"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


quarta-feira, 19 de maio de 2010

PMDB indica Temer para vice de Dilma

 

DILMA E TEMER              Dilma e  Milchel Temer – chapa  governista formada

O PMDB formalizou nesta terça-feira a indicação do presidente da Câmara, Michel Temer (SP), para a vaga de vice na chapa da pré-candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff. A decisão, que ainda precisa ser ratificada pela convenção do partido, foi unânime.

Após reunião da Executiva do partido, Temer admitiu pela primeira vez que é pré-candidato a vice e disse que agora terá uma agenda de viagem junto com a petista.

"Atuarei [como vice] nos limites da Constituição. [Se eleito] Serei extremamente discreto, como cabe a um vice", disse Temer.

A convenção do PMDB está marcada para o dia 12 de junho. Depois disso, a partir do dia 15, começam as convenções estaduais.

O deputado negou que eventuais problemas locais, como a indefinição na escolha do pré-candidato ao governo de Minas Gerais, possam atrapalhar a aliança com o PT em âmbito federal.

"Temos tempo para tentar solucionar essa questão. A nossa convenção nacional vai pautar muita coisa e muitas conversas vão acontecer até lá e pode ser muito produtivo", disse.

Definição

O nome de Temer para compor a chapa com Dilma Rousseff era dado como certo pela cúpula do PMDB. O convite oficial foi feito por Dilma em encontro no dia 5 de maio.

O partido, entretanto, adiava o anúncio da definição para manter poder de barganha nas negociações de alianças estaduais -- o PMDB não queria entregar ao PT a aliança nacional sem antes receber apoios em Estados como Minas, Ceará e Pará.

Do lado petista, também há arestas a aparar. A reivindicação é que o PMDB se envolva de corpo e alma na campanha de Dilma na região Sul, onde a pré-candidata está atrás do tucano José Serra nas pesquisas de intenção de voto.

Temer ou Meirelles

Em dezembro do ano passado, PT e PMDB passaram por um mal-estar por conta da escolha do nome do vice peemedebista. Dentro do governo, era forte o apoio ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

O presidente Lula chegou a sugerir que o PMDB fizesse uma lista tríplice com opções de candidatos ao cargo, o que gerou forte reação na cúpula do partido.

Nenhum comentário: