"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


quinta-feira, 13 de maio de 2010

Manifestação dos professores paralisa tráfego na rotatoria da 14

Conforme estava programado, professores da rede pública estadual fizeram uma manifestação na tarde ontem, 12, na rotatória da 14, na Cidade Nova. A manifestação foi organizada pelo Sindicato dos Professores em Educação do Pará, subsede de Parauapebas (Sintepp).
A movimentação, no horário de pico, quando pedestres e condutores de veículos retornavam do trabalho ocasionou um grande congestionamento na rua F e na PA-275, o que fez o tráfego fluir com dificuldade. Agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) tentavam organizar a movimentação dos veículos nos dois sentidos, mas às vezes o condutor ficava até 15 minutos se poder se locomover. A pesar do incômodo não houve reclamação.
Além de protestar contra a política educacional do governo estadual, os professores reivindicaram melhoria salarial para a categoria. O sindicato também quer participar da confecção do Plano de Cargos e Carreira e Remuneração (PCCR). Por causa disso, o Sintepp Belém decretou greve desde o dia 06 e recomendou às subsedes que façam o mesmo. A greve em Parauapebas seria estendida apenas às escolas da rede pública estadual, porém, uma das diretorias do comando de greve de Parauapebas afirmou que a categoria deve se reunir no próximo sábado, 16, às 18 horas na escola Irmã Dulce, no bairro da Paz para deliberar sobre a greve.
Pauta local – Quatro pontos formam a pauta do Sintepp para o sistema educacional de Parauapebas. O sindicato exige professores de Física, Química, Matemática e Filosofia nas escolas onde há carência, “muitas escolas estão sem professores para essas disciplinas desde o início do ano”, informou Geane, acrescentando que os alunos estão apoiando o movimento grevista. A categoria t ambém exige a c onvocação dos técnicos em educação e dos professores aprovados no concurso C-125.
Outro ponto de pauta é a construção de no mínimo uma escola estadual em Parauapebas. Por cuasa da demanda, a categoria, juntamente com a organização dos grêmios estudantis e outras entidades reprtesentativas dos e s tudantes recomendam que a escolas seja c onstruída em um dos bairros do do Complexo Altamira. Por fim, os professores reivindicam mais autonomia financeira para as escolas.

O presidente da União Geral dos Estudantes do Sudeste do Pará, Flávio Veras esteve presente e hipotecou apoio aos professores, “nós viemos aqui para dar a nossa força ao movimento porque os professores estão trabalhando em péssimas condições”, disse.

Um comentário:

Anônimo disse...

Paraaabéns Marcel, pelo jeito vc é o único que não tem o rabo preso e/ou não puxa o saco de ninguém e/ou finge de morto para não divulgar o obvio, que pode não ser do seu interesse.
Os professores precisam e muito de seu apoio, nossa cidade nunca teve tão despovoda dessa profissão e os que estão ainda aqui estão desistindo, pois as condições de trabalho estão insalubres.