"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


segunda-feira, 7 de março de 2011

Pão e circo?

(Por Eldan Nato)

A cultura do pão e circo, tão criticada pelos atuais ''donos do poder'' quando era a antiga rival (e atual parceira) a prefeita de Parauapebas, ainda persiste em ser o tratamento dado ao povo.
Se bem que este ano o pão para o povo se distrair da tirania não tem sido tão grande assim, pois apenas uma ou duas dezenas de milhares de Reais se tornou uma quantia muito pequena para gastar em dois dias com os adereços e fantasias do Carnaval Parauapebense, cada vez mais requintado.

Então, agora o que resta para esta administração, se ainda conseguia dar o alento anestésico da alegria para alguns desprovidos de senso critico e agora nem isso faz de maneira eficiente?

Resta cercar praças e prometer uma reforma, que talvez não seja como a feita na outra praça?

Resta ''reprometer'' um hospital tantas vezes já prometido?

Resta garantir que tanto vai trabalhar neste tempo que ainda lhe resta que provavelmente fará o sucessor?

Ou resta cooptar um partido que, para alguns, ainda era ''oposição'' quando os que lhe apoiaram desde o principio estão abandonando o barco antes que afundem junto?

E ao povo o que resta nessa altura do campeonato? Acompanhar o fim de um jogo que vai terminar, ao que parece, com todos os torcedores derrotados, e todos os ''jogadores'' levando para si o valor dos ingressos, e também uma parte do pão que deveria ser servido no circo.

Eldan Nato

Nenhum comentário: