sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
Feliz 2011!
Abraços
Bel no Ministério do Turismo
Lula decide pela não extradição de Battisti
(Fonte G1)
Hoje, o presidente Lula decidiu que o lendário e condenado a prisão perpétua, por quatro assassinatos na Itália, Cesare Battisti não será extraditado.
A informação causou muito mal estar na Itália. Responsável pela defesa da Itália no caso da extradição do ativista Cesare Battisti, o advogado Ricardo Freire Vasconcelos afirmou nesta sexta-feira (31) ao G1 que o governo italiano convocou o embaixador Gherardo La Francesca para dar explicações sobre a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de manter o militante de esquerda no Brasil. O objetivo é reunir informações para definir como será a atuação política do governo italiano no caso de agora em diante.
Segundo Freire, o embaixador deve viajar à Itália na segunda-feira (3), após participar da posse da presidente eleita, Dilma Rousseff. A princípio, a convocação tem o objetivo de esclarecer detalhes do processo e da decisão de Lula, não há informação se o governo italiano poderá retirar seus diplomatas do país. O G1 entrou em contato com o Itamaraty e não obteve resposta.
Previsões do futebol para 2011
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
O perfil dos secretários de Jatene
CASA CIVIL
Zenaldo Coutinho - Chefe da Casa Civil
Formado em Direito pela UFPA, Zenaldo Rodrigues Coutinho Júnior exerceu três mandatos de deputado federal pelo PSDB (1999-2003, 2003-2007 e 2007-2011). Zenaldo Coutinho foi ainda vereador de Belém pelo PDS de 1983 a 1988. De 1989 a 1991 exerceu o mandato de deputado estadual pelo PTB. Pelo mesmo partido, ele foi deputado estadual por mais dois mandatos (1991-1995 e 1995-1999). Natural de Belém, Coutinho nasceu em 4 de fevereiro de 1961.
CASA MILITAR
Tenente-Coronel Fernando Noura - Chefe da Casa Militar
Atualmente, Fernando Noura é comandante do Batalhão de Polícia de Choque. Possui curso de infantaria (NPOR) pelo Exército Brasileiro e de pós graduação em Defesa Social e Cidadania. Possui curso de Gestão Governamental (pós-graduação Lato Sensu) e de especialização em Gestão Estratégica em Defesa Social, além de curso de Especialização em Segurança Pública e Gestão de Informação. É paraense, casado e tem 44 anos.
SEDUC
Nilson Pinto - Secretário de Educação
Formado em Geologia pela UFPA, com mestrado em Geoquímica e doutorado em Geociências, Nilson Pinto de Oliveira foi reitor da UFPA no período de 1989 a 1993. Exerceu também o cargo de Secretário Especial de Promoção Social do Estado do Pará, de 5 de março de 2001 a 8 de abril de 2002. Foi ainda Secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente no período de 1995 a 1998. Nilson Pinto exerceu três mandatos de deputado federal pelo PSDB. É natural de Belém, nascido em 25 de março de 1952.
SEFA
José Tostes - Secretário da Fazenda
Economista, José Barroso Tostes Neto foi Superintendente da Receita Federal do Brasil na 2ª Região Fiscal durante 14 anos. Em 2008 passou a ocupar o cargo de Coordenador-Geral de Administração Aduaneira da Receita Federal do Brasil, em Brasília, onde residia atualmente.
SEGUP
Luiz Fernandes Rocha - Secretário de Segurança Pública
Delegado de Polícia Civil desde 1991, Luiz Fernandes é formado em Direito pela UFPA e doutorando em Ciências Jurídicas-Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino. Natural de Vitória da Conquista (BA), Luiz Fernandes exerceu o cargo de Delegado Geral da Polícia Civil no período de 2003 a 2006, no governo de Simão Jatene. Dentro da Polícia Civil, Fernandes foi diretor da Divisão de Investigações e Operações Especiais, de Polícia Operacional e da Delegacia de Furto de Veículos. Foi ainda superintendente da Regional do Salgado.
SESPA
Hélio Franco - Secretário de Saúde Pública
Formado em 1975 pela Faculdade de Medicina da UFPA, Hélio Franco de Macedo Junior é especialista em Clínica Médica. Foi o primeiro médico a trabalhar na Transamazônica, no período de 1977 a 1983 no Projeto Pacal. De 1995 a 2002, Helio Franco foi presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia. Ele também é médico concursado do Ministério da Saúde, desde 1983 e da Secretaria Estadual de Saúde do Pará, desde 2005. Hélio Franco nasceu em 10 de julho de 1950. É casado e pai de duas filhas.
SEMA
Teresa Cativo - Secretária de Meio Ambiente
Bacharel em Ciências Econômicas pela UFPA, Teresa Lusia Mártires Coelho Cativo Rosa é mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo NAEA/UFPA e professora do curso de Economia da UFPA. A economista foi diretora geral do Idesp, secretária adjunta da Secretaria de Fazenda do Pará, diretora geral da Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA) e secretária especial de Gestão no governo de Simão Jatene. Atualmente, Teresa Cativo é secretária geral de Gestão do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.
SAGRI
Hildegardo Nunes – Secretário de Agricultura
Formado em Agronomia, foi secretário estadual de Agricultura entre os anos de 1995 e 1998. Também exerceu os cargos de Secretário Municipal de Saúde e de Secretário municipal de Governo, em Ananindeua. No Sebrae-PA já exerceu os cargos de Diretor Superintendente (2007/2008) e de presidente do Conselho Deliberativo (1997/1998). De 2003 a 2005 foi diretor dos programas regionais Norte e Nordeste, do Ministério da Integração Regional. Foi vice-governador do Pará entre os anos de 1999 e 2002.
SEPAQ
Asdrúbal Bentes - Secretário de Pesca e Aquicultura
Advogado, Asdrúbal Mendes Bentes é deputado federal reeleito pelo PMDB. Asdrúbal Bentes exerceu quatro mandatos como deputado federal. Foi prefeito do município de Salinópolis no período de 1983 a 1985, procurador do Tribunal de Contas e superintendente do Incra.
SEIR
Antônio José Guimarães - Secretário de Integração Regional
Engenheiro florestal e funcionário público federal do Ibama desde 1977, Antonio José Costa Guimarães já exerceu as funções de sub-coordenador do Poloamazônia do IBDF, diretor de Divisão de Marcados (IBDF-DF), Delegado estadual do IBDF no Pará, presidente nacional do IBDF e secretário do Ministério da Previdência Social. Entre os anos de 1991 e 1995 foi secretário no Governo do Estado do Pará.
SEPE
Sidney Rosa - Secretário de Projetos Estratégicos
Sidney Rosa, 54 anos, é formado em Administração de Empresas. É empresário do setor florestal, há mais de 30 anos, no Pará. Foi prefeito do município de Paragominas por dois mandatos sucessivos, entre os anos de 1997 e 2004. É vice-presidente da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa). É deputado estadual eleito pelo PSDB com a sexta maior votação no Estado. É casado e tem 54 anos de idade.
SECULT
Paulo Chaves Fernandes - Secretário de Cultura
Arquiteto e urbanista paraense. Foi assessor de urbanismo na gestão de Almir Gabriel na prefeitura de Belém, em 1983, promovendo as reformas do Ver-o-Peso, mercado de São Brás e outras. Ficou na prefeitura até 1988. No governo Collor, foi superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico Nacional, deixando o cargo para ser secretário de Cultura do Pará da gestão de Almir Gabriel, em 1994, função que ocupou durante 10 anos. Realizou importantes obras, como o Projeto Feliz Lusitânia, Museu de Artes Sacras, Estação das Docas, Parque da Residência, Mangal das Garças, Pólo Joalheiro e Theatro da Paz. Manteve-se no cargo até o final do governo de Simão Jatene, em 2006.
SEDECT
Alex Fiúza de Mello - Secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia
Alex Bolonha Fiúza de Mello foi reitor da UFPA nos períodos de 2001 a 2005 e 2005 a 2009. Possui graduação em Ciências Sociais pela UFPA (1977), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e pós-doutorado pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris (1999/2000) e pela Cátedra Unesco de Gestión y Política Universitaria, da Universidad Politécnica de Madrid (2009/2010). Foi membro do Conselho Nacional de Educação, do Ministério da Educação (2004/2008) e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (2007/08).
SEEL
Sahid Xerfan - Secretário de Esporte e Lazer
Empresário e político, Sahid Xerfan nasceu em 25 de junho de 1942. Ex-prefeito de Belém por duas vezes e ex-secretário de Obras Públicas do governo Simão Jatene. Atualmente, é vereador em seu terceiro mandato e líder do Partido Progressista (PP) na Câmara Municipal de Belém. Presidiu importantes empresas, atacadista e varejista, nos estados do Pará, Amapá e Goiás. Secretário adjunto: Cristian Pinheiro da Costa
SEPOF
Sérgio Bacury - Secretário de Planejamento, Orçamento e Finanças
Sérgio Roberto Bacury de Lira é economista e doutor em Planejamento Governamental. Atualmente, é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Economia, da UFPA. Foi pesquisador do Idesp, Diretor de Planejamento e Diretor de Ensino da Seduc, Diretor de Desenvolvimento Organizacional da Sead e Auditor Adjunto da Auditoria Geral do Estado do Pará. Foi presidente do Conselho Regional de Economia, membro do Conselho Federal de Economia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPA. Coordenou o programa de Governo do candidato e agora governador eleito, Simão Jatene.
SETRAN
Francisco de Chagas Melo - Secretário de Transporte
Foi eleito três vezes vereador do município de Ananindeua, presidiu a Câmara Municipal por três períodos legislativos. Foi vice-prefeito de Ananindeua no período de 2004 a 2006. Foi eleito deputado estadual em 2006 e reeleito em 2010. Foi ainda secretário de Obras do Estado no período de 2007 a 2009.
ÓRGÃOS DE SEGURANÇA
POLÍCIA MILITAR
Coronel Mário Solano - Comandante Geral da Polícia Militar
É bacharel em Ciências Sociais pela UFPA. Possui curso de gerenciamento de crises na Segurança Pública e de especialização em gestão estratégica em Defesa Social. Na área militar, formou-se em 1981 no Núcleo Preparatório de Oficiais da Reserva do Exército, tendo servido no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (PA) e no 3º Batalhão Especial de Fronteira (AP). Em 1987 ingressou na Polícia Militar do Pará e, já como coronel, foi comandante do Comando de Missões Especiais da PM.
POLÍCIA CIVIL
Nilton Atayde - Delegado Geral da Polícia Civil
Nilton Atayde é formado em Direito pela UFPA. Ingressou na Polícia Civil em 1992, após aprovação em concurso público. Possui pós-graduação em Polícia Judiciária, pela UFPA, e em Direito Penal e Processo Penal, pela Universidade Estácio de Sá –RJ. É doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela UMSA (Argentina-Buenos Ayres). Foi advogado militante no período de 1985 a 1992. Como delegado atuou em unidades policiais da capital e do interior do Estado. É atual vice-presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Pará.
SUSIPE
Major Francisco Bernardes - Superintendente do Sistema Penal
É Graduado em Ciências de Defesa Social – Curso de Formação de Oficiais da PM do Pará, e em Direito pela UFPA. Possui especialização em Segurança e Cidadania. Atualmente é subcomandante do 16º Batalhão de Polícia Militar, em Altamira. Já foi diretor de Núcleo de Inteligência e Diretor de Unidade Prisional da Susipe. Foi Gerente de Unidade de Internação da Funcap. Tem 39 anos.
Advogado, graduado pela UFPA em 2000. Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Direito pela UFPA. Procurador do Estado do Pará desde o ano de 2000, tendo sido aprovado em 1º lugar no respectivo concurso público. Articulista com trabalhos publicados em diversas revistas especializadas tais como Revista Dialética de Direito Tributário, Revista Dialética de Direito Processual, entre outras. Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção do Pará.
Novo registro de identidade é lançado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou oficialmente nesta quinta-feira (30), durante solenidade no Ministério da Justiça, o novo Registro de Identidade Civil (RIC), documento que vai substituir as atuais cédulas de identidade. O governo estipulou o prazo de dez anos para que todos os brasileiros sejam recadastrados. Lula recebeu a carteira de identidade número 001, e a primeira-dama, Marisa, a 002.
Com o novo documento, o cidadão passa a ser identificado por um único número, a partir de um chip capaz de armazenar as digitais do titular, além de informações relevantes, como sexo, idade, filiação e naturalidade. Segundo o governo, o novo mecanismo vai evitar que uma mesma pessoa seja identificada por mais de um número de registro em diferentes estados, como ocorre hoje.
O governo espera produzir em 2011 cerca de 2 milhões de cartões que serão distribuídos, inicialmente, entre sete cidades brasileiras: Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO).
Os primeiros cartões devem ser expedidos pela Casa da Moeda. A partir daí, os governos dos estados e do DF terão o prazo de um ano para começar o cadastramento e a implementação do documento.
A nova carteira de identidade nacional não substituirá documentos como CPF, título de eleitor e passaporte, mas terá o mesmo registro em todos os institutos de identificação estaduais do país.
Alencar não deve participar da posse de Dilma
Salário Mínimo será de R$ 540,00
O valor precisa ainda ser aprovado pelo Congresso para depois ser sancionado pela presidente eleita Dilma Rousseff já no primeiro mês do mandato. Caso seja confirmado, o mínimo terá uma poder de compra equivalente a duas cestas básicas, estimada em R$ 264,61
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Orçamento de 2011aprovado
(Fonte: Zedudu)
No último domingo (26) foi realizada pela Câmara Municipal de Parauapebas a última sessão do ano de 2010, exclusivamente para que fosse colocado em votação, a segunda, o orçamento para 2011. Sem a presença da imprensa ou de populares, e com a ausência dos vereadores Massud (PTB) e Francis (PMDB), que justificaram a ausência, os vereadores aprovaram, por unanimidade, o orçamento de R$399 milhões para 2011 com 36 emendas.
Essas emendas tiveram por finalidade remanejar os valores enviados pelo executivo. Secretaria Municipal de Saúde, Educação e SEMURB foram as que mais se beneficiaram com as emendas parlamentares.
A Câmara recebeu a orientação profissional de capacitados professores da UFPA, técnicos na área orçamentária para que pudesse aprovar o orçamento 2011. Segundo um funcionário da CMP, o orçamento aprovado ainda não é o ideal, todavia é mais profissional dos que os outrora aprovados pela casa e, ainda segundo o funcionário, o de 2012, com a orientação dos técnicos da UFPA, estará mais próximo do ideal.
O orçamento de 2011 prevê uma receita de R$16 milhões para a Câmara Municipal.
O que deu pra perceber no orçamento aprovado é que o governo procurou melhorar substancialmente os recursos alocados em algumas secretarias que supostamente mudarão de gestor em 2011, caso específico da SEMURB e SEMSA.
Para finalizar foi aprovado uma possível suplementação na ordem de 20% (vinte por cento), bem inferior aos 60% (sessenta por cento ) solicitado pelo executivo.
A Câmara Municipal de Parauapebas volta a se reunir em 15 de fevereiro de 2011, já sob a presidência do vereador Euzébio Rodrigues (PT).
Mega-sena da virada deve pagar R$ 190 milhões
Jeferson não resistiu aos ferimentos
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
O saco do Papai Noel
Há muito, Noel não passa por essas bandas. O trenó abarrotado de presentes, que a cada final de ano deixa o Pólo Norte não gosta de dar rasantes pela terra de muro baixo. Apesar da idade, que poderia torná-lo um velho senil, Noel não é bobo, nem nada; vai que aparece um esperto, desses que proliferam e saracoteiam pela pacata Rio de Águas Rasas e resolve bater-lhe a carteira, ou então surrupiar a carga para vender no mercado negro... Melhor não, além do mais, há crianças muito mais pobres nos municípios vizinhos.
Soldado morto na zona rural é velado no quartel
Os bastidores da eleição da Câmara de 2011
O vôo solo de Massud
.
Outro lixão
Ao querido leitor anônimo
sábado, 25 de dezembro de 2010
Se não vier não vai fazer falta
Deicharles em níver
O saco do papai Noel
Há muito, Noel não passa por essas bandas. O trenó abarrotado de presentes, que a cada final de ano deixa o Pólo Norte não gosta de dar rasantes pela terra de muro baixo. Apesar da idade, que poderia torná-lo um velho senil, Noel não é bobo, nem nada; vai que aparece um esperto, desses que proliferam e saracoteiam pela pacata Rio de Águas Rasas e resolve bater-lhe a carteira, ou então surrupiar a carga para vender no mercado negro... Melhor não, além do mais, há crianças muito mais pobres nos municípios vizinhos.
Editorial do HOJE
Depois do período crítico de 2009, no qual por muito pouco o HOJE não fechou as portas, o jornal foi obrigado a reduzir despesas, cortar custos, enfim, se reiventar. Como era de se esperar, o HOJE voltou a desfrutar do espaço que sempre foi seu, por direito, aquele em que a população procura por saber que encontrará um verdadeiro porta-voz de suas inquietações.
Valmir na periferia
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Civaldo não volta para a diretoria administrativa da Câmara
Marcelo Parcerim
Morre Orestes Quercia
Compras de última hora
Trilheiro de paca
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Nova nomenclatura
Dos partidos que assinaram o acordo e que foi inclusive reconhecido em cartório, o PSDC e o PT deram pra trás. Motivos e mais motivos não vão faltar, dentre os quais que o PT é o partido da maior bancada, que massud rompera primeiro o acordo, ao preferir Percília, ao invés de Raimundo Vasconcelos, de que Massud passou a ter compartamento de oposição, que o partido precisava de espaço, pra não dizer de dinheiro e mais de um milhão de argumentaçõ9es de qualidade dividosa.
O que com certeza ninguém vai poder negar (sem corar) é que houve uma tremenda rasteira, o que apenas revela o DNA de determinadas pessoas, que não conseguem viver sem exercitar a arte de tramar . Historicamente o PT nunca foi de prezar pelos compromisso outrora assumidos, entretanto, quem entrou no jogo deveria saber um dia isso poderia acontecer e pelo andar da carruagem, estava tudo desenhado para dezembro de 2010.
O argumento de que a maior bancada deve sempre eleger o presidente é válido, desde que essa bancada se garanta, tenha número suficiente para eleger o presidente, sem depender do voto dos outros, o que não aconteceu na época da eleição do primeiro presidente, ou agora. Como se sabe, dependeu dos outros, justamente esses que agora levaram um canto de carroceria. O argumento da maior bancada, depois de assnar acordo, depois de ter sido beneficiado, votado tem outro nome, que por sinal é bem diferente das novas nemeclaturas que querem impingir nos tempos de hoje.
Comentário
Bel in nat
PFC perde de novo, mas se mantém na primeira divisão
Com o resultado PFC se mantece na primeira divisão, já que o seu concorrente o Santa Rosa perdeu para a Tuna e foi rebaixado para a segunda divisão.
Classificam para a fase final do Parazão, o Castanhal e a Tuna Luso que foi campeã, ao vencer o santa Rosa por 1 a 0 na última quarta-feira.
Waldyr Silva na confraternização
Confraternização da imprensa
Indio Teixeira, Pezão, Iremar Araújo e Eliésio
Galera da banda Legionários, Altamiro Borba e esposa
Vinícios Nogueira e a namorada
Rosa e Jéssica
Internet à meia boca
Eleita Mesa Diretoria da Câmara para 2011
Como já era previsto, o vereador Eusébio Rodrigues conseguiu suplantar o vereador Antônio Massud (PTB) e reuniu os votos necessários para se eleger presidente. Prevendo a derrota, Massud retirou sua candidatura, liberando os vereadores que lhe apoiavam para votar no vereador do PT. Compreensivelmente, Massud não esteve presente na sessão, assim como a vereadora Francis Resende (PMDB).
A Mesa Diretoria terá a seguinte composição:
Presidnete: Eusébio Rodrigues (PT);
vice-presidente: Faisal Salmen (PSDB);
1º secretário: Odilon Rocha de Sanção (PMDB);
2º secretário: Adelson Fernandes (PDT).
Comentários a respeito da Cohan
Comentários a respeito da Cohan
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Recesso
Bandido azarado
Saídinha na Cidade Nova
domingo, 19 de dezembro de 2010
'Se houver dificuldades, Lula poderá voltar’
De Gilberto Carvalho, chefe de gabinete de Lula, futuro secretário da presidência da República do governo Dilma, em entrevista exclusiva ao Globo:
- A gente vai perder a coisa muito espontânea, calorosa do presidente. Ele, o tempo todo, até quando dá broncas — e não são poucas nem fáceis —, em seguida faz uma brincadeira, uma gozação.
- A Dilma tem uma incrível capacidade de aprendizado. Se você é uma pessoa que nunca tenha sido candidata e, de repente, ter nos ombros uma candidatura à Presidência da República, e com a obrigação de ganhar, é uma carga muito grande. E ela era subestimada. Sentar naquela cadeira traz um peso e uma responsabilidade. Ela vai continuar, com os mais próximos, dando broncas, como ele também fazia. Para algum lado, o cara tem de explodir.
- Nesta história tem uma coisa que é do jogo: nunca o governo vai estar satisfeito com a imprensa, e vice-versa. Porque é da tensão natural das coisas. Mas não me lembro de um único fato de ameaça à liberdade de imprensa neste governo. O que ele (Lula) se deu o direito? De criticar a imprensa. E toda vez que ele faz uma crítica, vira chavismo. Com Dilma, ela terá uma leveza em relação a isso.
- As falhas foram muitas. Não conseguimos mudar o modelo de gestão do Estado. Não conseguimos inovar suficientemente na modernização da máquina e ganhar eficiência. Na corrupção, apesar de todo o nosso esforço — a Polícia Federal entrou aqui no Palácio, pela primeira fez, fiscalizou os nossos, coisa que antes não fazia. Apesar disso, há uma frustração de ver que a cultura da corrupção continua. No nosso governo, os elementos da corrupção ficaram mais expostos, coisa que antes estava debaixo do tapete. E não dá para não mencionar o assim chamado mensalão.
- Eu avalio que [ a candidatura de ilma] foi uma enorme teimosia dele [Lula], sob, inclusive, a descrença de muita gente aqui dentro do Palácio, que não sabia se seria possível fazer da Dilma uma pessoa com viabilidade eleitoral. Alguns até diziam que ele escolheu a Dilma porque, se perdesse, não perderia nada. Mas não era assim. Ele falava que íamos ganhar.
- Eu acho que essa é uma questão [uma nova candidatura Lula] muito aberta na cabeça dele. A minha opinião é que ele vai ficar olhando a conjuntura. Num cenário de a Dilma fazer um governo bom, é evidente que ela vai à reeleição. Se houver dificuldades, e ele for a solução para a gente ter uma vitória, ele pode voltar. Isso não é um dogma para ele.
PFC perde de novo e está desclassificado para a fase final do Parazão 2011
Por enquanto o PFC não corre risco de ser rebaixado, já que ainda tem o último jogo em Parauapebas contra o Abaeté. Basta que o PFC vença para se garantir na primeira divisão do ano que vem.
Analistas do esporte julgam que não foram as duas derrotas (para Tuna e Anannindeua) que tiraram a vaga do PFC, mas o empate fora de hora contra o Time Negra, em pleno Rosenão.
Wolner em baixa
Em síntese, o PSDC é aliado do PSDB, de Jatene, de modo que bastou um telefone do vereador Faisal Salmen, contando as idas e vinda de Wolner para que a a direção tirasse o partido de sua mão, nomeando Vicente Leite, o "Vicente das Umespa" presidnete.
A outra recomendação é que ele deveria votar na eleição Mesa conforme a orientação do vereador do PSDB. Essa última rcomendação, ou deeterminação está difícil de Wolner cumprir, afinal, está em jogo a secretaria de Meio Ambiente.
Esperar para 2012 seria muito arriscado
Em tempo, Massud teria realmente perdido a presidência, o problema é que cresce a cada momento o nome do vereador Zé Alves para ser o próximo presidnte e não o nome de Eusébio.
Segundo as informações, Zé Alves teria mais trânsito junto aos vereadores de outros partidos, ou seja, a rejeição de Zé Alves seria bem menor do que a de Eusébio, não só junto aos que não são da base, mas trambém no âmbito do PT.
Há outro aspecto que está sendo considerado por Zé Alves. Já que a palavra dada tem pouco valor no meio político e como o acordo previa que Zé Alves seria presidente em 2012, Zé Alves está co locando as barbas de molho. Como nada garante que o compromisso será honrado, ele que ser presidente agora. Esperar para 2012, seria muito arriscado. Faz sentido.
Felicidade, Alexandre
O blogger deseja felicidades e muito sucesso na sua nova etapa de trabalho. Abraços.
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Resenha política
Cohan faturou mais de R$ 11 milhões em 2010
Se depender do vereador Faisal Salmen, a prefeitura vai ter muito que se explicar com relação aos recursos gastos com a merenda escolar. No mira do vereador do PSDB também está a empresa Cohan, encarregada da confecção e distribuição da merenda nas escolas da rede pública municipal.
Na sessão da última terça-feira. 15. O vereador do PSDB apresentou o requerimento 113/2010, no qual requer a comprovação dos recursos destinados a alimentação escolar, conforme orçamento de 2010. Faisal também requer a real situação da merenda escolar, no que se refere a qualidade e se atende a demanda da rede pública municipal.
Segundo o vereador Antônio Massud (PTB), documentos que estão nas mãos dos parlamentares dão conta que a Cohan faturou mais de R$ 11 milhões de janeiro a novembro de 2010. Isso equivale a arrecadação inteira de municípios como Curionópolis. Os valores astronômicos, proporcionalmente três vezes mais do que na administração anterior não foram acompanhados de um salto de qualidade, que justifique ao município gastar cerca de R$ 1 milhão por mês. Segundo Faisal, uma comissão de vereadores vai acompanhar freqüentemente nas escolas a qualidade da merenda e seu valor nutricional.
Na sua justificativa, Faisal citou o prêmio “Gestor eficiente da merenda escolar”, que contemplaram municípios como Ananindeua e Paragominas, mas apesar do dinheiro gasto com a Cohan, o município não foi citado, “Parauapebas tem potencial para ser referência nessa área, mas as políticas públicas implantadas não funcionam”, disse.
O vereador quer ter acesso a contrato para comparar se não sairia mais em conta para os cofres do município e com mais valor nutricional outro modelo, como por exemplo, a prefeitura se encarregar da confecção da merenda , “o que se sabe é que a prefeitura paga caro por um serviço que não é bom. Essa empresa que é de São Paulo, compra fora do município, leva o nosso dinheiro embora e ainda utiliza as estruturas da prefeitura. Queremos saber se há desconto por isso e porque se paga uma merenda tão cara”, disse.
Em 2008 a empresa Cohan foi denunciada pelo jornal O Liberal, que publicou que ela estaria envolvida em licitações fraudulentas em vários estados. Na época o jornal HOJE reproduziu a matéria. Ao que parece a prefeitura não tomou conhecimento e continuou trabalhando com a empresa, mesmo sendo ela suspeita de irregularidades. Os vereadores também querem saber quais são os interesses da prefeitura, ou de servidores da prefeitura com a empresa.