Parte da equipe do IBGE, contratada para o censo
Se depender da vontade do efetivo aprovado no processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em novembro a população de Parauapebas terá conhecimento do seu quantitativo de habitantes.
Instalado na rua C, na Cidade Nova, o efetivo de funcionários temporários, composto de dois agentes censitários municipais (ACM), um agente censitário administrativo (ACA), um agente censitário de informática (ACI), 15 agentes censitários supervisores (ACS) e 130 recenseadores ultima os preparativos para o início da contagem populacional.
Em entrevista, a ACM Silvia Helena informou que o trabalho de treinamento para o pessoal de supervisão começou em março, enquanto os recenseadores já receberam o treinamento, começando o levantamento populacional na quinta-feira, 05, “o trabalho deve começar na zona rural, para em seguida atingirmos os bairros mais afastados de Parauapebas, principalmente os novos loteamentos, onde devemos encontrar alguma dificuldade de endereço. A parte final será no centro urbano”. De acordo com Silvia Helena, nos próximos dias estarão abertas mais 15 vagas para recenseadores, “nós pretendemos trabalhar com um número de 130 e preenchemos apenas 115”.
Ao contrário dos ACM, ACA, ACI, ACS, os recenseadores ganharão por produtividade, conforme o número de questionários preenchidos, com valores diferenciados para os questionários da zona rural e da zona urbana de Parauapebas.
Censo - Realizado a cada 10 anos, o censo populacional de 2010 traz várias inovações, dentre os quais uma radiografia social econômica completa do Brasil. Pela primeira vez a país vai conhecer o número de casais do mesmo sexo, além de ter conhecimento de como anda o nível de educação, economia, fluxo migratório natalidade, mortalidade etc. “Acredito que hoje o IBGE conta com instrumentos capazes de dar um resposta sobre o Brasil de hoje”, diz. Silvia Helena.
Uma das inovações utilizadas desde as pesquisas de 2007 é o P.D.A, um pequeno computador, conhecido como palm top. De posse um P.D.A, o recenseador poderá desenvolver seu trabalho com muito mais rapidez, evitando assim o calhamaço de questionários impressos. Os dados coletados são trazidos para o escritório no final da tarde e descarregados no sistema.
Apesar de ninguém ter feito estimativas sobre os números finais da população do município, partindo de estimativas do próprio IBGE que há dois anos calculou a população de Parauapebas em 153 mil, aproximadamente e do fluxo migratório que continua intenso, há quem aposte numa população de 200 mil habitante, no
3 comentários:
ola, muito legal, olha so comentam la no nosso blog, sou acm do posto de coleta de Pontes e Lacerda-MT..
valeu........
ola, muito legal, olha so comentam la no nosso blog, sou acm do posto de coleta de Pontes e Lacerda-MT..
valeu........
Postar um comentário