"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


sábado, 5 de fevereiro de 2011

O PT vai às compras

Há cerca de 20 dias eu escrevi no blog do Marcel, uma página virtual que mantenho na Web, alertando que a temporada da cooptação se aproximava. Disse que tinha informações de que o PT irias às compras, mas, na verdade, a temporada já havia sido inaugurada com a vinda do PRTB para base, em troca da gestão dos Serviços
Autônomos de Água e Esgotos de Parauapebas (SAAEP).
Antes que alguém estranhe o termo cooptação, ou ir às compras, uma vez que soa pejorativo, deve-se dizer que ele deriva do verbo cooptar e significa agregar, associar, coisa do tipo, entretanto, na política ninguém coopta ninguém sem deixar algum em troca. Quanto ao ir às compras, significa ir às compras mesmo.
Num mundo onde apoio não serve (o que vale é adesão), o PT bate cabeça para repetir 2008 - não pela estrondosa vitória nas urnas - mas pela prática de trazer, ainda que a peso de ouro, lideranças, apaniguados e puxa-sacos, que evidentemente, serão descartados, tão logo expire o prazo de validade.
Dirão alguns que o comportamento de oposição do PTB de Massud, durante a campanha eleitoral de 2010 não foi digerido plenamente pelo PT, razão pela qual ele perdeu a secretaria e a presidência da Câmara e está na alça de mira do governo, o que significa dizer que muitas lideranças do partido receberão as famosas propostas para abandonar o barco capitaneado pelo vereador Massud.
Apesar de a tese ter sua lógica não é bem assim que a banda toca. Em política não há espaço para beicinhos e ressentimentos; o que está valendo é a matemática que adiciona lideranças + dinheiro é = a votos. Em outras palavras, o que está em jogo é mais oito anos de poder e se para isso o PT tiver que deixar o PTB de Massud de tanga, irá fazê-lo.
Outro exemplo recente da tentativa do PT em se garantir nas eleições futuras foi o convite do próprio Darci para que o PMDB integre o governo. Com dois vereadores, o partido de Bel, Odilon e Francis teria à sua disposição duas secretarias, mais o DMTT, alguns cargos e umas “cositas más”.
Por enquanto o convite fez o partido rachar em 400 pedaços. Uma parte não quer nem ouvir falar em composição com o governo porque acha que o PT de Parauapebas é bananeira que já deu cacho, entretanto, outra parte está louquinha para botar a mão nas benesses do poder.
Que o PT iria botar o bloco na rua, todo mundo já esperava, agora, tão cedo assim não deixa de ser uma surpresa, entretanto, tudo isso mostra que eles não estão dormindo de toca.
Na semana passada um graúdo do PT julgava que essas ações eram lances isolados do Coutinho. Não é não, é lance do prefeito e isso pode significar o que todo mundo (inclusive o próprio PT) desconfia; Coutinho será mesmo o candidato do prefeito.
(artigo publicado no jornal HOJE nº 444 - Coluna do Marcel)

Nenhum comentário: