"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

TV LIberal inicia rodadas de entrevistas com candidatos

Chegou o momento de ligar mais microfones! Ao invés de somente candidatos falarem, a população, através da TV Liberal, também terá voz. A partir desta segunda-feira (16) começam as rodadas de entrevistas com os candidatos ao Governo do Estado nos telejornais da emissora. A votação para o primeiro turno das eleições acontece no dia 3 de outubro.

Esta primeira rodada de perguntas acontecerá durante a transmissão do Jornal Liberal 2ª edição, que começa às 19h. Ao todo, serão quatro dias de entrevistas, sendo um para cada candidato, com direito a seis minutos de resposta e 30 segundos de prorrogação.

O primeiro dia trará a candidata do PT, Ana Júlia Carepa, da coligação 'Frente Popular Acelera Pará'. Já na terça-feira (17), será a vez do candidato do PSDB, Simão Jatene, pertencente à coligação 'Juntos com o Povo' estar na bancada do telejornal. Na quarta-feira (18), o candidato do PMDB, Domingos Juvenil, responderá às perguntas. Para finalizar a primeira rodada de entrevistas, o candidato do PSol, Fernando Carneiro, estará na bancada.

Em relação à ordem de entrevistas dos candidatos, o diretor de jornalismo da TV Liberal, Álvaro Borges, contou que isto foi o resultado de um sorteio, no dia 27 de julho, com a presença dos representantes dos candidatos.

O candidato do PSTU, Cléber Rabelo, não foi convocado para esta primeira rodada, mas ainda tem chances de ser convocado para a segunda, como explica Borges. 'O candidato será chamado para gravar entrevista na sexta-feira (20) e, caso ele possua ao menos 3% das intenções de voto, será chamado para participar da segunda rodada de entrevistas'.

Aliás, a segunda rodada de entrevistas, que será realizada durante a transmissão do Jornal Liberal 1ª edição, às 12h, está marcada para acontecer entre os dias 13 a 17 de setembro. O tempo destinado aos candidatos, na ocasião, será de 10 minutos, com prorrogação de até 30 segundos. A ordem dos candidatos será definida em sorteio.

As duas rodadas de entrevistas serão transmitidas em tempo real para todo o Pará, através das retransmissoras localizadas em pontos estratégicos do interior Estado.
Debates - A hora de assistir aos candidatos juntos está marcada para o dia 28 de setembro, quando ocorre o debate do primeiro turno das eleições.

Horário eleitoral - Os telespectadores poderão acompanhar as propagandas eleitorais dos candidatos a partir desta terça-feira (17) até o dia 30 de setembro e, durante este período, a grade de programação dos telejornais sofrerá algumas mudanças.
O Jornal Liberal 1ª edição, acostumado a iniciar às 12h, será antecipado para às 11h45. Na sequência, o Jornal Hoje também será antecipado e começará a ser exibido às 12h45. Já pela parte da noite, o Jornal Liberal 2ª edição começará às 18h45 e o Jornal Nacional, às 20h.

Em relação ao tempo destinado a cada candidato, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) determinou que Cléber Rabelo (PSTU) terá um minuto e doze segundos; Simão Jatene (PSDB) disponibilizará de quatro minutos e 50 segundos; Domingos Juvenil (PMDB), ficará com três minutos e 16 segundos; Fernando Carneiro (PSol) falará por um minuto e 16 segundos; e Ana Júlia Carepa (PT) terá direito a sete minutos e 20 segundos. (ORM)

Nenhum comentário: