"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Com o fim da implantação do S11D, Canaã dos Carajás vive esvaziamento


                      Aspecto da principal avenida do município

Com o fim da fase de exploração em Canaã dos Carajás, o município está vivendo o conhecido esvaziamento. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Social da quele município, cerca de 1.200 famílias estão indo embora todos os meses.  Sem emprego e sem perspectiva, essa mão-de-obra  começa a deixar a região e voltar para seus locais de origem.

Prefeitura e Vale estão trabalhando no sentindo de amenizar essas mazelas, ajudando essas famílias, bem como preparar mão-de-bra para futuros empregos na mina, uma vez que com a fase de exploração do projeto de ferro S11D, priorizará a mão-de-obra especializada.  

O que se tem de previsão de empregos para a exploração é 2.700 vagas e outros 10 mil empregos indiretos, o que não representa muito.

Ao contrário de Parauapebas que teve um crescimento desordenado na décadas de 90 e na primeira década do século XXl, Canaã será um município de tamanho médio, o que não deixa de ser uma boa notícia para o município, que não terá o inchaço, as ocupações sem controle e as obrigações sociais, inerentes de Parauapebas. 

Nenhum comentário: