O dia 1º de dezembro, lembrado no mundo inteiro como o Dias de Combate a Aids, foi comemorado com um café da Manhã no Centro de Testagem e Aconselhamento, localizado na rua P,no bairro União,
Além do coordenador do programa no município, Alan Miranda, prestigiaram o evento o secretário de saúde, Evaldo Benevides, o presidente do GAPP, Jodal e ativistas do movimento de combate a Aids.
Alan Miranda abriu o encontro mostrando os novos números da doença no município, ressaltando que houvera um acréscimo de casos notificados no ano de 2010, “isso se deve a oferta de exames, que agora estão ao alcance da população, com resultados em poucos minutos”, disse.
Representando os vivendo com Aids, Gilvan Batista, disse que apesar dos avanços, a data ainda não poderia ser comemorada. Batista citou o preconceito contra a pessoa vivendo com Aids, bem como as instalações do CTA que estão há quase um ano com as obras paralisadas. Soro-positivo há 15 anos, Batista disse que o segredo da sua qualidade de vida se devia a sua adesão ao tratamento, “hoje nós temos condições de levar uma vida normal”, disse Batista, que é do conselho fiscal do GAPP e ativista na luta contra a doença. Para juventude que está iniciando a vida sexual, ele deixou o recado: “tem que se prevenir, porque a Aids está aí e não escolhe idade, cor, posição social, nada, tem que usar preservativo e ficar livre desse mal”.
Avanços – Evaldo Benevides ressaltou os avanços que a população que vive com Aids tem, “hoje nós temos oferecido médico-pediatra e médico infectologista. Além disso, temos trabalhado no sentido de evitar os transtornos de uma viagem para Belém de pacientes que precisavam fazer exames de carga viral e temos disponibilizado exames com diagnóstico rápido”, disse o secretário.
Sobre as reformas no CTA ele disse que na segunda-feira próxima os serviços seriam inicializados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário