"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


domingo, 25 de dezembro de 2016

Gesmar Costa a caminho da Assembleia Legislativa. Parauapebas volta a ter deputado

        Gesmar em ação na campanha de 2014. Muita expectativa

No próximo dia 02 de janeiro de 2017, Gesmar Rosa da Costa (PSD) assumirá uma cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa. Nas eleições de 2014, Gesmar havia obtido 32.323 votos. Apesar da expressiva votação, o candidato do PSD ficara na primeira-suplência numa coligação proporcional que elegera 12 deputados para Assembleia, deixando o candidato de Parauapebas fora.

Com a eleição de Tião Miranda (PTB) para prefeito de Marabá, abriu-se a vaga que será preenchida pelo Parauapebense.  Com isso, o PSD do Pará, que havia perdido o deputado Fernando Coimbra para outra legenda, voltou a contar com três deputados.

História - Gesmar Rosa da Costa tem 53 anos e chegou na região em 1983 e em Parauapebas exerceu várias atividades. Foi pequeno comerciante, agricultor, além de ter ocupado vários cargos no serviço público, participando de quase todos os governos do município.

Entretanto, foi no atual governo, como gestor dos Serviços Autônomos de Água e Esgotos de Parauapebas (Saaep) que ele se destacou, enfrentando uma crise hídrica que perdurava quase uma década e que deixava a cidade refém dos constantes racionamentos. No Saaep encontrou uma oferta de água de apenas 19 milhões de litros de água por dia, o que era insuficiente para atender a cidade. Com o dinamismo característico, o deputado em 15 meses elevou a oferta para 42 milhões de litros de água e aumentou a rede de distribuição de água tratada em 30%, “foi uma época muito difícil, mas recebi apoio do prefeito Valmir Mariano e conseguimos fazer as transformações, ainda tem muito a fazer, mas acredito que em  15 meses fizemos bastante”, disse, à reportagem.

Outro avanço nessa área foi a substituição das adutoras que estouravam constantemente, ocasionando vazamentos, privando a população de recber água tratada. “as adutoras de captação e as principais eram de fibra de vidro, uma material que tem uma durabilidade de 20 anos e nós já operávamos há 23 anos, por isso aconteciam os problemas, que foram resolvidos com a implantação de adutoras de Polietileno de Alta Densidade (PAD) com vida útil prevista para 500 anos. Hoje Parauapebas não tem mais esse tipo de problema”, disse.

Gesmar relembra os primeiros tempos. Naquele período a população se recusava pagar pelo consumo de água, por entender que era um serviço muito deficiente  e a arrecadação era de apenas R$ 230 mil, “ quando saímos em abril, arrecadávamos R$ 1.200.000,00”, diz, satisfeito.

Depois disso, ele foi secretário de Meio Ambiente, secretário de Segurança Institucional, cargo que deixará no fim do ano.

Projetos – Em entrevista, Gesmar salientou a importância de o sul e sudeste do Pará terem mantido o numero de deputados estaduais na Assembleia Legislativa. “Em virtude da eleição do Tião Miranda para prefeito de Marabá estamos assumindo por dois anos. Queremos fortalecer a bancada do sul e sudeste do Pará, carrear recursos para a região e  trabalhar com o prefeito eleito, porque independente de partido o que está em pauta é o desenvolvimento do nosso município e da região”, disse.

Gesmar cita com prioridade a estadualização da estrada que dá acesso à localidade de Quatro Bocas, também chamada de Cruzeiro do Sul, “hoje Parauapebas é considerada uma cidade fim de linha, na qual só vem aqui quem tem negócio. O cidadão chega a Parauapebas e obrigatoriamente tem que voltar, não prossegue. Isso precisa mudar, precisamos trabalhar muito forte junto ao governo do Estado, objetivando a extensão da PA-275 até Quatro Bocas, onde poderemos ter acesso a outros municípios, como Itupiranga, São Felix do Xingu, Novo Repartimento e as demais cidades localizadas ao longo da Tranzamazônica, isso é fundamental para o nosso desenvolvimento”,

Não é apenas o novo deputado que está animado. A cidade também, afinal, depois de vários anos, o município volta a ter representando na Assembleia Legislativa do Estado.

Nenhum comentário: