"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Atibaia decreta Emergência, após forte chuva

Em Atibaia, no interior do estado, a prefeitura decretou nesta terça-feira (11) situação de emergência. O decreto deve vigorar por um prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado por até 180 dias. Em cinco horas, choveu na cidade mais da metade de todo o volume de chuva esperado para o mês de janeiro. Foram registrados 160 milímetros de precipitação.

Na manhã desta terça, o nível do Rio Atibaia era de 4,13 metros. O acumulado das chuvas era de 245mm, bem mais do que os 130,8 milímetros registrados nos 11 primeiros dias de janeiro do ano passado.

Decreto, o prefeito José Bernardo Denig (PV) considerou que, diante do caos instalado, "a situação exige que sejam implementadas medidas de emergência visando amparar as famílias atingidas, além de obrigar a administração a promover a prevenção contra doenças típicas da presente situação".

Em entrevista nesta tarde, o governador do estado, Geraldo Alckmin, anunciou a assinatura de um decreto renovando um programa que prevê o pagamento de R$ 1 mil a famílias que perderam tudo em enchentes. Ele esteve reunido na tarde desta terça-feira (11) com o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, subprefeitos da cidade, parte do secretariado municipal e integrantes dos bombeiros e da Defesa Civil.

“Estou assinando hoje [terça-feira] um decreto renovando o Programa Novo Começo. Aquelas áreas, não só em São Paulo, que entraram em emergência, calamidade, que a prefeitura reconheça que as pessoas perderam seus bens, o estado vai liberar R$ 1 mil de uma vez só para essas famílias”, afirmou. O programa já havia sido usado para atender às vítimas da chuva no ano passado do próprio município de Atibaia e de São Luiz do Paraitinga.

A situação de emergência é “provocada por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento parcial da capacidade de resposta do poder público do ente atingido”, de acordo com decreto do governo federal. Já o estado de calamidade provoca “comprometimento substancial da capacidade de resposta do poder público”. A decretação possibilita a transferência de recursos para socorro às vítimas e reconstrução, por exemplo.

Os municípios de Jacareí e Bragança Paulista também enfrentam problemas por causa da chuva.

Nenhum comentário: