"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


terça-feira, 29 de março de 2011

Siqueira Campos participa do evento comemorativo dos 25 anos da Comissão Brandão



Com a presença do governador do Tocantins, Siqueira Campos, a Comissão Brandão realizou uma solenidade comemorativas aos 25 anos de luta da entidade pela emancipação do Estado de Carajás, que engloba 39 municípios das regiões sul e sudeste do Pará.

O evento aconteceu nesse sábado (26), a partir das 10 horas, nas dependências do Ginásio Poliesportivo. Além do presidente da comissão do município, Márcio Dalferth, do vice, Raimundo Cabeludo, o evento contou com presença de secretários municipais, autoridades, deputados, como Milton Zimmer, Bernadete Ten Caten e da imprensa regional.

O projeto da divisão do Estado se arrasta há 25 anos e começou com o surgimento da Comissão Brandão, em 1986. NO Congresso Nacional, o estado de Carajás tem como defensores, os deputados Giovanni Queiroz, Asdrúbal Bentes, Wandenkolk Gonçalves. Atualmente o projeto que autoriza a realização do plebiscito sobre a divisão do estado tramita na Câmara, depois de ter sido aprovado no Senado.

Depois da execução dos hinos brasileiros, do Tocantins e do Pará, váriaa autoridades fizeram uso da palavra, todos enfatizando a necessidade da divisão do estado. Márcio Dalferth lembrou a luta do hoje governador do Tocantins, Siqueira Campos, que em 1988, por ocasião da elaboração da Constituição chegou a fazer greve de fome no Congresso, como forma de pressão para que o estado do Tocantins entrasse na pauta de votação.

Raimundo Cabeludo também agradeceu a presença de Siqueira, se declarando amigo do mandatário do estado vizinho. Cabeludo ressaltou a impossibilidade de se administrar um estado com as dimensões do Pará.

A fala mais aguardada foi do governador. Para uma plateia atenta, Siqieira campos narrou a trajetória do mais novo estado da federação para conseguir sua independ~encia, “quando começamos o movimento o Tocantins tinha menos de 1 milhão de habitantes, vocês estão bem mais afrente e tem uma população bem maior” Siqueira Campos também enfatizou as grande jazidas de minério na região, o enorme potencial de crescimento e a renda per capita da população. “Eu estive andando pela cidade e percebi que, apesar do desenvolvimento, não há investimento do Estado na região. É difícil administrar um milhão e duzentos mil quilômetros quadrados da capital, é por isso que existem lugares bem desenvolvidos, mas existe também muita miséria”.

O gernador finalizou seu discurso conclamando a sociedade a se engajar na luta pelo futuro estado, “Viva Carajás!”.

2 comentários:

Valter Silveira disse...

Quero ver o cabeludo viajar para todos municipios que abrange o projeto de Estado. Chamar a população, levar comissão, carros de som para convocar o povo para debates. Levar autoridades para motivar a população.Todos lugares. De Dom Eliseu a Santa Maria das Barreiras.De Santana do Araguaia a Pacajá, de São Geraldo a Tucuruí de São Felix a Goianesia e outros. Pra quem quer mesmo lutar pelo Estado tem que fazer isto. Fazer movimento só em Parauapebas? Quer enganar quem?

robson cunha do nascimento disse...

Caro Marcel, o Valter está coberto de razão, os bigodes querem somente ludibriar o povo incauto de Parauapebas posto que somente estão de olhos esbugalhados nos parrudos recursos de nossa querida cidade. Até quando iremos assistir inertes os saqueadores de nosso cofre, os que vêm, se fartam e vão investir em outras plagas.