"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


sábado, 25 de junho de 2011

Os prós e os contras dos grandes loteamentos

Vista da avenida dos Ipês, na Cidade Jardim
Capa celante completamente deteriorada
Asfalto de má qualidade

Os grandes empreendimentos imobiliários são os negócios mais lucrativos dos últimos tempos. Com a expansão do perímetro urbano, as áreas do entorno da cidade passaram a valer ouro.
Dentro de poucos anos, Parauapebas quase que dobrou de tamanho. Diferentemente de outras épocas, quando os loteamentos recebiam licença da prefeitura e não apresentavam a menor infraestrutura, o que acaba gerando problemas para o Poder Público, que tinha que provê energia, água, pavimentação e às vezes até a abertura de ruas, com o acontece nos bairros Beira Rio II e Jardim Canadá, os novos loteamentos são bem mais modernos e possuem benefícios que os de antigamente nem sonhavam.

Os novos loteamentos (Amazônia, Parque dos Carajás Nova Carajás e as três etapas da Cidade Jardim totalizam mais de 20 mil terrenos, todos vendidos. Essa explosão de venda mudou o eixo da cidade, que passou a crescer para os lados de Curionópolis e Canaã dos Carajás. Shopping center da cidade e até condomínio de luxo foram implantados nessa parte da cidade, o que por si só revela a saúde dos empreendimentos.

Embelecido na avenida dos Ipés, logradouro principal do loteamento Cidade Jardim 1, Marivaldo Cruz está muito animado. Com dificuldades adquiriu uma área de 400 metros² e deve inaugurar uma loja de materiais de construção nos próximos dias. “Estou muito satisfeito e certo que fiz um bom negócio, porque poucas vezes eu vi uma demanda tão grande”, diz, admirado. Marivaldo tem razão. Ao longo da avenida são mais de 20 lojas do segmento e até onde se sabe, todas estão vendendo muito bem, obrigado.

Problemas – Apesar da pujança, nem tudo são flores, a começar pelo financiamento de alguns loteamentos em 180 meses. Com um contrato leonino, no qual os interesses da empresa loteadora são colocados a salvo, em detrimento do cliente e com juros de 6% ao mês, além de multas e a ameaça contratual de perda do imóvel em caso de atraso, fica claro que boa parte dos imóveis vendidos são um bomba-relógio, com prazo determinado para explodir, o que de certa maneira seria um ganho para o empreendimento imobiliário.

Além disso, há outras distorções que prejudicarão os clientes e a sobrecarregarão o Poder Público. Não se sabe ainda como, os loteamentos conseguiram na prefeitura licença para implantação da infraestrutura das ruas com asfalto, água e energia, mas não há nenhuma exigência com relação ao saneamento básico. Hoje em dia, as fossas, que pareciam ser coisa do passado estão presentes nas edificações dos loteamentos.

Sem a devida fiscalização por parte do Poder Público, o que se percebe é que o asfalto é de péssima qualidade e menos de dois anos da sua aplicação ele já se encontra completamente deteriorado. A avenida dos Ipês, na Cidade Jardim, por exemplo, está infestada de grande crateras, que atrapalham o tráfego de veículos. Aliás, sobre o asfalto, há uma clara tentativa de ludibriar o comprador e a prefeitura. Nas ruas transversais, o que se vê é apenas uma camada de piche, com brita fina por cima. Esse tipo de serviço, também conhecido como capa celante não deve ser confundido com asfalto.

A boa notícia é que a Administração Municipal decidiu que a partir de agora só autorizará loteamentos que tenham infraestrutura completa, incluindo saneamento básico.

2 comentários:

LRP disse...

Bom dia!
Dr. Admiro por de mais a sua inteligência, sinto ter que lhe corrigir em alguns relatos de sua noticia. Primeiro queria começar dizendo ao meu ilustríssimo senhor que o juro de 6% ao mês seria sim uma bomba relógio, hummm, mais que não sei de onde vossa excelência tirou essa noticia, e é com muito pesar que tenho lhe corrigir que não e verdade isso que o senhor digitou, mais esta bom pode ter sido um erro de digitação.
Segundo gostaria eu um pobre de um GESTOR IMOBILIARIO (Atua nos ramos imobiliários de modo a planejar, executar, gerenciar de forma profissional as atividades do ramo imobiliário, preservando conceitos relacionados a ética, moral, qualidade e a excelência na prestação de serviços.
Perfil
Ao se formar, estará apto a:
- Planejar e gerenciar atividades comerciais;
- Recrutar, capacitar e aperfeiçoar as equipes;
- Coordenar a prospecção e manutenção da carteira de clientes;
- ZELAR PELA APLICABILIDADE DA LEGISLAÇÃO E ATENÇÃO AO CLIENTE/CONSUMIDOR;
- Executar e gerenciar ações direcionadas à qualidade da prestação de serviços
- Gerenciarem os resultados determinados pela política de atuação;
- Observar as principais diretrizes estabelecidas no Código de Conduta e na regulamentação da profissão.
) pedir que o senhor tão culto e tão ocupado, tirasse um pouquinho do seu tempo, sei eu que muito precioso, mais que seria de muito mais muito mesmo de seu agrado adquirir um pouco mais de conhecimento e passa o olho na lei 6766-79, que ai sim meu caro poderia sim falar ou quer dizer digital algo com um pouco mais de veracidade, não um pouquinho de potoca, por que fica chato ter que esta lendo essas coisas que não passam de conversar de pessoas sem conhecimento não de você um inanarravel jornalista . Por favor qualquer duvida poste em seu blog que trocaremos idéia e duvidas também.


Desde já agradeço


LRP
Gesto imobiliário

loteamentos disse...

Gostei da atitude da Prefeitura de só autorizar loteamentos com saneamento básico incluído!