Um seminário de Orientação e Acesso ao Crédito, voltado para as micro e pequenas empresas foi realizado ontem, 19, no O evento aconteceu no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), às 20 horas.
Os palestrantes foram Alysson Paixão analista do Sebrae e Fábio Farias, gente do Banco da Amazônia de Parauapebas.
A abertura do evento ficou a cargo de Nádia Rodrigues, gerente do Sebrae de Marabá e região, que num breve relato, falou sobre o propósito do encontro.
A palestra ministrada por Alysson Paixão, foi iniciada com um diagnóstico da situação dos micro e pequenas empresas e algumas práticas que por vezes acabam inviabilizando o seu crescimento. Paixão enfatizou a necessidade um planejamento que contabilize custos, pesquisa de mercado etc. O palestrante elencou as principais razões do sucesso, bem como algumas causa do fracasso de empresas, que muitas vezes não conseguem comemorar o primeiro aniversário.
Paixão enfatizou a necessidade de um planejamento sério, a importância da preservação do capital de giro e o bom atendimento. “Por outro lado má gestão, decisões equivocadas, falta de experiência, descontrole de caixa, mau atendimento são algumas razões que inviabilizam o negócios”, disse.
A segunda palestra foi uma explanação sobre o que é o FNO, uma das mais importantes linhas de crédito do Banco da Amazônia. Fábio Farias, explanou o que é o FNO, como obter o financiamento dessa modalidade de crédito, os prazos de financiamento, taxa de juros, que é uma das menores do mercado, algo em torno de 7,7% ao ano, documentação necessária para se obter o financiamento e o que pode ser financiado.
Depois da palestras, o evento teve a fase de perguntas, na qual os presentes tiveram oportunidade de tirar suas dúvidas. O Base se prontificou a fazer pré-cadastros. Além do agendamento de visitas às empresas interessadas.
A representante do Sebrae de Parauapebas, Risonete Mota afirmou que o evento preencheu as expectativas, não só pela presença de um grande número de micro e pequenos empresários, mas também pelo interesse demonstrado, “acredito que o seminário foi de grande importância. Esse é o papel do Sebrae”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário