"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

"Sim" no plebiscito terá o número 77

(Blog Patrick Roberto)

Quem for favorável ao ‘sim’ pela criação do Estado do Carajás e do Tapajós terá de digitar 77 duas vezes na urna eletrônica no dia 11 de dezembro, durante o plebiscito. O ‘não’, opção de quem quer o Pará como está, será representado pelo número 55. Isso foi decidido em sorteio no último dia 9 de agosto em sessão administrativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na mesma ocasião ficou estabelecido que primeiro vem a pergunta sobre Tapajós e depois sobre Carajás.

As perguntas que orientarão o plebiscito serão feitas na seguinte ordem na urna eletrônica: primeiro aparecerá a pergunta “Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Tapajós?”. Depois aparecerá a questão “Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Carajás?”.

Caso responda teclando 77, o eleitor estará sendo favorável à divisão do Pará para a criação de Tapajós ou Carajás. Se for contrário, deve votar 55. Cada pergunta é independente da outra e, portanto, o eleitor deverá responder às duas, uma de cada vez.

Na eventualidade de alguma falha em urnas eletrônicas serão usadas cédulas de papel. O sorteio definiu que a cédula branca terá a pergunta: “Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado de Carajás?". Já a cédula amarela terá a pergunta: “Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado de Tapajós?”.

No último caso, o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, lembrou que, nas eleições gerais de outubro de 2010, o percentual foi de apenas 0,004% de máquinas defeituosas em todo o país.
O sorteio foi feito pela vice-procuradora-geral eleitoral Sandra Cureau e realizado no plenário do TSE, em sessão administrativa.

O plebiscito no Pará consultará todos os eleitores paraenses acerca do desmembramento do Estado. Os eleitores devem comparecer à sua respectiva seção eleitoral das 8 horas às 17 horas do dia 11 de dezembro. Quem não comparecer terá de justificar a ausência no prazo de 60 dias após a votação.

ReforçoNa mesma sessão administrativa de terça-feira (9), o plenário do TSE aprovou o envio de forças federais para garantir a tranquilidade do plebiscito, em dezembro. As forças federais irão para 14 municípios: Marabá, Altamira, Brasil Novo, Monte Alegre, Santarém, Alenquer, Óbidos de Juriti, Oriximiná, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Tucumã, Orilândia do Norte, Pacajá e Anapu.

Segundo a relatora do pedido, ministra Cármem Lúcia Antunes Rocha, a solicitação foi feita pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), com base no relato do secretário de Segurança Pública do Estado, Luiz Fernandes Rocha. A ministra acentuou que a área é historicamente conflitante pelo intenso fluxo migratório, inclusive com atritos de natureza fundiária.

Nenhum comentário: