"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


sábado, 28 de agosto de 2010

O fenômeno vermelho

o vermelho falso pintou, borrou e foi se alastrando
a calçada é vermelha, são vermelhos os quiosques
os carros da prefeitura e os prédios dela o que são?
a cor da vez é a vermelha, na praça e nos corrimãos
é tudo vermelho aqui. o coreto e a pracinha
e vermelho de vergonha está o povo, na linha
a saúde no vermelho como as roupas do gari
educação no vermelho com ideb ou sem ideb
o debilóide vermelho avermelhou tudo aqui
a fila do banco, vermelha, do sol que bate na cara
o esgoto está vermelho, mataram um cara na praça
se avermelha a disputa com o sangue que cai na terra
bandeiras no alto agitam o vermelho dessa guerra
tem vermelho na bandeira, ou no brasão da cidade?
tem a cor vermelha onde, me diga, por caridade
pois cansei de ver, vermelho de raiva, por onde passo
esse vermelho, da cor do nariz desses palhaços.

(Do blog do Eldan Nato)

3 comentários:

Anônimo disse...

O vermelho é a cor da vida, a cor mais linda, a cor que as crianças mais gostam. A cor do coração. A cor do Pará, a cor do Sol, do sangue. A cor do PT, da justiça, da igualdade.
Uma pena que os vermelho do PT parauapebense tá "borrado" por um amarelo e azul, corrupção herdada de manias de governos anteriores, para a qual "nosso" prefeitinho não teve de coragem de combater, pior ainda, se encaixou e tornou-se mais desastroso que o anterior.

Já o blogueiro ELDAN, tem miopia e datonismo. Miopia por não consegui ver que essa corrupção no Pebinha vem de longe, vem do governo do povo dele. Daltonismo, por não consegui ver a beleza do vermelho, lamento por ele.

Estranha também a seletividade! A família política partidária dele é uma podridão só: demos/tucanos. Traidores do nosso país, do nosso povo.

Marcel Nogueira disse...

Concordo com você no que diz respeito que a corrupção de Parauapebas vem de outros carnavais, agora, sustentar que o vemelho do PT está borrado pela corrupção herdada do amerelo e azul de outros governos e de outros partidos é querer esconder a sujeira debaixo do tapete.
Ainda que a corrupçao do "pebinha" venha de longe, isso não exime os gatunos atuais.
É muito cômodo arrumar culpado para o nosso erro. Cada um deve assumir a "parte que lhe toca nesse imenso latifúndio" de rapinagem a avanços sobre os recursos públicos.
Aliás, deve-se dizer que o que fizeram no passado com a grana do município é dinheiro de pinga quando se considera as jogadinhas ensaiadas dos "artistas" de agora.

Eldan de Lima Nato disse...

Marcel, meu caro!

Eu nem deveria responder, como habitalmente não faço quando se trata de um "anônimo". Anônimos não existem. São fantasmas acovardados sob o anonimato.
Está claro que o fantasma em questão é um petista. Não o culpo por ser petista, apenas por achar que pode desculpar os erros do atual governo citando os governos anteriores, também corruptos.
Se a minha miopia é “não ver que a corrupção em Parauapebas vem de longa data”, este fantasma definitivamente, não deve me conhecer.
E quanto ao meu daltonismo por não ver a beleza do vermelho. Digo-lhe que teve uma época da minha vida em que esta era mesmo a minha cor preferida. Não tenho nada contra o vermelho. Tenho contra a descaracterização de uma estrutura de GOVERNO, notadamente, para sobrepujar a idéia de PODER de um partido. Por isso a pergunta “tem vermelho na bandeira ou no brasão desta cidade? Se realmente tiver aí estou cego, pois procuro e não acho. O anônimo não entendeu ainda (como a maioria dos seus colegas petistas) que partido é partido e governo é governo.
Ao fantasma anônimo eu diria que não sou míope nem daltônico, míopes são aqueles que não vêem o quanto este governo (tão vermelho) está deixando esta cidade quebrada. Independente de comparações com outros anteriores. E daltônicos são aqueles que confundem as cores de um partido (um grupo) com as características de um governo (que deve ser para todos).
Eu convido este “sem nome” a mostrar sua cara e dizer o que pensa com um NOME. Pois é isto que cidadãos de bem devem fazer. Daí poderemos discutir mais amplamente sobre cores, partidos e ideologias.