"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


terça-feira, 29 de março de 2011

Morre José de Alencar



O Palácio do Planalto, onde José Alencar atuou como presidente da República interino durante 398 dias entre 2003 e 2010, começou a ser preparado na noite desta terça-feira pelo cerimonial do Planalto para o velório do ex-vice-presidente nesta quarta (30).


Aos 79 anos, Alencar morreu nesta terça-feira, às 14h41, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em razão de câncer e falência múltipla de órgãos, segundo informou o hospital. O salão nobre do Palácio do Planalto, sede do governo, foi oferecido pela presidente Dilma Rousseff para as cerimônias fúnebres. Cadeiras foram colocadas nas proximidades do local onde ficará o caixão com o corpo do ex-presidente da República. A previsão é que corpo deixe São Paulo, em um avião militar da Força Aérea Brasileira (FAB), por volta das 7h.


A chegada à Base Aérea de Brasília está prevista para às 9h15. Em seguida, será levado em carro aberto pelo Corpo de Bombeiros até o Palácio Planalto, passando pelo Eixo Rodoviário Sul, uma das principais vias de Brasília. O corpo do ex-vice-presidente será recebido pelo presidente da República em exercício, Michel Temer, pelos presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso.


Ministros do governo e outras autoridades estarão à espera do corpo do ex-presidente quando ele chegar ao Planalto. A visitação pública está prevista para começar às 10h30. As homenagens a Alencar poderão ser feitas até 23h30 desta quarta-feira (30). Na manhã de quinta-feira (31), o corpo será trasladado para Belo Horizonte (MG), estado onde nasceu Alencar. Lá, o corpo será velado no Palácio da Liberdade.


Segundo a agenda oficial divulgada pelo Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estão em Portugal, devem chegar a Brasília às 19h e seguir diretamente para o velório. Dilma cancelou algumas das atividades que teria em Portugal para participar das homenagens ao ex-presidente.

Nenhum comentário: