"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


segunda-feira, 21 de março de 2011

Liberdade II completamente desassistido de tudo

Vala na rua Lima Sobrinho
Caos na rua Macapá com a Rogério Cardoso

Cláudio Lima e Fátima Sampaio - líderes da comunidade

Há cerca de dez meses o HOJE publicou uma matéria sobre a situação da rua Lima Sobrinho, no bairro Liberdade. Na época, uma enorme vala de quase um metro e meio de profundidade recebia todo esgoto da parte mais alta do bairro. Há cerca de três meses o foco foi a situação calamitosa do rua Antônio Bandeira e praticamente todos os anos, principalmente no período das chuvas, as péssimas condições das ruas Macapá e Rogério Cardoso, na divisa dos bairros Liberdade I e II são os alvos preferenciais.
A verdade é que depois de tanto tempo e de tantas matérias o bairro continua o mesmo e se houve alguma mudança com certeza foi para pior.
Localizado na divisa do bairro Liberdade I, o Liberdade II, desde a sua criação enfrenta graves problemas de estrutura, a começar ela sua localização geográfica. Como está localizado numa espécie de vale e não possui sistema de drenagem de águas pluviais, o bairro acaba recebendo a vazão das águas das partes mais altas e o resultado é que quando chove forte as ruas ficam completamente alagadas. Pela proximidade do rio Parauapebas, um número considerável de desabrigados lota os abrigos da prefeitura.
Completamente desassistido, o Liberdade II sofre com a falta de pavimentação e os poucos metros de asfalto, aplicados há pouco menos de dois anos, se encontram deteriorados. “Como a pavimentação foi colocado sem saneamento básico ou drenagem ela já está se desmanchando”, disse o líder comunitário, Cláudio Lima, que tem recolhido assinaturas para uma grande manifestação na terça-feira vindoura (22). Segundo ele, o bairro é carente de praticamente todos os serviços públicos, “aqui não há saneamento básico, ruas pavimentadas e até a orla, que foi prometida, nunca saiu do papel, o momento é de reivindicarmos benefícios para a comunidade’’,disse".
Outra moradora que está indignada com a inatividade da administração municipal é Fátima Sampaio. Ela conta que há cerca de três anos vem organizando manifestações na Câmara e na prefeitura e até o momento o bairro não foi contemplado com um mínimo de estrutura, “quando o secretário de Obras era João Fontana não foi feito nada, a rua Rogério Cardoso, continua alagando toda vez que chove, a vala da rua Lima Sobrinho nunca foi canalizada”. Para Fátima o principal problema é falta de água tratada, “há anos o Liberdade II sofre com a falta de água”.
Cláudio Lima confirma que o bairro tem uma grande quantidade de crianças com doenças típicas de água sem tratamento, “você pode conferir no hospital Municipal que os casos de diarreia, infecção intestinal são quase sempre do Liberdade II. Isso é falta de distribuição de água”. Lima lamenta que no alto do bairro exista um reservatório sem utilidade.
Cláudio chama atenção ainda para o fato de que no final da rua Santa Catarina, nas proximidades do rio Parauapebas um lixão está se fop rmando. “Vem lixo de vários bairros e aqui está cada vez mais imundo”.
Em contato com secretário de Obras adjunto, Orlando Meneses, a reportagem recebeu a informação de que a drenagem pluvial do bairro, assim com a canalização da rua Lima Sobrinho, deve começar em maio, “com esses serviços pelo 70% dos problemas do bairro serão resolvidos”, garantiu.
Sobre a falta de água, Orlando informou que a estação de tratamento de água está pronta há muito tempo e depende da instalação de uma subestação por parte da Rede/Celpa para entrar em funcionamento.
Diante do exposto, cabe a população aguardar mais uma vez o cumprimento de mais uma promessa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Estamos esperando, inclusive 2012 está bem próximo. Quero ver o político que hoje está no poder ter coragem de pedir votos no LIB II. O boleto para pagármos IPTU já foi enviado desde 2011, tenho dois para pagar.Que benefício a prefeitura fez ali para cobrar IPTU ? Isso é uma VERGONHA!!!!

Anônimo disse...

Aquele bairro é desasistido de tudo: serviços dos correios, telefone público, água,asfalto,drenagem da água, o transporte coletivo não funciona, pois não tem hora certa para passar e os motoristas ainda desviam rota.