"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Eusébio fala de Câmara, política e 2012




O ano de 2001 começou com muitas perspectivas para o Poder Legislativo de Parauapebas. Além das atribuições habituais de legislar e fiscalizar os atos do Poder Executivo, a Câmara está empenhada em dar prosseguimento a construção da nova sede do legislativo, que, segundo previsões do próprio Legislativo, estará pronta em 2012, a tempo de abrigar os prováveis 19 vereadores da próxima legislatura.


O jornal HOJE esteve conversando com o novo presidente da Câmara, o vereador Eusébio Rodrigues, do PT. Ele, juntamente com o restante da Mesa Diretora, composta pelos vereadores, Faisal Salmen (PSDB), Odilon Rocha de Sanção (PMDB) e Adelson Fernandes (PDT), está tratando da parte administrativa e prepara a estrutura para o início das atividades legislativas, em fevereiro.

HOJE – Qual será a marca do vereador Eusébio Rodrigues sua condução dos trabalhos legislativos, principalmente agora que o ano se inicia?


Eusébio Rodrigues – Ainda que o recesso legislativo vá ate o dia 15, quando haverá a sessão solene de abertura dos trabalhos, a Mesa Diretoria, da qual faço parte já está trabalhando, há muita coisa para ser feita na área administrativa, na preparação das instalações para o funcionamento da Câmara, não haverá reforma no prédio, apenas retoques, nova pintura, porque o prédio foi muito usado o ano passado, inclusive com eventos no auditório, mas só faremos o necessário, porque a grande prioridade é a construção do prédio da Câmara, que iremos dar prosseguimento. Há uma grande sinalização de que nós teremos em torno de 19 vereadores em 2013. O prédio de agora não tem a menor condição de abrigar os vereadores que deverão compor o próximo Legislativo.


HOJE – Voltando a construção do prédio. Qual é a previsão do término dos serviços?


Eusébio Rodrigues - A princípio a obra é de 18 meses, em dezembro de 2011 devemos ter 80% da obra, mas isso depende do tempo, das chuvas, mas a nossa meta é que em 2012, o prédio esteja pronto.


HOJE – Muito tem se falado sobre o prédio atual da Câmara e de um possível leilão para fazer caixa para o termino da Câmara nova. O que há de real nisso tudo?


Eusébio Rodrigues – Há uma indefinição sobre o verdadeiro dono dessas instalações, se é da prefeitura ou da Câmara. Vamos verificar de quem é o domínio do prédio, se for da Câmara vamos fazer o leilão para que os recursos provenientes do leilão sejam utilizados na construção das novas instalações. Com isso, o prazo do término da obra vai diminuir, agora fora isso, nós só temos o duodécimo mensal, que é repassado pela prefeitura para fazer frente as despesas da Câmara.


HOJE – Falando de política, a gente vê que a Mesa da Câmara está representada por vários partidos. Isso quer dizer que a condução da Casa em 2011 será feita por várias mãos?


Eusébio Rodrigues – Quero deixar claro, que na eleição da Mesa só foi apresentada uma chapa, encabeçada por mim. Daí foi aberto convite para os partidos que quisessem participar e por isso há essa representação bastante diversa. Isso é normal, o regimento interno preconiza que a proporcionalidade da casa deve ser respeitada. Hoje a composição da Mesa é feita pelo PT, PMDB, PSDB e PDT.


HOJE – Como será o trabalho de Eusébio Rodrigues como vereador do Partido dos Trabalhadores?


Eusébio Rodrigues – Olha eu faço parte de um partido político que é o PT. Esse partido tem responsabilidade junto à sociedade, nós sabemos dessa responsabilidade e queremos continuar trabalhando para que a cidade seja uma cidade mais justa, com mais educação, oportunidade para todos. Esse é o compromisso do vereador Eusébio.
HOJE – Nos últimso tempos seu nome tem sido cogitado para uma eventual indicação do PT para uma candidatura a prefeito. O que o senhor acha disso?


Eusébio Rodrigues – Devo dizer que o bom trabalho que a gente desenvolve no Legislativo acaba suscitando esses rumores, mas isso é normal uma vez que todos os partidos começam a pensar em 2012 e no PT não seria diferente. O partido hoje conta com nomes com possibilidades de encabeçar uma candidatura e dentre eles, o nosso nome também tem sido cogitado, no entanto esse decisão não é do vereador Eusébio, essa decisão é de um conjunto, que é o partido, que é c composto da Executiva, do diretório e dos filiados. Com certeza o partido vai participar ativamente da campanha de 2012 e vai buscar aliados em torno de um projeto comum para apresentar à sociedade de Parauapebas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Se EUZÉBIO leiloar o atual prédio da Câmara Municiapl ele estará decretando o fim de sua carreira política. Esse leilão é ato covarde e um ataque, um golpe, a nascente cidadania que emerge em nossa cidade.
Entregar este prédio a Leolar ou ao Armazém Paraíba é um crime contra o povo de Parauapebas. Uma falta de senso e de visão política. Qualquer ato nesse sentido será contestado judicialmente.
Tá na hora de se dar um basta nesta história ou estória.
Se o Presidente Euzébio pretender dar continuidade a esse vilipêndio ao pouco patrimônio cultural de Parauapebas ele começa mal sua gestão, muito mal.

João Carlos.

Anônimo disse...

Gostaria de dizer que o vereador Eusébio não deveria pensar em ser prefeito e sim em desempenhar melhor suas funções de legislar e fiscalizar esse prefeito.

Se ele fizer isso ai ele pode pensar em alguma coisa nesse sentido. Eusébio, primeiro a obrigação, depois a pretensão.

Anônimo disse...

Esse Eusébio mostrou do que é capaz quando deu o golpe no vereador que tinha votado nele e rompeu um acordo de forma desonesta. Esse traidor quer ser prefeito. vai sonhando...