"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Acusados da morte de Ana Karina não comparecem para audiência

Os acusados da morte da comerciária Ana Karina, Alessandro Camilo, Francisco Assis Dias e Florentino de Souza Rodrigues, a não se apresentaram para a audiência marcada para a manhã desta segunda-feira no Fórum da Comarca de Parauapebas.
Cópia de um fax enviado pelo diretor interino do CRC , Luiz Domingos Ribeiro da Conceição, foi distribuída à imprensa pelo MM. juiz Dr. Líbio Araújo. Nele, o diretor comunica ao juiz que todas as providências para transportar os acusados forma tomadas, todavia, a Polícia Militar não compareceu, motivo pelo qual os presos não foram apresentados.
Corre a boca miúda que os acusados estariam em Marabá aguardando uma guarnição da PM para escoltá-los até Parauapebas.
Às 9:15 horas entrou para a sala de audiências a mãe de Ana Karina, D. Iris. Segundo informações a oitiva das testemunhas deve ser interrompida às 13:00 horas para o almoço, sendo retomada às 14:00 horas.
A ausência dos principais acusados vem trazer um grande prejuízo, não só para o andamento do processo, mas também financeiro para o TJ-PA. Despesas com oficiais de justiça, combustível e tempo dos juízes foram dispensados para intimar testemunhas e acusados, fato que poderá gerar até a nulidade do ato processual, apesar de já haver jurisprudência do STF sobre a obrigatoriedade da presença dos acusados nas audiências de testemunhas.
É interessante salientar que houve uma comunicação do juízo ao diretor da Casa Penal que abriga os acusados com um tempo razoável de antecedência. Resta apurar os motivos que levaram a PM à não disponibilizar escolta para a transferência dos presos, bem como o porque dessa decisão não ter sido comunicada antecipadamente à diretoria do Fórum local.
A ausência dos acusados, além dos prejuízos já citados, revive na população um sentimento de descrédito com nossa justiça. Se quem tem que julgar, zelando pelo bom andamento da justiça, não consegue sequer trazer os acusados até o município onde aconteceu o crime para dar andamento no processo que culminará com a decisão do Tribunal do Júri, o que pode se esperar da justiça? É bom lembrar que Ana Karina desapareceu em 10 de maio de 2010, portanto já se passaram 210 dias.

Nenhum comentário: