.700 vagas e outros 10 mil empregos indiretos, o que não representa muito.
Ao contrário de Parauapebas que teve um crescimento desordenado na décadas de 90 e na primeira década do século XXl, Canaã será um município de tamanho médio, o que não deixa de ser uma boa notícia para o município, que não terá o inchaço, as ocupações sem controle e as obrigações sociais, inerentes de Parauapebas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário