"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


segunda-feira, 4 de julho de 2011

Festival Jeca Tatu na Praça de Eventos

Nesta terça-feira, 28, o tradicional festival Jeca Tatu foi aberto oficialmente. A IX edição da maior festa junina da região acontece na Praça de Eventos e tem atraído milhares de pessoas todas as Noites à Praça de Eventos.

O Festival, vai até o dia 03 de julho e além do tradicional apresentação das bandas de forró pé de serra, com sanfonas, triângulo, pandeiro e zabumba, grupo de teatro também darão o colorido especial à festa.

Neste ano, o festival realizado pela Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup) e Secretaria Municipal de Cultura conta com a participação de 22 quadrilhas, que disputarão premiação de 20 mil reais, e foram distribuídas nas categorias: Mirim, Caipira A e B, Salão e Intermunicipal. Em todas as categorias serão avaliados os quesitos comissão de frente, coreografia, originalidade e trajes. Além de Parauapebas, as cidades de Ourilândia, Tucuruí, Itupiranga, Mocajuba e Marabá terão agremiações juninas na competição. Este ano haverá eliminatórias no domingo, 3, na final, sendo que 2 quadrilhas de cada categoria irão concorrer ao prêmio.

“Nesta edição, como nas outras, as agremiações não mediram esforços para realizar um dos melhores festivais da região e superar todas as expectativas”, declarou Regis Araújo, presidente da Liajup, que aproveitou a oportunidade para enfatizar que o trabalho é voltado para valorização da cultura local, visando também inclusão social de jovens em situação de risco por meio da dança.

Em entrevista ao jornal, o secretário de Cultura do município, Cláudio Feitosa enfatizou o crescimento do festival, “esse ano estaremos homenageando o grande Jackson do Pandeiro, inclusive trouxemos muitas peças do museu Jackson do Pandeiro que estão sendo exibidas aqui”. Feitosa informou que o biografo Fernando Moura, autor de um livro sobre o artista, conhecido por canções como Sebastiana, Chiclete com banaana estaria presente no festival Jeca Tatu.

Nenhum comentário: