"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


sexta-feira, 21 de maio de 2010

Bairro da Paz sofre com esgoto a céu aberto



Apesar de ser o bairro mais populoso e ter o maior colégio eleitoral de Parauapebas, o bairro da Paz é um dos mais desassistidos da cidade.

Criado no início dos anos 90, fruto de uma invasão, o bairro da Paz rapidamente cresceu e se transformou num local de vida própria com um comércio muito forte. Os serviços essenciais, no entanto, não acompanharam o seu desenvolvimento. O que se vê hoje em dia são ruas mal cuidadas, com a pavimentação sem manutenção, coleta de lixo ineficiente e esgoto a céu aberto.
Como o serviços de coleta de esgoto não existe o mau cheiro que se verifica transforma o lugar num local pouco saudável. A situação é tão desagradável que mesmo as vias públicas principais, como Sol Poente, Chico Mendes, Cláudio Coutinho, Marabá e avenida Liberdade estão tomadas da lama fétida do esgoto. Às vezes a vazão é tão abundante que a lama ganha o asfalto, ocasionando rachaduras e a deterioração da pavimentação.

Cansado de esperar pela ação do Poder público, o empresário Jonas Alves, todos os dias limpa as sarjetas das imediações da sua loja, assim com o asfalto. “A gente sabe que é obrigação da prefeitura, mas eles não fazem e não podemos deixar o esgoto tomar conta da avenida, por isso a gente faz esses serviços”, diz, enquanto coloca barro nos buracos do asfalto.

Para João Batista Silva, morador da rua Ângela Diniz, o bairro da Paz é esquecido pelas autoridades, “ninguém cuida desse bairro”, diz, desconsolado.

Outro que tem a mesma opinião é Eriovaldo Carvalho, morador há 12 anos, ‘ o bairro da Paz é o maior da cidade e tem o maior número de eleitores, mas mesmo assim a gente nãoi vê serviço’, diz, mostrando o local da futura praça, completamente abandonado.

Ao que parece, Eriovasldo ainda vai esperar. Segundo o apurado não há nenhum projeto ou recurso no orçamento desse ano para ampliação ou implementação da rede de esgotos nos bairro de Parauapebas, o que significa dizer que nos próximos anos Parauapebas não terá serviço de coleta de esgoto.

Nenhum comentário: