"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


domingo, 4 de dezembro de 2011

Morre o ex-jogador Sócrates aos 57 anos

(Globo online)

O ex-jogador Sócrates, de 57 anos, morreu na madrugada deste domingo (4) no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo. Segundo o hospital, Sócrates morreu em decorrência de um choque séptico, uma infecção generalizada, às 4h30. Ele estava internado desde quinta-feira (1º) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Sócrates atuou na Seleção Brasileira nas Copas de 1982 e 1986 e é considerado um dos maiores ídolos da história do Corinthians.

De acordo com a família do jogador, o corpo dele será velado e enterrado nesta tarde no Cemitério Bom Bastor, em Ribeirão Preto (a cerca de 320 km de São Paulo), onde Sócrates cresceu e estudou. Por volta das 15h20, amigos e parentes acompanhavam o velório. O enterro está marcado para as 17h.

Internação

Sócrates foi internado na quinta depois de passar mal durante o jantar, segundo sua mulher. Na UTI, estava em coma induzido e respirava com a ajuda de aparelhos.

Segundo boletim médico divulgado no sábado (3), o quadro dele já era grave. Essa foi a terceira vez neste ano que o ex-atleta foi internado. Nas duas ocasiões anteriores, no mesmo hospital, ele passou por tratamento para conter uma hemorragia digestiva, causada pelo consumo prolongado de álcool.

A primeira internação neste ano durou nove dias, e ele teve alta em 27 de agosto. Na segunda, em 5 de setembro, Sócrates ficou na UTI e precisou da ajuda de aparelhos para respirar. Recuperado, recebeu alta 17 dias depois.

Perfil

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira era o mais velho de seis irmãos – o ex-jogador Raí é um deles -, e teve seis filhos. Ele começou sua carreira no Botafogo de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Por causa da faculdade de medicina, que cursava na Universidade de São Paulo (USP), ele quase não treinava. Em 1978, foi para o Corinthians, onde se consagrou como ídolo. Já era médico formado e ganhou da torcida o apelido de Doutor. Com o time, foi bicampeão paulista em 1982 e 1983.

O jogador participou de duas Copas do Mundo pela Seleção Brasileira. Em 1982, foi capitão. Depois de uma breve passagem pelo Fiorentina, da Itália, atuou ainda no Flamengo e no Santos.

Sócrates também era politizado. Ele participou da campanha pelas Diretas Já, e em 1984 foi um dos principais idealizadores da Democracia Corintiana, que reivindicava para os jogadores mais liberdade e mais influência nas decisões administrativas do clube

Bebida

Em entrevista ao Fantástico gravada após ter alta da primeira das três internações deste ano (veja ao lado), Sócrates contou como a bebida quase o levou à morte. Ele reconheceu que era dependente de álcool. "É nessas horas que a gente cresce. Saio muito mais forte, muito maior e com muito mais compromissos e responsabilidades que eu tinha antes", resumiu.

O ídolo corintiano, do calcanhar inconfundível e formado em medicina, falou abertamente sobre a doença que quase o levou à morte e os problemas com bebida alcoólica. “Eu tenho um ponto cirrótico. É uma lesão que não é tão grave, mas ela está localizada em área hipersensível do fígado. Essa lesão é causada, fundamentalmente, por álcool”, disse Sócrates.

Em novembro, o ex-jogador disse em entrevista ao SporTV que nunca teve problemas de abstinência e que o álcool não afetou seu desempenho nos gramados. A entrevista foi ao ar no programa "SporTV Repórter" cujo tema foi a relação entre o esporte e o álcool.

Repercussão internacional

Nota de Lula

O ex-presidente Lula, torcedor do Corinthians, divulgou nesta manhã uma nota de pesar pela morte de Sócrates. Leia a íntegra abaixo:

"O Doutor Sócrates foi um craque no campo e um grande amigo. Foi um exemplo de cidadania, inteligência e consciência política, além de seu imenso talento como profissional do futebol.

A contribuição generosa de Sócrates para o Corinthians, para o futebol e para a sociedade brasileira jamais será esquecida. Neste momento de tristeza, prestamos solidariedade a esposa, familiares e amigos do Doutor.

Luiz Inácio Lula da Silva, Marisa Letícia e familiares"

Nota do Corinthians

O site do Corinthians também divulgou nota:

"Hoje, que seria um dia apenas de alegria pela decisão do Brasileirão, começou triste para o futebol brasileiro, principalmente para os corinthianos.

Um dos maiores ídolos da história do Timão, Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira morreu às 4h30m da madrugada deste domingo, em consequência a um choque séptico, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele tinha 57 anos e era pai de seis filhos.

Sócrates disputou 297 jogos, marcou 172 gols e venceu três Campeonatos Paulistas (1979, 1982 e 1983) com a camisa do Timão, além de ter sido um dos principais idealizadores da Democracia Corinthiana.

O Sport Club Corinthians Paulista e toda a sua Fiel Torcida se despedem com tristeza do Magrão, mas também ficamos agradecidos pela honra de ter visto um dos maiores jogadores da história do futebol vestindo o manto alvinegro por tantos jogos. Obrigado pelos lindos gols, pelos toques geniais, pelo futebol magistral que só Sócrates tinha.

Obrigado, Doutor!"

Nota de Geraldo Alckmin

O governador de São Paulo divulgou nota de pesar pela morte:

"É com pesar que recebemos a notícia da morte do ex-jogador Sócrates, ídolo que dignificou o futebol brasileiro com talento, ética e solidariedade únicos. Sócrates fez parte do seleto grupo de estrelas de futebol que encantaram não só torcedores das equipes em que jogava, mas a todos os brasileiros. É um dia triste para o esporte nacional. Transmito, em nome do povo paulista, nossos sentimentos e orações à família e aos amigos do ex-jogador.

A presidente Dilma Roussef também lamentou a morte do ex-jogador.

Nota de Dilma Roussef

“O Brasil perde um de seus filhos mais queridos, o doutor Sócrates. Nos campos, com seu talento e seus toques sofisticados, foi um gênio do futebol, a ponto de ser considerado o melhor jogador sul-americano de 1983, e ser escolhido pela FIFA, em 2004, como um dos 125 melhores jogadores vivos da história. Como jogador do Corinthians, deu muitas alegrias à torcida.

Além de ídolo do futebol, Sócrates foi um campeão da cidadania. Fora dos campos, nunca se omitiu. Foi um brasileiro atuante politicamente, preocupado com o seu povo e o seu país. Procurando o bem-estar de seus companheiros, ajudou a implantar um sistema democrático no clube em que atuava. Participou também ativamente da campanha pelas Diretas-Já e de outros momentos importantes da redemocratização do país.

Lamento a perda de um grande brasileiro e envio meu abraço solidário a seus parentes, amigos e admiradores.

Nenhum comentário: