"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


sábado, 26 de março de 2011

Posando de boazinha

Nesse imbróglio que se tornou a desativação do “Costa pra rua”, o prefeito finalmente deu sinal de vida e no dia 22 enviou ofício ao representante do Ministério Público, solicitando mais prazo para remanejar os proprietários do local para outra área.

Deve-se dizer que apesar de um pouco tardia, a decisão do prefeito de tomar pé das coisas é de muito boas alvissaras. Ele que passa boa parte do tempo batendo pernas pela capital do Estado, ou no Rio grande, assistindo jogos do Internacional, de repente se deu por achado e resolveu consertar a tremenda lambança. Talvez agora aconteceça a chamada revitalização do Costa pra rua, prometida desde 2006 e empurrada com a barriga, mas foi preciso o promotor Camyllo Pompeu Colares fazer as vezes do Executivo e “recomendar” a desativação do local. Quando o ilustre representante do MP "recomenda" que o local seja desativado, na verdade, ele está dizendo que não há como conviver com a criminalidade, prostituição, jogos de azar e até tráfico de drogas, mas a língua portuguesa é bem clara: recomendação é aconselhamento, indicação, sugestão, não é determinação. A prefeitura teria muitos meios de resolver o problema sem a necessidade de colocar no olho da rua trabalhadores que produzem, que geram empregos, que por infortúnios convivem com a delinquência. Caberia a prefeitura, em parceria com as polícias, coibir, prender quem tivesse que ser preso, fiscalizar os horários de funcionamento etc, no entanto, a prefeitura preferira seguir o caminho mais fácil, ou seja, passar o rodo e colocar nas costas do MP o ônus da decisão, posando de boazinha.

A prefeitura esqueceu que pessoas não são pontos na estatística, ao contrário, são seres que choram , que riem, que planejam e que têm contas para pagar. Não se pode tirar uma pessoa que construiu um lugar por longos 12 anos e dizer que ele tem sete dias para vender o resto do estoque. Ainda que ele esteja em área pública, 12 anos são uma vida. Se a prefeitura pretendesse passar o trator no local, deveria antes de tudo encontrar um outro local, viável economicamente e fazer o remanejamento, é assim que fazem as pessoas de bom senso e que têm preocupação social.

Ainda falando sobre área pública, a prefeitura é a primeira dar maus exemplos, a partir do momento que encheu o canteiro central de bares e restaurantes, isso para não falar de construções clandestinas ao longo da PA-275, dentre as quais pontifica uma agência de passagem da Transbrasiliana.

E pra não dizer que não falei das flores, uma última pincelada. Governo fraco, cheio de irregularidades (para não dizer coisas piores) não tem moral pra mexer com quem quer trabalhar. Eles pelo menos querem trabalhar. Melhor trabalhar do que bater pernas por aí.

(artigo publicado no jornal HOJE 451 - Coluna do Marcel)

2 comentários:

Valter Silveira disse...

Marcel, se essa turma administrasse o Rio de Janeiro seria terrível.Ao invés de punir os infratores e proibir o tráfico e prostituição, eles iam botar todos os moradores pra rua e demolir todas as sua casas(tudo isso em nome do Ministério Público).Faltam apenas 21 meses e 4 dias.

ramseg disse...

Bom dia Marcel,ontem na câmara pode ver um Faisal centrado,moderado e competente,com ele o nivel da quela casa sob e as coisas ficam mais clara,quem ganha com isto e a populacão.parabens ao vereador.vç concorda nobre blogueiro?