"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


sábado, 6 de agosto de 2011

Darci dá aquela "força" e PMDB se reforça

Deibson, Zé Raimundo, Joseneto, Cirilo Páscoa, Cláudio Caiado e Fernando da Ótica. PMDB deixa de ser coadjuvante para virar protagonista

Aproveitando o recesso parlamentar, o PMDB empreendeu uma ofensiva e conseguiu importantes reforços para a eleição do ano que vem.

Assinaram ficha de filiação Antônio Cláudio Caiado, Professor Joseneto, José Raimundo, Deibson Rodrigues e Cirilo Páscoa. As cinco lideranças havia deixado o PTB, do vereador Antônio Massud.
Além desses, o ex-vereador Fernando da Ótica foi anunciado como outro pré-candidato a vereador do partido. O anúncio foi feito pelo vereador do partido, Odilon Rocha de Sanção, na sessão inaugural do segundo semestre.

Segundo informações outras lideranças estão em vias de assinar a ficha de filiação, dentre as quais, Major da Mactra, que em 2008 obteve mais de 1.200 votos.

A movimentação do partido teve a importante participação do prefeito Darci Lermen, que recomendou pessoalmente aos cinco primeiros que fechassem com o PMDB. “Nós fomos a pedido do prefeito”, confidenciou José Raimundo ao jornal. A informação foi confirmada por uma pessoa ligada ao PMDB.

Com isso o PMDB deixa de ser um partido cambaleante, que patinava por falta de grupo e até corria o risco de não fazer coeficiente eleitoral, já que o partido praticamente se resumia aos vereadores Odilon Rocha de Sanção e Francis Resende, para se tornar um protagonista de respeito no xadrez político da cidade.

Partido cada vez mais governista - Fica cada vez mais evidente que o PMDB tem um pré-acordo com o PT (ou pelo menos com o prefeito do PT) e crescem as possibilidades da ex-prefeita Bel Mesquita vir a ser a candidata da base, formando chapa com alguém do PT, de algum partido da base, ou vice-versa. Essa possibilidade tinha sido comentada há cerca de 20 dias, quando a cúpula do partido se reunira com o prefeito Darci Lermen. Não se pode esquecer que Odilon Rocha de Sanção é o líder do governo na Câmara, uma espécie de para-brisas do governo contra os ataques da oposição.

Com a chegada dos novos pré-candidatos, o PMDB governista, capitaneado por Odilon Rocha de Sanção e sob o silêncio complacente de Bel Mesquita sai muito fortalecido e a tendência é que suplante ou “convença” o PMDB da oposição, da vereadora Francis Resende.

Ainda que pareça improvável, essa possibilidade está sendo especulada na cidade. Duas situações reforçam essa hipótese. A primeira é a crônica falta de nomes factíveis para encampar uma possível candidatura a prefeito do PT. A segunda hipótese vem da crença de que as eleições de 2012 é uma extensão da de 2008, nas quais houve a participação de Bel Mesquita com candidata, sem, contudo, atrapalhar os planos do atual prefeito, Darci Lermen, que se reelegeu com tranquilidade. Depois do pleito eleitoral, a cidade ficou aparvalhada diante dos rumores de que o processo eleitoral fora um imenso teatro, no qual Darci fez o seu papel de vencedor, enquanto Bel Mesquita disputara as eleições apenas para manter o seu eleitorado.

Sobre a possível aliança com o PT, ninguém do PMDB confirma nada, entretanto, fica a constatação de que Darci Lermen não iria se empenhar em fortalecer o partido de Odilon a troco de nada. Resta saber como vai reagir o PT, que tem no DNA a tendência de ser cabeça. De repente, o partido da estrela vermelha pode ser obrigado a se contentar com a vice... ou não. Nesse caso, um providencial plano B poderia ser posto em prática. Uma chapa encabeçada pelo PMDB, com um partido da base apresentando o vice, não estaria fora de questão.

Vale lembrar que durante os mais de seis anos de mandato de Lermen, o PT viveu às turras com ele. Um rompimento no ano que vem não seria algo improvável.

Nenhum comentário: