"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Partidos se mexem para formar grupos de pré-candidatos a vereador para 2012

No próximo dia 30 termina a data-limite para filiação dos que pretendem se candidatar a cargos eletivos nas eleições de 2012. Ao contrário de outros pleitos, quando nomes com muita densidade eleitoral monopolizavam as atenções, o fator grupo deve ter uma prevalência significativa nas eleições do ano que vem. Em outras palavras, ou partidos correm contra o tempo para formarem os tais grupos que poderão decidir o jogo.

Com a máxima de que o melhor cabo eleitoral de um candidato a prefeito é um candidato a vereador continua valendo, esse personagem da política está em alta. Nesse contexto, nomes que já foram testados e aprovados nas urnas estão muito valorizados. Devido ao assédio de alguns partidos sobre a cereja do bolo do outro, nos próximos dias haverá muita especulação e aquilo que é comum no futebol pode acontecer na política de Parauapebas, ou seja, um troca-troca super movimentado nos próximos vinte dias.

Possibilidades - Considerando que o número de cadeiras no Legislativo de Parauapebas saltará das 11 atuais para 19, as possibilidades de eleição devem aumentar consideravelmente.

Partindo do pressuposto que – salvo algumas exceções – os atores principais serão os mesmos, pode-se dizer que o PP continua sendo a bola da vez e se tudo correr conforme o programado, o partido do presidente Roque Dutra deve assumir o papel de protagonista, desde que eleja uma boa bancada de vereadores. Nesse período de pré-campanha, o partido se mexeu e foi buscar nomes que têm base eleitoral garantida, como os ex-vereadores Devanir Martins e Valdir da Usina. Lideranças promissoras, como Ivana Andrade, Bruno Soares, Mazinho do Garimpo das Pedras, Ivan Caldeira, Josemir Santos também estão certas. Com esse elenco, somado a de nomes como de José Wilson, Fátima Sampaio, Raimundinho da Ambulância, Washington Produções, Jair Diogo, Daires Marques e com a possibilidade da vinda do ex-vereador Ademir Paulo Dan, o “Juca” o partido estaria pronto para decolar.

Com um grupo formado desde as eleições passadas, o PT não deve encontrar problemas para fazer uma boa bancada de vereadores. No meio político fala-se que o partido da estrela vermelha pode eleger de cinco a seis vereadores, ou seja, o partido superaria o número atual, que é de quatro.

PMDB tenta se mexer - Apesar de ser o partido da pré-candidata Bel Mesquita e contar com os vereadores Odilon Rocha e Francis Resende, o PMDB ainda não se definiu. Nos últimos dias veiculou-se a informação de que seis pré-candidatos saídos do PTB teriam se filiados. Na verdade, apenas o ex-vereador Fernando da Ótica assinou a ficha. Cirilo Páscoa, Joseneto Feitosa, José Raimundo, Debson Rodrigues e Cláudio Caiado teriam apenas conversado com alguns líderes do partido, mas não deram a palavra final. Informações extra oficiais dão conta que eles, juntamente com Dr. Francisco estariam indo para outro partido.

Outro partido que pode surpreender é o PRP. Tendo a frente o ex-prefeito Francisco Alves de Souza, o “Chico das Cortinas”, o PRP se estruturou rapidamente e conta com vários pré-candidatos a vereador. Terezinha do bairro Novo Horizonte, professor Evanes, Riba da Panificadora, Júlio Amaral, Raquel da Câmara, Vovô Camarão, Nelson Araújo, Pr. Benedito Cirineu, Sandoval da Imobiliária, Cristina do Postinho, Cristina do bairro Altamira, Marilene, Bentinho do Terraço, Chaguinha do Doce Norte e Zildo da farmácia Droganova são algumas caras conhecidas que devem colocar seu nome à disposição da população.

Ainda que timidamente, outros partidos de oposição também sacodem a poeira. No último dia 23, o PSDB apresentou sua nova comissão provisória, bem como alguns pré-candidatos a vereador. Nomes como de Marcilene, da Leolar, Professora Juliana, Francisca Cisa, Sebastião da Popular, Lúcio Antônio, Major da Mactra, Samuel, Bodão, Mudubim, Renatinho do Farturão, Dário Veloso, Valmir Oliveira, Maria Rocha, Professora Jeane e Neide devem engrossar o rol dos futuros candidatos a vereador. Por enquanto Faisal Salmen é uma incógnita dentro do partido.

O DEM, com nova diretoria anunciou a filiação do empresário e ex-vereador Agnaldo Ávila. Com ele vieram algumas lideranças, como Barroso, que deve ser candidato a vereador. O DEM tem um time modesto de pré-candidatos, mas promete fazer muito barulho para chegar lá.

Escondendo o jogo - Enquanto alguns anunciam aos quatro ventos quem está chegando outros seguem na contramão dessa estratégia. Depois de perder vários pré-candidatos a vereador, que foram assediados por partidos da base do governo, o PTB adotou uma a tática de comer o mingau pela beiradas. Não divulga o nome dos pré-candidatos a vereador, mas uma fonte de dentro do partido informou a reportagem que o PTB tem hoje cerca de 25 nomes em condições de candidatura.
Dos pesos pesados quem mais preocupa é o PDT. De 2008 para cá, o partido perdeu algumas lideranças, com o major da Mactra e Ivan Caldeira. O vereador Adelson Fernandes disse à reportagem que o partido tem cerca de 30 nomes, mas a exemplo do P TB, adotou a estratégia de não divulgar, para evitar perdas de última hora.

Anunciando ou escondendo o jogo, os partidos se preparam para a campanha.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo Marcel, boa tarde.

Os 06 (seis) candidatos que saíram do PTB ainda não se filiaram em nenhum partido e posso lhe afirmar que não vão ficar no PMDB.

Até o dia 30 deste eles escolhem o ninho.

Aliás 06 não, na verdade vão sair 08 ao todo do partido do pescoço de lagartixa.