"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


segunda-feira, 31 de maio de 2010

Prefeitura e Vale prometem duplicação do asfalto da estrada da Ferrovia e outros benefícios na Vila Palmares Sul

DSC00993    População compareceu na reunião na vila

malas  Acima, Miquinha e Darci, Antônio Araújo e Luís Veloso, da   Vale

Depois da reunião ocorrida ainda há pouco na escola Paulo  Freire, na  vila Palmares Sul, pode-se dizer que o clima está bem mais ameno. Participaram da reunião o representante da Vale, Luís Veloso, o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, o vereador Israel Barros, o  “Miquinha” e diversos lideres comunitários, além da população em geral.

Na reunião os moradores voltaram a expor  os problemas vivenciados pela comunidade, principalmente no que diz respeito a presença da companhia não só na estação ferroviária, mas no pátio de estocagem de cobre, que acabavam ocasionando problemas sociais. Os problemas verificados em várias residências como rachaduras e desabamentos, decorrentes de várias explosões na implantação da estocagem do cobre voltaram a fazer parte da  discussão, assim como o trafego excessivo na estrada Faruk Salmen, que liga o centro da cidade a estação ferroviária. Para os manifestantes o intenso movimento de caminhões carregados de cobre seria um dos responsáveis pala deterioração da pavimentação asfáltica.

Para a prefeitura de Parauapebas foi feita a reivindicação da duplicação da estrada da Ferrovia, além dos serviços de pavimentação na vila.

O prefeito Darci Lermen, presente no encontro garantiu que a  duplicação seria concluída em parceria com a Vale. “Acho que os moradores estão certos em cobrar a prefeitura e da Vale a concretização de suas responsabilidades”, disse. Segundo informações, a prefeitura fará cerca de nove quilômetros de asfalto e a Vale complementaria o restante.

O líder comunitário, Antônio Araújo Oliveira disse que a  polução ficara satisfeita com os resultados da reunião, “diferente da reunião anterior, hoje a Vale se mostrou disposta a conversar, o representante da Vale, Luís Veloso disse que  uma comissão da Vale iria avaliar os prejuízos e vai ressarcir os moradores, além de entrar como parceira nas obras de melhoramentos”, disse. Presente no evento, o vereador Miquinha disse que o momento era de a Vale colocar em prática sua política social.

Segundo o prefeito Darci, os serviços de pavimentação já haviam começado na vila  e  ainda hoje ele determinaria a confecção do projeto de duplicação para que fosse procedida a licitação, “acredito que ainda este  ano teremos  muitos serviços que  irão beneficiar a comunidade”.

Luís Veloso, da Vale não quis gravar entrevista, mas disse que a  imprensa receberia informações da assessoria de comunicação da empresa. Extra oficialmente ele disse que a reunião fora muito produtiva.

Nenhum comentário: