"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A bronca do PDT e a opção de Valmir

Sobre o tema mudança de partido, que aliás, voltou a ser pauta de blogueiros, jornais e afins, o fato, ou os fatos devem ser analisados com muito equilíbrio. Como a maioria dos partidos são meros guarda-chuvas, que mudam ao sabor das conveniências eles não têm muita moral para exigir ética e coerência dos filiados. A bem da verdade, a maioria está à venda ou embarcam em campanhas, sem ao menos discutir os eventuais projetos políticos que estão abraçando.

O episódio de Valmir da Integral é uma moeda de dupla face, com nuances e desdobramentos que devem ser analisados separadamente, mas, no final as partes terão argumentos pra lá de substanciais.

O PDT tem razão quando reclama que em nome do projeto Valmir acumulou perdas. Para viabilizar e potencializar o futuro candidato Valmir, ele entregou os cargos do governo e foi para a trincheira da oposição. Numa tacada, perdeu a Secretaria de Saúde, DMTT, cargos e assessorias em grande quantidade. Olhando por essa ótica, o partido tem inteira razão quando reclama que Valmir devia fidelidade, até porque o partido se empenhou na campanha de 2010, quando o empresário teve uma sacola recheada de votos. Naquele momento era imperioso que Valmir fosse o contraponto do governo e o partido foi para o sacrifício (ainda que ele tenha usufruído e bem durante seis longos anos de um governo mal avaliado e que ele, PDT não conseguiu fazer a diferença.

E Valmir? Será que ele também tem argumentos capazes de justificar mais uma migração partidária? A exemplo do PDT, o empresário também tem suas justificativas (algumas muito pertinentes, por sinal), a começar pelo fato de ele, Valmir, não é nenhum garoto e a eleição de 2012 poderá ser a sua última tentativa de chegar ao casarão do Morro dos Ventos. Valmir precisa de uma estrutura consistente, o que nesse momento, só o PSDB de Jatene poderá lhe dar.

Já foi dito – inclusive aqui, na coluna – que o governador pouco poderá fazer em termos de votos, ainda mais depois do plebiscito. Se é certo que o governador não terá a menor possibilidade de transferir votos também é real que ele poderá tornar a vida de um postulante ao cargo de prefeito por demais espinhosa e foi isso que que ficou explícito na reunião que Valmir teve com Jatene, na semana passada.

Entre ficar isolado politicamente, sem a menor possibilidade de levantar recursos para a campanha e a chance de ganhar a eleição Valmir optou pela segunda hipótese. Agora, se ele vai ganhar, só saberemos em outubro do ano que vem, mas que as coisas estão se encaminhando, estão.


(Artigo publicado no jornal HOJE - Coluna do Marcel)

Um comentário:

Anônimo disse...

Só sei o seguinte seu Valmir deixou muita gente furiosa e o PDT se souber algum podre escondido dele no momento certo ele vão falar....te cuida Valmir...mais se realmente aqueles 12 mil.votos Foram seus a eleição tá ganha.